Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

O que falta para você empreender?

avatar ALESSANDRO FERREIRA MACHADO
Alessandro Ferreira Machadofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
O que falta para você empreender?
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 12 DEZ. 2018
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Já observou tantas ideias que passam pela nossa cabeça todos os dias, todas as coisas que vivenciamos, quantas inovações, produtos e serviços que são lançados.


A todo momento somos impactados por essa chuva de informações e sempre vem uma pergunta á cabeça: como não pensei em algo assim? Isso sempre aparece quando nos deparamos com o novo. Mais qual atitude tomamos para começar a empreender, buscar novas ideias. Muitas vezes nenhuma, sempre aguardamos o amanhã e nada é feito, mais está na hora de mudar, virar a chave sair da ZONA DE CONFORTO.


Vamos conversar um pouco sobre isso.

 

https://www.instagram.com/_the_coffee_/


A cafeteria de THE COFFEE entrega seu produto em um ambiente minimalista, com simplicidade aliada com muita qualidade e cuidado para seu cliente, de uma maneira que não imaginávamos uma cafeteria, mostrando uma nova forma de fazer negócio, mudando o olhar sobre uma cafeteria, não é mesmo?


Pensar simples é difícil, mais não impossível, estamos falando de um sonho e com ele vem todos os desejos: um espaço grande, onde tenha lugares para o cliente sentar, um ambiente aconchegante, elegante, mas sem clareza do que queremos de fato entregar para o cliente. Neste momento é bom ter os pés no chão, planejar e pensar mais com a razão do que com a emoção.


Como tirar sua ideia da cabeça?


Começamos pelos seus Pontos Fortes

O que você faz muito bem? Que habilidades você tem? Qual seu talento?


 A partir dessa reflexão, pense como juntar essas habilidade com o a ideia que você pretende desenvolver, como vão agregar ao seu negócio, como posso me diferenciar através deles, essa reflexão muitas vezes não é fácil, mais se faz necessária e você pode pedir ajuda para amigos, familiares, afinal eles sempre nos dão indicativos de pontos fortes e acabamos não dando o valor, pois são próximos, nessa hora temos que ligar o alerta e ir um pouco mais afundo no que foi dito e verificar se isso e verdadeiro para você.


Observe oportunidades

Depois dessa reflexão de autoconhecimento faça um exercício simples de observar oportunidades, diariamente frequentamos diversos estabelecimentos, será que estamos visitando da forma correta? O Olhar tem que ser para os detalhes como o atendimento, necessidades que ainda não foram atendidas, de que outra forma poderia ser entregue o serviço ou produto, que produtos você não encontrou, que serviços essa empresa ainda não entrega.


Para ajudar a abrir os horizontes participe de eventos, palestras, cursos e feiras eles te ajudam a formar redes de contatos e consequentemente a troca de experiências vivenciada de outros participantes irá te ajuda a construir novas oportunidades.


Dica Imperdível!!!

Inclua no seu no dia a dia um PORQUE, em todo processo que você vivenciar pergunte-se: porque funciona assim? Porque não pode ser entregue desta forma? Porque não posso comprar de outra maneira? Questionando o seu cotidiano que vai descobrir coisas formas de resolver problemas do dia a dia.

 

Ok encontrei uma forma de empreender o que faço? Para onde vou? Por onde começo?

 

Validação

Aqui entramos numa fase de validar seu serviço ou produto, nesse primeiro momento tudo é confuso, é uma grande sensação de incerteza e medo, mais fique tranquilo estamos no mesmo barco, todo começo é assim não sabemos exatamente que resultados teremos.


O ideal é começar testando colocando a prova seu produto ou serviço, se for produto, produza ofereça para amigos e amigos dos amigos, por que pessoas desconhecidas? O feedback será mais assertivo, sincero, quando somos muito próximos de uma pessoa temos muitas emoções envolvidas e a reposta será amenizada e não muito construtiva.


 A validação tem que acontecer por meio da compra do seu produto, assim ela se torna real, ninguém está apenas te motivando a prosseguir neste caminho e sim lhe dando a certeza que o que você está oferecendo tem valor e isso vai te ajudar a melhorar e crescer.


Para ajudar nesta fase utilize de ferramentas de planejamento como CANVAS (https://www.sebraecanvas.com/#/ ) que vai ajudar a pensar estrategicamente e olhar para sua ideia de uma forma mais abrangente. Outra prática simples para tirar sua ideia da cabeça chama- se efectuation (https://www.effectuation.org/ ), mostrando caminhos práticos para testar e validar ideias.


Após ter validado o tipo de negócio chegou a hora de ver  a formalização, se vai iniciar por um Micro empreendedor Individual (MEI) (para mais informações: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ ), uma micro empresa ou uma empresa de pequeno porte. Esse momento é muito importante para deixar sua empresa regularizada.

 

Dúvidas conversamos por aqui!

Até mais :)

avatar ALESSANDRO FERREIRA MACHADO
Alessandro Ferreira Machado
Consultor SEBRAE/PRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5138 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?