Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.keyboard_arrow_rightArtigos

O que é Engenharia Diagnóstica?

avatar ILIMAR CANDIDO KASPER
Ilimar Candido Kasperfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que é Engenharia Diagnóstica?
Criado em 03 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Engenharia Diagnóstica é o nome dado a formação profissional técnica, baseada na engenharia civil (e na arquitetura), resultando em um título de pós-graduação em latu-sensu. Este tipo de profissional tem sido necessário porque os prédios estão ficando velhos, ou mesmo passando por acidentes como incêndios, e eles precisam de cuidados especiais para garantir a segurança aos usuários e a estabilidade da edificação, prolongando a sua vida útil (VU), como uma manutenção adequada.


A pós-graduação de Engenharia Diagnóstica tem outros nomes como Engenharia Legal, Engenharia Patológica ou Patologias e Diagnósticos, há diversas escolas que oferecem conhecimento suficiente e necessário, capacitando o especialista em cuidar do prédio/edifício ou qualquer construção (como pontes, viadutos, rodovias, aeroportos), entendendo e descobrindo as razões dos defeitos, falhas e vícios, apontando as melhores soluções para conserto e principalmente para garantia de segurança e estabilidade da edificação. 


Um curso para formar um engenheiro diagnóstico, ou às vezes chamado como engenheiro patologista, conta com as cadeiras de:

  • Engenharia diagnóstica
  • Vistorias, auditorias e inspeções na engenharia diagnóstica
  • Perícias e consultorias na engenharia diagnóstica
  • Introdução à patologia das construções aplicada à elaboração de perícias de engenharia
  • Prova pericial no direito imobiliário
  • Mecanismos de degradação dos elementos construtivos
  • Patologia das fundações, contenções, solos e obras de terra
  • Patologia das estruturas (projeto, concreto, aço, técnicas e equipamentos de análise destrutiva e não destrutiva)
  • Reparo, recuperação e reforço das estruturas de concreto
  • Patologia das vedações (paredes, janelas, portas)
  • Patologia dos revestimentos argamassados
  • Patologia dos revestimentos cerâmicos e de pedras naturais
  • Efeito da umidade sobre as construções e impermeabilizações
  • Metodologia científica (resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018, o aluno pode optar pela não realização, pois o TCC não é obrigatório)
  • Patologia dos sistemas hidráulicos e sanitários
  • Patologia das instalações elétricas
  • Patologia dos pavimentos rígidos
  • Patologia dos pavimentos flexíveis

Existe uma forte relação com a área de medicina, sendo arte de criar ações (atividades) pró-ativas, por meio dos diagnósticos (análise), prognósticos (expectativa de evolução) e prescrições técnicas (escolha de soluções), visando a QUALIDADE TOTAL, prolongando a vida útil e a correta finalidade do empreendimento. O engenheiro diagnóstico é o médico do prédio. E neste escopo, busca origem sobre rachaduras, razão do aparecimento da vegetação em áreas do edifício, marcas escuras de mofo e bolor, marcas brancas de cristalização no emboço, estampados na cor marrom, devido a corrosão de armaduras. Ainda existem atividades como indicar os níveis de desempenho que podem ser mínimo, intermediário ou superior, como estabelece a NBR 15.575 da ABNT.


Evolução histórica da Engenharia Diagnostica


Evolução histórica da Engenharia Diagnóstica


Historicamente há ondas cíclicas que tem se tornando cada vez mais importantes para a área de edificação, como em 1999, quando surgiram as primeiras INSPEÇÕES PREDIAIS, em que se buscava a anomalia funcional, através de Vistoria.


Em 2003, surgiu a AUDITORIA PREDIAL, com estabelecimento das Normas Técnicas (ABNT) e que prestam a realizar o aceite ou não, dentro da concepção de existir conformidades e não conformidades.


Merece todo o mérito, o professor e engenheiro Tito Lívio Ferreira Gomide, precursor das palavras de engenharia diagnóstica no Brasil (trazidas de Portugal), sendo que ele percorreu os vários CREAs do país, palestrando e plantando o conceito de PPEU lançado em seu livro de 2005 da obra Engenharia Diagnóstica de Edificações, realizando em conjunto com Marco Antonio Gullo e Jeronimo Cabral. E que em 2015 evoluiu para o PPEEU e que no livro Manual de Engenharia Diagnóstica de 2018, passou a tratar como PPEEURD, que são as iniciais das fases de:

  • Planejamento,
  • Projeto,
  • execução,
  • Entrega de Obra,
  • Uso,
  • Reabilitação,
  • Desconstrução .

