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O que é preciso para se tornar uma empreendedora digital?

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O que é preciso para se tornar uma empreendedora digital?
Criado em 28 JUL. 2022
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A ideia de trabalhar em qualquer lugar do mundo e fazer uma renda extra é sempre muito tentadora, não é mesmo? Isso surge quando falamos de empreendedorismo digital. Afinal, no mundo da Internet, você não precisa estar fisicamente presente quando uma venda é feita.


Porém, antes de chegar a um cenário lucrativo, é preciso dedicar bastante tempo estudando as possibilidades, analisando seu perfil de empreendedora digital e criando um bom plano. Você não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós te ajudamos com isso!



Como começar?



Ideia. Você tem uma ótima ideia que pode resolver um problema? Excelente! Comece a colocá-la no papel. Toda situação vem com uma oportunidade. Quando a desmonetização aconteceu, deu início aos pagamentos eletrônicos e se tornou algo indispensável nos dias de hoje. Durante o período mais crítico da pandemia, quando as pessoas em lockdown, os mercados online floresceram e ainda estão acontecendo. Portanto, se você tem um conceito que pode ser usado na era da digitalização, comece a formular um plano de negócios.


Nicho. Se você é uma pessoa criativa, descubra seu melhor nicho para executar um canal no YouTube, criar uma página no Facebook, Instagram ou criar um site. Aqui também, a ideia central seria ajudar as pessoas por meio de entretenimento ou informação. 



Habilidades essenciais para colocar o plano em prática



Criatividade + Conteúdo + Curadoria. Esses 3Cs desempenham um papel fundamental no envolvimento do público e atraí-los para o site ou página de mídia social. Se você escreve um blog ou um roteiro de vídeo, tem que ser atraente. Mesmo as promoções de mídia social não funcionarão sem eles. Por isso, é preciso aprender habilidades de escrita e edição para criar um conteúdo maravilhoso.


Habilidades analíticas. Para aprender sobre o movimento do público, seus interesses, demografia e tendências de mídia social, analisar os dados é crucial. Atualmente, o Facebook e o Instagram fornecem análises em uma página de negócios. Para entender o tráfego do site, inscreva-se no Google Analytics e sincronize-o com a URL do site.

 

Planejamento tático. Se você administra um blog, um canal do YouTube ou uma empresa, precisa de um calendário para seguir e executar, com base nas estratégias que simplificou. A flexibilidade para alterar o planejamento conforme a resposta do público também faz parte dessa habilidade.


Networking. Converse com seu público, empreendedores experientes e influenciadores para aprender novas táticas e divulgar o que você está fazendo.


Liderança. Você não pode administrar nenhum negócio sem habilidades de liderança, porque você precisa gerenciar e motivar a equipe. Pesquise e leia sobre isso o máximo que puder.



Produtos e vendas digitais são muito bem aceitos pelo público



Os consumidores não têm mais resistência a produtos digitais e transações online. Na verdade, muitos deles até preferem esses formatos aos meios tradicionais.


Outros preferem uma combinação otimizada. É o caso dos leitores que gostam de possuir livros físicos, mas que também compram e-books pela facilidade de leitura em gadgets e até mesmo em seus smartphones.



Nenhuma infraestrutura inicial ou custos fixos são necessários



Você também pode adicionar como uma vantagem o fato de não precisar de uma grande infraestrutura física para o desenvolvimento do seu negócio digital. Como mencionamos, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo.



Você pode se tornar uma autoridade no assunto



Vender um produto, gerar conteúdo sobre ele, conectar-se com pessoas que precisam de tais soluções, tudo isso lhe proporcionará mais conhecimento do mercado e do público e, portanto, estabelecerá sua autoridade.



Dica bônus! Fique de olho nas tendências



Você já reparou que a forma como nos vestimos muda muito ao longo dos anos? Seja por causa da estação ou por influências culturais de outros países, estamos sempre usando certas roupas e deixando outras no armário.


Assim como na moda, alguns assuntos são tendências passageiras, como notícias e memes; e outras que sempre despertam o interesse das pessoas, independentemente do tempo, como alimentação e saúde, por exemplo.


Para empreender online, é importante identificar temas que não sejam sazonais, para ter certeza de que terá demanda pelo seu produto ou serviço ao longo do ano. Uma boa ferramenta para isso é o Google Trends, que mostra a evolução da demanda por um tema durante o período analisado.


Você também pode visitar sites e blogs relacionados ao seu mercado e verificar quais assuntos são recorrentes ou têm mais engajamento dos visitantes.


Você precisa lembrar que, seja em termos de empreendedorismo digital ou em qualquer outro tipo de negócio, seu comprometimento de tempo também é um investimento importante, certo?


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Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
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