Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVida de MEIkeyboard_arrow_rightArtigos

O que é essa tal de gamificação?

avatar ITALO VICTOR BRAVOS
Italo Victor Bravosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que é essa tal de gamificação?
Criado em 03 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Recentemente participei de um evento do SEBRAE de Maringá, o nome e o tema me atraíram na hora, 'Game For Business', onde foi falado sobre Economia Criativa e O mundo dos E-Sports (esportes eletrônicos). E isso me deu uma 'iluminada' para publicar aqui sobre algo da área de games.
Algo que me chamou a atenção e que vi crescer, foi a tal da gamificação onde, basicamente, podemos usar jogos nas empresas, estimulando assim os funcionários ou para engajamento com os clientes.
Veja como usar a gamificação na gestão de pessoas - SERO que é atingido com essa tal de gamificação afinal?

  • A gamificação faz que haja um estimulo a competição saudável ou seja a competição lida com a natureza humana que motiva as pessoas a partir da vontade de superação em algum aspecto, talvez tentar bater até uma meta própria. 
  • Ao atingir um determinado objetivo, bater alguma meta, faz com que desperte um sentimento de conquista, estimulando ainda mais o 'jogador' nas próximas estratégias e faz com que de o seu máximo para sempre conseguir algo melhor.
  • Existe milhares de outras coisas que podemos alcançar com a gamificação, como, acessibilidade, medição de desempenho e evolução, etc.

Mas como posso implementar a gamificação na minha empresa?
Bem, antes de mais nada você precisa identificar os principais problemas da empresa: seus funcionários estão desmotivados? A produtividade caiu? Você notou algo sobre o engajamento de sua equipe?
Se pergunte também, quais são os pontos fracos da minha empresa? Qual o objetivo eu quero alcançar? 
Talvez essas perguntas te ajudem a pensar por onde começar. 

Por que implementar na minha empresa?
A aplicação da gamificação gera alguns benefícios como, mais absorção de conteúdo, facilidade em falar sobre o conhecimento aprendido, diversão, diálogo e desafios. 

Engajamento com clientes:
Vou te dar um exemplo de como você pode usar a gamificação para engajar seu cliente, muitas empresas usam a gamificação para vender, e atrair o cliente, o exemplo que vou dar aqui é da Starbucks, onde usaram a parte de dar recompensas a cada ação desempenhada, como um aplicativo de fidelização, confira no vídeo abaixo.

Esse mundo está crescendo hoje em dia, embarque nele também.

avatar ITALO VICTOR BRAVOS
Italo Victor Bravos
favorite_outline Seguir Perfil
capa Vida de MEI
Vida de MEI
people 7500 participantes
O espaço dedicado exclusivamente aos Microempreendedores Individuais. Aqui você encontra conteúdo para ajudar quem já é MEI na solução dos problemas, e também para guiar todos aqueles que estão pensando em se formalizar. Seja bem vindo!
fixo
Em alta
Inscrição Estadual MEI - Paraná
24 nov. 2022Inscrição Estadual MEI - Paraná
VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
09 nov. 2021VENDAS NA INTERNET: Como trabalhar sendo afiliado
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?