Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

Unified Commerce - a estratégia que vai além do omnichannel

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Vianafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Unified Commerce - a estratégia que vai além do omnichannel
Criado em 04 MAR. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Unified Commerce ou Comércio Unificado, é uma estratégia que, atualmente, vem revolucionando o mercado varejista. Nesse modelo de negócios, todos os canais de comunicação de uma empresa são unificados, tornando o fluxo de informações mais rápido, eficaz e capaz de fornecer uma experiência de qualidade ao consumidor. Apesar de extremamente benéfico, nem todas as empresas conhecem ou adotam as medidas necessárias para aplicar esse modelo à sua própria realidade. 


Confira quais são os principais pontos que definem essa estratégia e por que sua implementação é tão vantajosa.

O foco na experiência do consumidor não é nenhuma novidade. Comerciantes de diversos segmentos sabem que, para fidelizar um cliente, eles devem ter uma experiência satisfatória antes, durante e depois da aquisição de um produto ou serviço. O Unified Commerce prioriza, portanto, a experiência do consumidor através da comunicação com ele. Como as empresas dispõem de diversos canais de venda, como loja física, loja online, aplicativo para celular e entre outros, é essencial que a comunicação entre eles seja unificada e integrada, trazendo maior veracidade às informações, agilidade e facilidade na compra.


Para que o Comércio Unificado seja implementado com êxito, 4 pontos principais devem ser obedecidos. São eles:

  • Navegar: o cliente deve ser capaz de navegar pelos canais da empresa, seja virtual ou físico, como loja física, aplicativo online ou redes sociais, para encontrar o produto que necessita ou ter acesso a produtos novos;

  • Transacionar: o cliente deve conseguir comprar o que deseja sem burocracia, em qualquer um dos canais da empresa;

  • Adquirir: o cliente deve ter acesso a diversas modalidades para receber o produto que comprou, seja a entrega em casa ou retirada na loja, por exemplo;

  • Consumir: é a atenção à experiência de compra do cliente, através da oferta de atendimento personalizado, como chatbots ou serviços e informações adicionais.

Deixar os consumidores satisfeitos é visto como uma vantagem competitiva por empresas. No entanto, é comum que muitos comerciantes passem a oferecer uma maior variedade de canais de vendas, o que provoca uma maior dificuldade na gestão de processos, e a experiência dos clientes pode ser comprometida. Nesse cenário, o Comércio Unificado pode ser uma solução para os problemas gerados e consolidar a comunicação entre os canais.

Muito comparado com o omnichannel, o Unified Commerce é diferenciado quanto à integração dos canais. No omnichannel, existem vários canais, mas não existe um sistema de gerenciamento unificado para eles. Nessa outra estratégia, os comerciantes apostam na variedade de canais, os quais funcionam de forma independente e autônoma. O cliente pode, por exemplo, comprar pela loja virtual e retirar o produto na loja física, mas como a comunicação entre canais não é unificada, pode haver problemas e perda de informações durante esses processos. 


Com a sincronia e integração entre os canais, como site, loja física, aplicativo e também redes sociais, acontece a redução de erros provocados pelo fluxo de informações. Dessa forma, a experiência do consumidor é beneficiada, e sua fidelização é muito mais provável, além de tornar mais fácil atrair novos clientes através dos vários canais. Para os pequenos comerciantes, que trabalham com vendas online, é importante ter um certificado MEI para fornecer notas fiscais eletrônicas aos clientes, o que garante uma maior segurança para as transações feitas pela internet e facilita o processo de emissão das notas.


E você, já conhecia essa estratégia?

avatar FLAVIA DE SIQUEIRA VIANA
Flavia De Siqueira Viana
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2740 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?