Call to action são chamadas para ação nas comunicações digitais entre marca e cliente, ou seja, é quando induzimos o usuário na internet a realizar naturalmente alguma ação que desejamos. Os call to actions são muito utilizados em sites, blogs, redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp, TikTok, entre outras), e-mail marketing, lives, reuniões online e ao longo de um texto independente da plataforma.
Para que fique mais claro, é melhor vermos na prática
Call to actions em sites
Ao acessar o site do Sebrae Paraná, logo percebemos várias chamadas para ação. Ao longo da página, tudo que chama atenção visualmente, pode ser considerada um CTA. As possibilidades de cliques que podem levar o usuário para outras páginas no site, são call to actions.
Os grandes CTAs estão em destaque na página.
Call to actions em blogs
Blogs, são plataformas para publicação e consumo de conteúdo, trocas e interações entre os usuários. A própria Comunidade Sebrae é um blog. Na página inicial da Comunidade, o call to action é para que as pessoas se inscrevam na plataforma.
Ao longo de um texto no blog:
Call to actions em redes sociais
Neste post do Sebrae Paraná, o call to action tinha como objetivo interagir com os seguidores, pedindo que comentassem no post.
Imagino que o CTA em redes sociais seja uma realidade a todos os empreendedores considerando o cenário atual. Nas redes sociais, é importante que você sempre tenha um CTA em suas publicações, seja na imagem, no vídeo ou na legenda. O que não pode, é deixar que o usuário sinta falta de seguir para uma próxima fase (eu já vi muitas marcas deixarem o seguidor com esta sensação).
Outros exemplos de chamada para ação:
Clique aqui e tenha mais informações!
Promoção, só hoje, não perca!
Faça agora sua inscrição!
Nos acione pelo WhatsApp!
Se inscreve no canal e deixe seu like no vídeo!
Compartilhe em suas redes sociais!
Peça agora e receba em casa!
Todos citados acima são call to actions super utilizados no meio digital.
Você que chegou até aqui, talvez você já utilize do CALL TO ACTION em suas estratégias digitais mas, sem ter a consciência disso, não é mesmo?
E pra fechar, os meus call to actions neste texto são:
Confira outros conteúdos que já escrevi e publiquei aqui na Comunidade Sebrae clicando aqui & me siga no Instagram clicando aqui
Um abraço e até o próximo conteúdo!
Bianca Becker.