Você sabe quanto dinheiro em caixa sua loja virtual tem?
Quanto a sua loja "queima" de dinheiro todo mês?
Quanto tempo o dinheiro irá durar baseado no que sua loja gasta hoje?
São 3 perguntas que você precisa saber a resposta rápida para evitar colocar o seu e-commerce em risco.
O cash burn rate é um indicador financeiro que mede a velocidade com que uma empresa está gastando em seu caixa. Se você tem 30 mil reais em caixa e todos os meses precisa gastar mais 10 mil, então você tem reserva para 3 meses apenas.
Uma taxa alta de queima de caixa pode significar que a empresa irá quebrar logo. Um taxa baixa pode significar estagnação do crescimento do negócio e falta de investimentos para o futuro.
Quando o negócio está no começo, ele ainda não consegue pagar todas as contas sozinho. Portanto a queima de caixa tende a ser maior.
Para lojas que já atingiram o ponto de equilíbrio, ele também é importante para planejar o crescimento do negócio e identificar canais de receitas de baixa performance.
Saber como o valor do dinheiro em caixa é investido e fazer ajustes conforme a necessidade é fundamental para o crescimento da sua loja.
Veja 10 pontos que melhoram esse indicador e irão fazer a sua loja virtual ter mais dinheiro em caixa:
Aumentar as receitas
Reduzir as despesas
Abandonar canais de receitas que geram pouco caixa
Incentivar vendas á vista
Antecipar o recebimento de vendas parceladas
Negociar prazos maiores de pagamento de estoque
Queimar estoque parado
Segurar compras maiores de estoque
Considere refinanciar débitos e empréstimos
Levantar fundos adicionais
Imagem: bplans.com