Engenharia Diagnóstica para os edifícios

PPEEURD


Em 2005, as palavras Engenharia Diagnóstica se concretizaram com sendo uma série de procedimentos claros de diagnose (análise), que é a anamnese do prédio/edifício através de procedimentos técnicos como a garantia e segurança.


Existem diversas etapas ou partes da análise técnica que este tipo de engenharia estabelece:


VISTORIA


é a iniciação unida à percepção, para a constatação técnica de determinado fato (falha, vício ou defeito), condição ou direito relativo a um objeto.


INSPEÇÃO


é a intuição unida à análise técnica de fato, condição ou direito relativo a um objeto.


AUDITORIA


é a inter-relação com as referências técnicas (ABNT) para criar o atestamento, ou não, da conformidade de um fato, condição ou direito relativo a um objeto.


PERÍCIA


é a conclusão (inferências) como apuração técnica das origens, causas e mecanismos de ação de um fato, condição ou direito relativo a um objeto.


CONSULTORIA


é o prognóstico (determinação de coo irá evoluir o defeito/falha) e a prescrição técnica a respeito de um fato, condição ou direito relativo a um objeto.

  • Engenharia diagnóstica na avaliação da fachada

    Risco de queda da Fachada

  • engenharia diagnostica na estrutura de concreto

    Corrosão da Armadura

Engenharia Diagnóstica oferece conhecimento para obter a origem das falhas e defeitos


Este tipo de engenharia oferece os muitos instrumentos para que se consiga realizar a investigação técnica das manifestações patológicas prediais, segundo diretrizes técnicas, para a primorar a qualidade e determinar as responsabilidades, portanto, avalia as anomalias construtivas, falhas de manutenção e mesmo irregularidades quanto a forma e uso.


E então é necessário aliar técnicas da Engenharia, através de metodologia científica para descobrir as causas das falhas, vícios ou defeitos. Emprega-se:

  • Análise baseada na sensibilidade individual como a visão, tato, olfato e audição;
  • Uso de réguas, escalas, trenas, como instrumentos para medição;
  • Imagens (gravação com drone, por exemplo);
  • Técnicas de apoio como esclerometria (equipamento para medição da resistência do concreto), ou testes de arrancamento (para revestimentos externos) ou busca por som cavo (som de oco ou de chocho);
  • Uso de equipamento de análise da corrente elétrica para avaliar a corrosão do aço;
  • Uso de reagentes como fenolftaleína para avaliar o grau de alcalinidade do concreto;
  • Raio-X, com equipamento de energia nuclear, entre outros

A sabedoria popular nos lembra, é melhor prevenir que remediar. Então, é cuidando que se consegue o melhor da qualidade e funcionalidade da edificação, a um custo justo.


Temos o livro ENSAIOS TECNOLÓGICOS EM PRÉDIOS ANTIGOS: ESTUDO DE CASO: PRÉDIO INTERDITADO DE 66 ANOS DE IDADE que é um livro científico, aponta o caso de envelhecimento das grandes cidades, seus prédios e as diversas anomalias nestas edificações (manifestações patológicas) sobre o campo da atividade de engenharia diagnóstica. Este livro está disponível na Amazon. Nele ainda temos os tipos de ensaios e os custos em se fazer as análises necessárias.


Engenharia DiagnostiKa é empresa especializada que trata exatamente deste assunto, a prevenção das falhas, correção dos defeitos e vícios e apura as responsabilidades, bem como determina as formas de correção. Contate-nos para uma avaliação técnica.

avatar ILIMAR CANDIDO KASPER
Ilimar Candido Kasper
Engenheiro civil h mais de 30 anos, ps graduao em Engenharia de Segurana do Trabalho, Gesto em Engenharia Ambiental, MBA em Ergonomia de Processos e Produtos, ps graduao em Engenharia Diagnstica, CEO & Fundador da Engenharia DiagnostiKafavorite_outline Seguir Perfil
capa CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
CONSTRUTECH - Tecnologias da construção civil e inovações para o mercado imobiliário.
people 645 participantes
A proposta de valor da comunidade é promover a disseminação de conteúdos inovadores que impulsionem os participantes do ecossistema, na ampliação de conhecimentos, conexões, modelos de negócios, e o acesso a diferentes mercados relacionados as novas tecnologias do setor construção civil e mercado imobiliário.
fixo
Em alta
Metodologias Ágeis na Construção
17 ago. 2020Metodologias Ágeis na Construção
Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!
04 mai. 2022Guia de Tendências 2022-23: inspire-se com esses negócios de construção civil!