Os processos aumentam à medida que as organizações se expandem. Os empreendedores têm duas opções para manter seus negócios funcionando e o ritmo de crescimento. Eles podem contratar recursos adicionais para realizar outras tarefas ou terceirizá-los. Como resultado, o tamanho dos serviços terceirizados vem se expandindo de forma constante ao longo dos anos. Esse crescimento ocorre porque a terceirização de processos de negócios é uma solução econômica. Na verdade, essa alternativa ajuda as empresas a preencher as lacunas de habilidades com flexibilidade, acessar a tecnologia mais recente e apoiar seu crescimento. Com o Business Process Outsourcing (BPO), os processos de negócios padrão são realizados por terceiros ou subcontratados. Processos como administração, atendimento ao cliente e processamento de documentos geralmente são terceirizados quando a empresa está passando por uma ou mais das seguintes situações: Um pico repentino na demanda por serviços; Mudanças na legislação ou melhores práticas que exigem uma mudança no processo; Um projeto de curto prazo com alta demanda de recursos; A falta das habilidades e experiência especializadas necessárias; Pressão para reduzir custos. As organizações contratam fornecedores de BPO para duas áreas principais: Operações de back office: incluem processamento de pagamentos, serviços de tecnologia da informação, garantia de qualidade etc. Operações de front office: incluem marketing, vendas, relacionamento com o cliente e correção de reclamações. Em muitos casos, as organizações terceirizam uma ou mais funções. Por exemplo, em vez de terceirizar todas as funções de RH, a empresa terceiriza apenas os processos de folha de pagamento. Ao longo dos anos, a indústria de BPO se expandiu consideravelmente e oferece uma ampla gama de serviços e funções para as organizações. A terceirização de atividades traz inúmeras vantagens. Dentre eles, destacam-se: Além disso, quando esses serviços estão sob a responsabilidade de especialistas, a empresa reduz o risco de não cumprir adequadamente as obrigações fiscais e societárias. Embora a razão pela qual uma empresa possa optar por empregar serviços de BPO seja diferente, esses benefícios permanecem os mesmos. E, como uma vantagem adicional, muitos fornecedores são capazes de empregar um sofisticado gerenciamento de processos de negócios para melhorar e automatizar os processos de back-end, juntamente com a terceirização contínua de processos de negócios. Gostou do artigo? Então comente abaixo se você aderiu ao BPO financeiro e se daria alguma outra orientação a respeito desse tema. Tem alguma dúvida? Manda aqui que faremos o possível para ajudar a todos! Para mais dicas e conteúdos que podem te ajudar a construir ou aprimorar seu negócio, participe da Comunidade Novos Negócios!O que é BPO e o que ele representa?
Para que serve o BPO?
Benefícios do BPO para empresas
Redução de custos. Ao optar pela terceirização financeira, tributária e contábil, a empresa reduz os custos de manutenção de uma equipe interna, estrutura física e administrativa.
Melhores resultados. Com a terceirização das atividades e o apoio ao desenvolvimento da estratégia, sobra mais tempo para atender às demandas do core business, o que levará a melhores resultados.
Base para tomada de decisão. Indicadores precisos e confiáveis são essenciais para a gestão e tomada de decisão. Com o controle financeiro e as obrigações contábeis e fiscais sob responsabilidade do provedor, os empreendedores passam a receber informações valiosas que não conseguiriam perceber sem suporte especializado.
Redução de risco. O monitoramento da legislação e a constante atualização técnica facilitam o cumprimento de prazos e entregam informações consistentes, reduzindo riscos relacionados ao descumprimento de obrigações. Além disso, manter a organização financeira fornece suporte e segurança para a regularização de compromissos financeiros e planejamento de novas etapas do negócio.
Acesso às melhores soluções tecnológicas. Uma vantagem de ter uma empresa especializada e tecnológica é que ela já conhece diversas ferramentas no mercado, trará soluções já testadas e oferecerá algo capaz de atender as demandas específicas do negócio. Isso economiza custos e tempo da empresa contratante.