Feedback vem de uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido, ou acontecimento (feed = alimentar e back = de volta). É uma espécie de análise sobre o trabalho que um colaborador está realizando ou um trabalho que acaba de ser concluído. Ele serve para avaliar um indivíduo, um grupo ou até uma empresa sobre o desempenho que apresenta.
Nem tanto ao mar, nem tanto a terra, o bom feedback não pode ser apenas broncas e nem somente elogios. Não deve ser apenas exposição do que o colaborador deve mudar e sim, deve mostrar soluções e como elas devem ser feitas.
O principal objetivo do feedback é mostrar uma rota clara e consistente ao colaborador.
No meio empresarial, o feedback negativo é realizado com o objetivo de indicar possíveis melhorias que devem ser feitas no trabalho ou comportamento de uma pessoa. É uma comunicação que ajuda o colaborador a entender o que pode ser melhorado nas suas funções e na relação com a própria empresa.
O feedback negativo ajuda a entender como uma empresa pode aprimorar ou ajustar alguns pontos específicos do seu produto\serviço.
Já o feedback positivo, é uma forma de reconhecer o bom trabalho, comportamento e resultados de uma pessoa. O objetivo do feedback positivo é apresentar os pontos fortes e que estão resultando de maneira positiva.