Mesmo 2020 tendo sido um ano desafiador para a economia e para o mercado, há expectativas otimistas para 2021. Em especial, relacionadas à superação da crise do Coronavírus e à condução da retomada econômica.
Ao mesmo tempo, o cenário exige cautela. Afinal, ainda vivemos um período de pandemia, em um ambiente que segue sendo desafiador para pessoas e empresas.
Veja o que é possível esperar da economia em 2021 e descubra como se preparar para os desafios e oportunidades deste ano!
Recuperação da economia global
Globalmente, existe uma expectativa de que a economia voltará a crescer. Trata-se de uma combinação de fatores, como afrouxamento de regras de distanciamento social, a retomada de diversas empresas, os incentivos dos governos e a própria vacinação.
No Brasil, para 2021 a expectativa é por um Produto Interno Bruto (PIB) de 3,4%, contra uma queda de 2,5% previsto para 2020 de acordo com o grupo Macro da ANBIMA.
Recomposição da Selic
A aceleração da inflação, sobretudo no último trimestre de 2020, resultou em um IPCA acumulado de 4,52% no período, acima da meta prevista de 4,0%. Desta forma, aumenta a possibilidade de que ocorra elevação gradual na taxa de juros ao longo de 2021, o que, em tese, dá mais atratividade aos investimentos mais conservadores de renda fixa, sobretudo nos investimentos referenciados em taxa de juros. Reformas econômicas.
Outra expectativa para o Brasil é a possível aprovação de reformas econômicas. Há, por exemplo, discussões no mercado sobre a necessidade de uma reforma tributária para melhorar o ambiente de negócios, a qual poderia causar impactos positivos na economia nacional. Também se discute a reforma administrativa, o que contribuiria para maior equilíbrio nas contas públicas no médio e longo prazo.
Apesar de essa não ser uma projeção e sim uma expectativa, a conclusão de mudanças estruturais vem sendo aguardada há algum tempo. Portanto, é um assunto que os brasileiros devem considerar e acompanhar ao longo do ano.
Independentemente do que acontecer em 2021, no entanto, não deixe de aproveitar este ano para aprender a cuidar cada vez melhor das suas finanças e começar a investir o seu dinheiro.
Com informação e educação financeira será muito mais fácil identificar oportunidades e ameaças e manter sua vida financeira mais tranquila em qualquer cenário!
Fonte: Como Investir
E você, o que espera de 2021? Deixe seu comentário!