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FEEDBACK: O que é e para que serve?

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FEEDBACK: O que é e para que serve?
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Feedback vem de uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido, ou acontecimento (feed = alimentar e back = de volta). É uma espécie de análise sobre o trabalho que um colaborador está realizando ou um trabalho que acaba de ser concluído. Ele serve para avaliar um indivíduo, um grupo ou até uma empresa sobre o desempenho que apresenta.

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra, o bom feedback não pode ser apenas broncas e nem somente elogios. Não deve ser apenas exposição do que o colaborador deve mudar e sim, deve mostrar soluções e como elas devem ser feitas.

O principal objetivo do feedback é mostrar uma rota clara e consistente ao colaborador.

No meio empresarial, o feedback negativo é realizado com o objetivo de indicar possíveis melhorias que devem ser feitas no trabalho ou comportamento de uma pessoa. É uma comunicação que ajuda o colaborador a entender o que pode ser melhorado nas suas funções e na relação com a própria empresa.

O feedback negativo ajuda a entender como uma empresa pode aprimorar ou ajustar alguns pontos específicos do seu produto\serviço.

Já o feedback positivo, é uma forma de reconhecer o bom trabalho, comportamento e resultados de uma pessoa. O objetivo do feedback positivo é apresentar os pontos fortes e que estão resultando de maneira positiva.

Alguns erros que devem ser evitados ao dar um feedback:

  • fazer comparações entre os funcionários: não tenha esse tipo de atitude, pois isso diminui a autoestima e gera conflitos no ambiente de trabalho;
  • focar somente nas críticas: é imprescindível que, ao dar um feedback, você busque também algo de positivo para falar;
  • dar feedback em público: essa atitude é extremamente antiética, por isso, mantenha sigilo para não expor o colaborador;
  • pedir para que outro membro da equipe dê o feedback por você: esse tipo de comportamento é desconcertante e demonstra falta de capacidade de liderar;
  • não se preparar antecipadamente: como dissemos, é preciso observar diversos pontos ao dar um feedback, e a falta de preparação pode atingir o resultado inverso do pretendido.


Algumas dica de como fazer o feedback para atingir melhores resultados:

  • Reflita antes de dar o feedback;
  • Faça do feedback algo imediato e regular;
  • Seja claro em relação ao que está errado.;
  • Dê dicas de comportamento e posicionamento;
  • Substitua termos na linguagem habitual;
  • Continue acompanhando o caso;
  • Use frases na primeira pessoa.;
  • Substitua o mas pelo e, o tentar pelo fazer, o se pelo quando e o espero pelo sei.

E com você, como funciona o DAR e RECEBER feedback?

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