Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

O que é BPO financeiro e como ele pode ajudar o seu negócio?

avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santinifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
O que é BPO financeiro e como ele pode ajudar o seu negócio?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 04 AGO. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Os processos aumentam à medida que as organizações se expandem. Os empreendedores têm duas opções para manter seus negócios funcionando e o ritmo de crescimento. Eles podem contratar recursos adicionais para realizar outras tarefas ou terceirizá-los.


Como resultado, o tamanho dos serviços terceirizados vem se expandindo de forma constante ao longo dos anos. Esse crescimento ocorre porque a terceirização de processos de negócios é uma solução econômica. Na verdade, essa alternativa ajuda as empresas a preencher as lacunas de habilidades com flexibilidade, acessar a tecnologia mais recente e apoiar seu crescimento.



O que é BPO e o que ele representa?



Com  o Business Process Outsourcing (BPO), os processos de negócios padrão são realizados por terceiros ou subcontratados.


Processos como administração, atendimento ao cliente e processamento de documentos geralmente são terceirizados quando a empresa está passando por uma ou mais das seguintes situações:


  • Um pico repentino na demanda por serviços;

  • Mudanças na legislação ou melhores práticas que exigem uma mudança no processo;

  • Um projeto de curto prazo com alta demanda de recursos;

  • A falta das habilidades e experiência especializadas necessárias;

  • Pressão para reduzir custos.


Para que serve o BPO?



As organizações contratam fornecedores de BPO para duas áreas principais:


  1. Operações de back office: incluem processamento de pagamentos, serviços de tecnologia da informação, garantia de qualidade etc.

  2. Operações de front office: incluem marketing, vendas, relacionamento com o cliente e correção de reclamações.


Em muitos casos, as organizações terceirizam uma ou mais funções. Por exemplo, em vez de terceirizar todas as funções de RH, a empresa terceiriza apenas os processos de folha de pagamento.


Ao longo dos anos, a indústria de BPO se expandiu consideravelmente e oferece uma ampla gama de serviços e funções para as organizações.



Benefícios do BPO para empresas



A terceirização de atividades traz inúmeras vantagens. Dentre eles, destacam-se:


Redução de custos. Ao optar pela terceirização financeira, tributária e contábil, a empresa reduz os custos de manutenção de uma equipe interna, estrutura física e administrativa.


Além disso, quando esses serviços estão sob a responsabilidade de especialistas, a empresa reduz o risco de não cumprir adequadamente as obrigações fiscais e societárias.

Melhores resultados. Com a terceirização das atividades e o apoio ao desenvolvimento da estratégia, sobra mais tempo para atender às demandas do core business, o que levará a melhores resultados.

Base para tomada de decisão. Indicadores precisos e confiáveis são essenciais para a gestão e tomada de decisão. Com o controle financeiro e as obrigações contábeis e fiscais sob responsabilidade do provedor, os empreendedores passam a receber informações valiosas que não conseguiriam perceber sem suporte especializado.

Redução de risco. O monitoramento da legislação e a constante atualização técnica facilitam o cumprimento de prazos e entregam informações consistentes, reduzindo riscos relacionados ao descumprimento de obrigações. Além disso, manter a organização financeira fornece suporte e segurança para a regularização de compromissos financeiros e planejamento de novas etapas do negócio.

Acesso às melhores soluções tecnológicas. Uma vantagem de ter uma empresa especializada e tecnológica é que ela já conhece diversas ferramentas no mercado, trará soluções já testadas e oferecerá algo capaz de atender as demandas específicas do negócio. Isso economiza custos e tempo da empresa contratante.


Embora a razão pela qual uma empresa possa optar por empregar serviços de BPO seja diferente, esses benefícios permanecem os mesmos. E, como uma vantagem adicional, muitos fornecedores são capazes de empregar um sofisticado gerenciamento de processos de negócios para melhorar e automatizar os processos de back-end, juntamente com a terceirização contínua de processos de negócios.


Gostou do artigo? Então comente abaixo se você aderiu ao BPO financeiro e se daria alguma outra orientação a respeito desse tema. Tem alguma dúvida? Manda aqui que faremos o possível para ajudar a todos!


Para mais dicas e conteúdos que podem te ajudar a construir ou aprimorar seu negócio, participe da Comunidade Novos Negócios!


avatar PATRICIA FERNANDES VALENTE SANTINI
Patricia Fernandes Valente Santini
Tentar, aprender e tentar novamente.... Esse é o lema que rege minha vida! Gestora de Projetos Especialista em Gestão de Micro e Pequenas Empresasfavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5318 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?