Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

O que é PDV, quais são as suas funções e o que ele precisa ter

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que é PDV, quais são as suas funções e o que ele precisa ter
Criado em 14 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

No mundo do marketing, ter um ponto de vendas estratégico é essencial para o sucesso do seu negócio ou empresa. O PDV, na verdade, é a sigla para "point of sale" ou ponto de vendas. Ou seja, é o espaço de uma loja física ou online para expor seu produto e/ou serviço aos clientes.


Na prática, o PDV pode ser um quiosque, marketplace, supermercado ou qualquer outro ambiente que apresente produtos ou serviços ao cliente e finalize o pagamento no caixa ou no checkout do e-commerce. 


O primeiro passo para ter um PDV de sucesso é investir no gerenciamento do seu negócio. É preciso entender seu consumidor, aprimorar constantemente a experiência de compra e acompanhar o desempenho das vendas através de dados reais e mensuráveis .


Por isso, as principais dicas para o bom gerenciamento de um PVD são:


  1. Conhecer sua persona: entender o perfil do seu cliente em potencial, também chamado de persona, é essencial para traçar as melhores estratégias de marketing e vendas. Para isso, é importante fazer pesquisas de mercado e conversar com seus consumidores para entender o comportamento da sua persona, como ela prefere ser atendida, o que ela busca no seu produto e/ou serviço, entre outras informações que orientem suas decisões estratégicas.

  1. Analisar o consumidor: a análise de dados sobre o comportamento do consumidor dentro de sua loja é chamado de in-store analytics. Com ele, é possível entender dados como o perfil dos compradores no PDV, as interações deles com a loja e com vendedores e o tempo de permanência na loja, por exemplo.

  1. Escolher uma boa localização: para os PDVs em formato de lojas físicas, é interessante escolher uma localização segura em área com bom movimento. O melhor é priorizar uma região que concentra o seu público, que seja de fácil acesso e convidativa para o consumo, como shoppings.

  1. Integrar diferentes canais: para as empresas que trabalham com mais de um PDV, seja ele online ou off line, é preciso estabelecer uma comunicação unificada entre eles. Uma ideia é adotar o sistema omnichannel, ou seja, peça online e retire na loja física/ Para isso, é preciso integrar os dados dos clientes, pedidos, produtos e estoques. 

  1. Utilizar um sistema PDV: trata-se de um software que automatiza tarefas e integra dados, melhorando controle e precisão. Geralmente, o sistema PDV faz parte de um software ERP (Enterprise Resource Planning), que integra as atividades do ponto de venda com o controle de estoque, logística, gestão financeira e outras atividades de gerenciamento de negócios. 

  1. Monitorar as métricas de PDV: para gerenciar seu PDV e obter mais vendas é necessário acompanhar dados de retorno sobre investimento (ROI), custo de aquisição de clientes (CAC) e taxa de conversão, por exemplo. 




Além de pensar no gerenciamento, é preciso gerenciar possíveis crises no PDV, ou seja, solucionar problemas internos relacionados à logística, oferta de produtos, experiência do cliente, entre outros fatores.


Confira os principais problema de um PVD mal gerenciado: 


  1. Oferta ruim de produtos: uma boa oferta de produtos é sinônimo de variedade. Por exemplo, em uma loja de roupas multimarcas, é preciso ter todos os modelos básicos e de diversas opções de fabricantes, com tecidos e modelagens diferenciadas. Cada peça de roupa deve estar disponível em todos os tamanhos, sem o risco de deixar determinado grupo de clientes insatisfeito.

  1. Atendimento de baixa qualidade: profissionais despreparados e longas filas no caixa podem afastar clientes, gerar irritação e prejudicar as vendas do PDV. O mesmo vale para lojas online com problemas no carrinho ou cujo software "trava" no momento da compra, impedindo que o consumidor conclua a transação.  

  1. Infraestrutura pouco atrativa: lojas físicas precisam disputar espaço com o e-commerce, ou seja, precisam ter uma arquitetura convidativa, moderna e alinhada com o perfil e os objetivos da marca. Basicamente, é preciso proporcionar um ambiente com uma experiência única, que convença o consumidor a sair de casa para frequentar e consumir nele.




Por isso, para resolver os principais problemas dos PDVs, melhorar a experiência do cliente e, efetivamente, convencê-lo a adquirir seu produto ou serviço, existem diversas estratégias para impulsionar a tomada de decisão.


As principais táticas são:  


  1. Merchandising: trata-se do conjunto de estratégias para apresentar seus produtos e/ou serviços ao consumidor, com o objetivo de motivar a decisão de compra. Na prática, o merchandising cuida da exibição dos produtos no PDV, desde as vitrines até as prateleiras. O principal tipo de merchandising é o visual, ou seja, que explora o sentido da visão. Porém, essa estratégia também pode trabalhar com os demais sentidos para influenciar o consumidor, como olfato, tato, paladar e audição. 

  1. Marketing promocional: envolve ações que promovem o contato direto entre a marca e o consumidor, como ofertas, descontos, eventos, brindes, sampling, degustação, entre outras. Além de estimularem as vendas, essas ações podem ajudar a liberar estoques, fazer caixa em períodos de baixa nas vendas e atrair clientes em datas sazonais.

  1. Trade marketing: refere-se ao posicionamento estratégico dos produtos nas prateleiras de lojas e gôndolas de supermercados, mas também nos sites de varejistas, atacadistas e marketplaces. Por isso, o trade marketing visa aumentar a visibilidade dos produtos e se destacar em relação aos concorrentes. 


Ter um ponto de vendas, sendo online ou físico, estruturado, faz toda a diferença no sucesso do seu negócio. Os seus resultados não vêm somente da qualidade do seu produto, mas sim de como você oferece seu produto, onde e toda a embalagem, a parte visual.


Gostou? Deixe um comentário.

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2891 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?