Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

O que é e como controlar o fluxo de caixa

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que é e como controlar o fluxo de caixa
Criado em 12 MAI. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Sem medo da contabilidade


Sem muitas formalidades ou termos técnicos, Fluxo de Caixa nada mais é do quanto de dinheiro que a sua empresa possui em um determinado momento, o que não significa ser a situação financeira real dela. É uma ferramenta essencial para o empresário saber o quanto tem de dinheiro disponível ou não. É, digamos assim, uma previsão.


O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua Imobiliária


Um retrato do que está acontecendo no dia-a-dia da empresa. 


Qualquer pessoa pode de maneira simples e descomplicada montar o Fluxo de Caixa da sua empresa. Para isso basta papel e caneta ou um pouco de conhecimento de Excel. Tá bom, hoje em dia nem isso precisamos mais (rs). Existem aplicativos e softwares que fazem todo esse trabalho pra você, desde que você insira os dados corretamente. 


Na realidade, ele é um relatório que possui todas as informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto e recebido pela empresa naquele período de tempo. Comprou material do fornecedor, registra no fluxo de caixa. Recebeu pagamento do cliente, registra do Fluxo de Caixa. Pagou um funcionário, registra do Fluxo de caixa. Enfim, todas as operações que envolvem dinheiro, desde a compra do cafézinho, passando pelo aluguel do imóvel e rendimentos de aplicações até o pagamento de impostos e despesas bancárias.


Tudo deve ser registrado. 


O principal objetivo de manter um Fluxo de Caixa alimentado e atualizado é prever situações financeiras e planejar de forma organizada como resolver problemas, reduzir despesas, realizar investimentos, negociar prazos, solicitar empréstimos e tantas outras situações que envolvem a vida financeira de uma empresa. É uma maneira de aumentar a receita e os lucros através de um planejamento e organização financeira.


Fluxo de caixa é indicativo da saúde da empresa. Entenda como! - Blog da  Fatura Simples


O resultado do Fluxo de Caixa é o saldo disponível, ou seja, a diferença entre o valor total recebido e os pagamentos feitos no mesmo período.


É interessante que ele seja feito diariamente, semanalmente ou, no máximo, mensalmente. Quanto antes você identificar um furo no caixa ou uma sobra de dinheiro, antes você poderá tomar decisões para prevenir maiores perdas ou investir essa grana para melhorar o seu negócio e gerar mais lucro. 


Dito isso, aqui vão algumas dicas para você montar o Fluxo de Caixa da sua empresa.


  1. Lance diariamente todas as suas entradas e saídas de capital. Eu disse tudo, até o cafézinho do porteiro. 


  1. Não hesite em tomar decisões assim que identificar algum problema. Minimizar perdas é uma questão de tempo e agilidade. Quanto mais rápido você agir, menos você vai perder. 


  1. Da mesma maneira, não tarde em identificar aquela grana extra e utilizar ela na melhoria do seu negócio. Investimentos tendem a trazer mais receita e lucro para a empresa. Não tenha medo de crescer. 


  1. Também insira os pagamentos e recebimentos futuros. Aquele cliente que paga com cheque pré-datado (deve existir gente que usa isso ainda né?! rsrsrs). E também o pagamento dos fornecedores que você deixa pendurado. Os aluguéis dos meses subsequentes. Folha de pagamento, despesas fixas, tudo, tudo, tudo.



Com esse controle e organização você poderá planejar, poupar e administrar muito melhor os recursos disponíveis. É uma ferramenta essencial na vida de todos os empresários, mas principalmente dos micro e médio empreendedores, pois acabam centralizando todas as responsabilidades da empresa nas suas próprias mãos.


O Fluxo de Caixa traz uma visão panorâmica sobre o teu negócio naquele instante. Ele simplificará a vida de quem administra a empresa e agilizará as mais variadas tomadas de decisão. 


Por fim, quanto mais recursos e técnicas trouxermos para dentro do nosso negócio, mais profissionais seremos. Já passou o tempo daquela empresa que nasceu na garagem de casa ser administrada apenas com um bloquinho e uma caneta.


Use a tecnologia e o conhecimento a favor do seu negócio. A favor do seu crescimento. Ao seu favor!


E aí, esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário!


Participe da Comunidade de MULHERES EMPREENDEDORAS e tenha acesso a mais posts como esse.