Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightAmbientes de Inovaçãokeyboard_arrow_rightArtigos

Inovação - O que é uma incubadora?

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
Inovação - O que é uma incubadora?
Criado em 20 JUL. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

As incubadoras ainda são um dos principais ambientes para gerar inovação nos ecossistemas, especialmente tendo como sede as universidades, pois esses são locais que realizam acompanhamento constante para que novos negócios caminhem com as próprias pernas. 

A partir desse texto, vamos trazer uma série de posts sobre o assunto das incubadoras e a importância de fomentar o empreendedorismo nesses ambientes de inovação.

Uma incubadora é um ambiente especialmente planejado para a difusão do conhecimento e da inovação. Na incubadora as empresas nascentes têm acesso a serviços especializados e consultorias que facilitam seu desenvolvimento e a realização de projetos inovadores.

As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas.

Geralmente as incubadoras ofertam ainda espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os empreendedores chamados neste momento de empresas incubadas e promovem acesso a serviços que as empresas dificilmente encontrariam agindo sozinhas e sem orientação adequada no mercado.

Além deste espaço individualizado para a instalação de escritórios ou laboratórios, as incubadoras oferecem sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria, bibliotecas e uma série de outros benefícios por meio de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privadas.

Esse vídeo vai ajudar a demonstrar do que estamos falando:

As incubadoras geralmente apoiam os negócios nas seguintes áreas:

  • Gestão empresarial;
  • Gestão tecnológica;
  • Comercialização de produtos e serviços;
  • Contabilidade;
  • Marketing;
  • Assistência jurídica;
  • Captação de recursos;
  • Contratos com financiadores;
  • Engenharia de produção;
  • Propriedade intelectual.

 

E aí curtiu as dicas?

Se você tem interesse em constituir uma incubadora no seu ecossistema deixe o seu comentário ou mande um e-mail para WPerdomo@pr.sebrae.com.br podemos ajudar a estruturar o seu ambiente de inovação.

 

Não deixe de clicar em PARTICIPAR na Comunidade Ambientes de Inovação para receber notificações sobre esse e outros assuntos. 

avatar WELITON MONTEIRO PERDOMO
Weliton Monteiro Perdomo
Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.favorite_outline Seguir Perfil
capa Ambientes de Inovação
Ambientes de Inovação
people 1413 participantes
Os ambientes promotores de inovação são ativos de transformação dos ecossistemas. Por isso, criamos aqui um espaço para compartilhar conhecimento e experiências que podem ajudar os empreendedores e heads de inovação. Conecte-se agora e faça parte desta comunidade você também!
fixo
Em alta
O que é Inteligência Artificial?
25 nov. 2023O que é Inteligência Artificial?
Economia Circular: Importância e Desafios
05 dez. 2023Economia Circular: Importância e Desafios
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?