Tendo como base as tecnologias de automação, esses sistemas podem aumentar a produtividade de lojistas que atuam no e-commerce. Nos últimos anos, o e-commerce ganhou uma força sem precedentes e tornou-se a principal preferência dos consumidores no que diz respeito a compras. As praticidades proporcionadas pela internet fizeram do comércio virtual uma modalidade definitiva para consumo – através da rede, é possível encontrar qualquer item que desejar e receber tudo diretamente na sua casa! Diante desse cenário, muitos empreendimentos voltados para comércio e varejo precisaram se adaptar e adotar uma operação bem estabelecida no mundo virtual. Muitos lojistas passaram a atuar exclusivamente na rede, e, para se tirar máximo proveito desse ambiente com infinitas possibilidades, torna-se necessário explorar diferentes tecnologias para otimizar a produtividade. A importância dos marketplaces Hoje, os marketplaces representam a oportunidade mais lucrativa para empreendedores de pequeno e médio porte. Todos os grandes varejistas já possuem sites com lojas virtuais bem estabelecidas, além de uma base de clientes muito grande. Para uma loja independente, pode parecer impossível competir contra esses gigantes, mas, na prática, isso nem sequer é necessário. Os marketplaces são plataformas de vendas que funcionam como vitrines virtuais. Criadas pelos próprios gigantes do varejo, ali todos podem anunciar e vender seus produtos livremente em troca de uma comissão, que acaba sendo destinada ao detentor da plataforma em cada transação concluída. Grande parte dos clientes se concentra nos marketplaces, então ali todos têm oportunidades iguais de vendas. Existem muitas plataformas disponíveis, e, quanto mais presente uma loja for em todas essas alternativas, maiores serão suas chances de vender. Contudo, administrar tantos sites com eficiência não é uma tarefa fácil ou prática. O papel de um integrador de marketplace Para solucionar essa questão com eficiência e modernidade, a melhor alternativa é apostar em uma integradora de marketing. Esses softwares são compostos por sistemas que conseguem unificar informações em diferentes plataformas de vendas, criando anúncios iguais em todas elas e automatizando processos como atualização de estoques, mensagens automáticas, etc. Eles fazem parte de um grupo de ferramentas digitais conhecidas como ERPs – sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais. Adotando um software do gênero, todos os problemas voltados à falta de informações centralizadas são resolvidos. O lojista consegue acompanhar todas as suas vendas de um só lugar e não precisará se preocupar com a possibilidade de manter anúncios ativos sem estoque. Esse tipo de recurso transforma a realidade de qualquer empresa do segmento, seja um pequeno empreendedor ou um grande varejista. Para aqueles que desejam estabelecer um negócio bem-sucedido no e-commerce, a utilização de um integrador de marketplace é praticamente obrigatória para fins administrativos e logísticos.