Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

O que é comunicação assertiva e como aplicá-la no dia a dia de trabalho?

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt3
O que é comunicação assertiva e como aplicá-la no dia a dia de trabalho?
3 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 25 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Um dos pilares da existência humana é a comunicação. Além de sermos seres sociais, é por meio dela que disseminamos informações, compartilhamos conhecimentos e cultivamos relacionamentos - sejam eles pessoais ou profissionais.


Dito isso, neste artigo você vai entender o que é comunicação assertiva e como ela pode influenciar positivamente no dia a dia da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!


O que é comunicação assertiva


Este estilo de comunicação baseia-se na ideia de que todas as partes envolvidas em uma conversa são iguais e que todos têm o direito de serem compreendidos.


Uma comunicação assertiva envolve mensagens claras e diretas, além da escuta ativa. Pode ser utilizada em qualquer situação na qual duas ou mais pessoas sentem a necessidade de se comunicar de forma eficaz.


Existem formas diferentes de utilizar a assertividade nas empresas. Uma delas é a assertividade verbal, o uso de palavras para comunicar seus pensamentos e sentimentos. Outra, é a assertividade não-verbal, que inclui linguagem corporal e expressões faciais. E, finalmente, a assertividade comportamental, que consiste no uso de estratégias de comunicação eficazes, como estabelecer limites, agir e manter relacionamentos positivos.


Qual a importância da comunicação assertiva


A comunicação assertiva é muito importante para manter relações pessoais e profissionais saudáveis. Permite que as pessoas se posicionem, respeitando os direitos e sentimentos dos demais. 


A comunicação assertiva pode ajudar na solução de conflitos de forma pacífica e também pode contribuir para que os colaboradores se sintam mais confiantes e motivados. Como resultado disso, empresas que adotam esse tipo de comunicação reduzem as refações de tarefas e melhoram a produtividade, tornando os processos internos mais ágeis. 


6 passos para uma comunicação assertiva


Veja a seguir, como implementar na sua empresa:


  • Identifique suas necessidades e desejos: Exponha suas ideias de forma clara e objetiva. Vá direto ao ponto, sem rodeios para não permitir dupla interpretação.

  • Esteja preparado para ouvir, com atenção!: A comunicação só se torna assertiva quando de fato compreendemos e somos compreendidos.

  • Busque capacitação: Caso perceba essa necessidade, invista em uma consultoria ou cursos para implementar a comunicação assertiva da sua empresa.

  • Lembre-se de que o corpo também fala: Utilize a expressão corporal como complemento da sua fala.

  • Esclareça dúvidas: Coloque-se à disposição de sua equipe para tirar dúvidas e garantir uma boa execução das demandas do dia a dia.

  • Respeito em primeiro lugar: Tenha empatia pelos sentimentos e as perspectivas da outra pessoa. 


Quer saber mais sobre o assunto?


Então acesse a plataforma de cursos do SEBRAE e busque a especialização necessária para o seu desenvolvimento profissional e empresarial.


Aqui, na Comunidade de Mulheres Empreendedoras, você também encontrará uma variedade de conteúdos que vão te ajudar a propor melhorias no dia a dia de trabalho da sua empresa.


Não deixe de ficar por dentro de todos os conteúdos.


Um abraço

Acea.

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1839 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?