Um dos pilares da existência humana é a comunicação. Além de sermos seres sociais, é por meio dela que disseminamos informações, compartilhamos conhecimentos e cultivamos relacionamentos - sejam eles pessoais ou profissionais. Dito isso, neste artigo você vai entender o que é comunicação assertiva e como ela pode influenciar positivamente no dia a dia da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais! Este estilo de comunicação baseia-se na ideia de que todas as partes envolvidas em uma conversa são iguais e que todos têm o direito de serem compreendidos. Uma comunicação assertiva envolve mensagens claras e diretas, além da escuta ativa. Pode ser utilizada em qualquer situação na qual duas ou mais pessoas sentem a necessidade de se comunicar de forma eficaz. Existem formas diferentes de utilizar a assertividade nas empresas. Uma delas é a assertividade verbal, o uso de palavras para comunicar seus pensamentos e sentimentos. Outra, é a assertividade não-verbal, que inclui linguagem corporal e expressões faciais. E, finalmente, a assertividade comportamental, que consiste no uso de estratégias de comunicação eficazes, como estabelecer limites, agir e manter relacionamentos positivos. A comunicação assertiva é muito importante para manter relações pessoais e profissionais saudáveis. Permite que as pessoas se posicionem, respeitando os direitos e sentimentos dos demais. A comunicação assertiva pode ajudar na solução de conflitos de forma pacífica e também pode contribuir para que os colaboradores se sintam mais confiantes e motivados. Como resultado disso, empresas que adotam esse tipo de comunicação reduzem as refações de tarefas e melhoram a produtividade, tornando os processos internos mais ágeis. Veja a seguir, como implementar na sua empresa: Identifique suas necessidades e desejos: Exponha suas ideias de forma clara e objetiva. Vá direto ao ponto, sem rodeios para não permitir dupla interpretação. Esteja preparado para ouvir, com atenção!: A comunicação só se torna assertiva quando de fato compreendemos e somos compreendidos. Busque capacitação: Caso perceba essa necessidade, invista em uma consultoria ou cursos para implementar a comunicação assertiva da sua empresa. Lembre-se de que o corpo também fala: Utilize a expressão corporal como complemento da sua fala. Esclareça dúvidas: Coloque-se à disposição de sua equipe para tirar dúvidas e garantir uma boa execução das demandas do dia a dia. Respeito em primeiro lugar: Tenha empatia pelos sentimentos e as perspectivas da outra pessoa. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse a plataforma de cursos do SEBRAE e busque a especialização necessária para o seu desenvolvimento profissional e empresarial. Aqui, na Comunidade de Mulheres Empreendedoras, você também encontrará uma variedade de conteúdos que vão te ajudar a propor melhorias no dia a dia de trabalho da sua empresa. Não deixe de ficar por dentro de todos os conteúdos.O que é comunicação assertiva
Qual a importância da comunicação assertiva
6 passos para uma comunicação assertiva
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Acea.