Seja um salão de beleza, uma esmalteria, uma barbearia ou um Studio. Todos esses tipos de empresas têm em comum as relações trabalhistas, o tipo de serviço prestado e claro, os desafios diários. E eu sei que os desafios diários são muitos....
Desde ter que se dividir entre os papéis de Empresária, mãe, esposa e dona de casa, até os desafios dentro da sua própria empresa.
Ser Empresária da Beleza é como ser artista de circo, uma equilibrista - tem que equilibrar vários pratos ao mesmo tempo!
Como Empresária da Beleza, você precisa cuidar do cliente, desde divulgação, trazer novos clientes, cuidar muito bem dos que você já tem, você precisa cuidar também do andamento da sua empresa, pensar nas compras, na gestão do estoque, na manutenção do imóvel e dos equipamentos.
Precisa cuidar das finanças, do pagamento das contas, cálculos de comissões e do próprio preço. E principalmente, precisa cuidar da sua equipe.
Cuidar da equipe começa desde o recrutamento e seleção de pessoas. A contratação precisa ser pensada e planejada em cada passo.
No mercado da beleza, temos dois tipos de relações trabalhistas: CLT e contrato pela Lei do Salão Parceiro. Na primeira, o profissional é seu funcionário, tem que ser subordinado e tem todos os direitos trabalhistas previstos em lei.
Pela Lei do Salão Parceiro, o profisisonal é um Parceiro, ou seja, ela não é seu funcionário e não tem nenhuma subordinação. E é aí que começam os desafios...
Quando contratamos pela CLT, o profissional é nosso funcionário e tem que obedecer às ordens, ele é subordinado. Porém, quando contratamos pela Lei do Salão Parceiro, a primeira característica dessa relação prevista em lei é a ausência de subordinação.
Ou seja, o profissional não vai te "obedecer", pois ele não é seu funcionário e nem seu filho!
A convivência em sociedade exige isso. E não é diferente dentro da sua empresa.
O primeiro problema que vejo é a postura, o mindset do próprio dono ou gestor da empresa. Por exemplo:
É claro que não em nenhuma das duas situações! E porque?
Pelo simples fato que a agência bancária é uma empresa e lá existem regras.
Então me responde porque sua cliente chega a hora que quer e é atendida em sua empresa?
Então, mãos à obra, comece agora mesmo a construir o seu manual!
A grande dúvida de muitos gestores é como escrever e implementar esse Manual, por não desenvolverem o perfil de liderança, não saberem como convencer toda a equipe a segui-lo.
Eu criei um curso completo onde ensino o passo a passo de como escrever cada um dos itens desse Manual e como colocar prática.
Se você está começando um negócio, vai ainda abrir sua empresa no mercado da beleza, esse é o momento certo de fazer o curso, aprender e fazer o seu Manual de Rotinas e Procedimentos.
Agora se você já está no mercado há muito tempo, já tem uma equipe formada, está com problemas com profissionais que não te atendem, você também precisa escrever o seu Manual.
Porém, o que eu ensino no meu curso é que, para que esse Manual seja aceito pela equipe e respeitado é preciso um alinhamento em sua construção.
Você precisa envolver a sua equipe nessa escrita. É o momento de sentar com a sua equipe ouvir o que cada um tem de expectativa quanto ao funcionamento da empresa,quanto às regras e até quanto ao comportamento de cada integrante da equipe.
Quer saber mais sobre esse curso ou precisa de uma mentoria? Entre em contato pelo meu perfil no Instagram @giovanaquini.oficial.
Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora, Coach e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza
@giovanaquini.oficial