Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

O que é ALI Transformação Digital

avatar VINICIUS GALINDO DE MELLO
Vinicius Galindo De Mellofavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O que é ALI Transformação Digital
Criado em 27 JAN. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Investir no crescimento da sua micro ou pequena empresa é essencial para atrair clientes e garantir boas vendas no final do mês. Afinal, quem não se faz notar, acaba perdendo espaço para a concorrência. Porém, investir no início do seu negócio pode ser complicado, pois geralmente o investimento inicial é pequeno, sendo apenas o suficiente para colocar o empreendimento em prática. 

 

A boa notícia é que existem diversos programas de crescimento e ajuda para empresas em expansão, que podem te proporcionar programas de mentoria e apresentar novas estratégias de captação de clientes e gestão do seu negócio. Uma dessas opções, inclusive, é o projeto Ali Transformação Digital, do Sebrae. O público alvo do programa são micro e pequenas empresas do comércio, serviço ou indústria, ou seja, não se aplicam a MEI, Empresas Rurais e Médias Empresas.   

 

O QUE É O PROJETO ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

 

O programa Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa do Sebrae que tem o objetivo de potencializar negócios em expansão com estratégias inovadoras. Criado há 11 anos, o programa integra o programa Brasil Mais, do Governo Federal, e promove melhorias rápidas e de alto impacto nas micro e pequenas empresas através de práticas inovadoras de mercado. 

 

Juntos, o Sebrae e o Brasil Mais contribuem para aumentar a produtividade e a competitividade das microempresas e empresas de pequeno e médio porte no país. Para isso, o programa oferece, gratuitamente, uma mentoria com soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. 

 

Segundo o gestor do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) no Sebrae Vale do Itajaí (SC), Aloisio Salomon, a principal vantagem do ALI, além de ser gratuito, é apresentar  soluções para empresas dos mais variados segmentos, com as mais diferentes necessidades. 

 

CASES DE SUCESSO  

 

As principais empresas que cresceram depois de participar do ALI promovido pelo Sebrae/SC foram a loja de vestuário feminino Allora's, das empresárias Sirlene da Silva e Yanka Massaneiro, e para a eletromecânica JK, do empresário John Kaater de Abrão.  

 

No caso da Allora's, Sirlene e Yanka passaram por dificuldades financeiras no período da pandemia, por volta do final de 2020. O ALI, por sua vez, ajudou na gestão financeira e também instruiu o marketing da loja, proporcionando observações que fizeram as empresárias enxergarem além do problema que tinham.  

 

Após o ALI, as donas do Allora's aderiram a outra consultoria financeira do Sebrae, com subsídios de 70% do investimento, para organizar as finanças do negócio. Segundo Sirlene, o ALI foi essencial para orientar os investimentos na loja e proporcionar melhorias no negócio.  

 

Assim como Sirlene e Yanka, o empreendedor John Kaater de Abrão aderiu ao ALI em novembro de 2020 para conseguir organizar sua o estoque de sua empresa, especializada no conserto de ferramentas, eletroportáteis, motores elétricos e venda de peças. Segundo John, a consultoria da ALI foi essencial para aperfeiçoar a gestão e o atendimento da Eletromecânica JK. 

 

Assim como Sirlene, Yanka e John, o ALI vem sendo implementado em em 22 estados do Brasil. Iniciada em 2020, a primeira fase do projeto ALI contou com 93 mil micros e pequenas empresas atendidas nos últimos dois anos. Apesar da pandemia de Covid-19, os resultados foram positivos na produtividade dos negócios atendidos em todo o Brasil.  

 

ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: OBJETIVOS E MISSÃO 

 

 

 

O objetivo do ALI Transformação Digital é integrar micro e pequenas empresas ao mundo digital, facilitando na divulgação, gestão e captação de clientes


Para aumentar o nível de digitalização de pequenos negócios da indústria, comércio e serviços de todo o Brasil, o ALI incentiva a adoção de ferramentas plug-and-play, de baixo custo e rápida implementação.  

 

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os números acumulados na parceria entre o Sebrae e o Brasil Mais são positivos nos últimos dois anos. Para ter uma ideia, um pequeno negócio que participou do programa em 2021 teve um aumento de 24,4% da sua produtividade e 11,4% no seu faturamento. Para cada R$ 1 investido, estima-se um retorno em impostos de R$ 2 em um ano, comprovando o acerto, a importância e a relevância estratégica da atuação dos Agentes Locais de Inovação, declarou à imprensa.  

 

COMO FUNCIONA O ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

 

As micro ou pequenas empresas que participam do projeto ALI são orientadas pelo Agente Local de Inovação (ALI), um bolsista selecionado e capacitado pelo Sebrae de seu respectivo estado para promover inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa.  

 

Dessa forma, o Agente Local de Inovação (ALI) acompanha a empresa selecionada por 4 meses, sendo 6 encontros individuais e 3 coletivos.  

 

Primeiramente, o projeto ALI também elabora um sprint de inovação 100% gratuito, com mapeamento do problema e implantação de solução para aumento de faturamento ou redução de custos. Em segundo lugar, o Sebrae proporciona um plano de ação com indicação de consultorias especializadas e outros serviços do próprio Sebrae e de parceiros, que se adequem às necessidades do negócio atendido. 

 

As principais características do projeto ALI são: 

  • 9 encontros entre empresários e ALI (6 encontros individuais + 3 encontros coletivos); 
  • Aplicação de ferramenta de inovação; 
  • Atendimento realizado na empresa ou realizado por videoconferência; 
  • Programa com 4 meses de duração; 
  • 100% gratuito, subsidiado pelo Sebrae 

 

Em relação às soluções, o projeto ALI proporciona: 

  • Gestão do desempenho: desenvolvimento de melhorias contínuas na empresa para garantir o cumprimento de metas e obter resultados; 
  • Gestão de operação de vendas: criação de estratégias para aumentar a lucratividade das vendas; 
  • Gestão de pessoas: disseminação de conhecimento e inteligência emocional para melhorar o atendimento; 
  • Gestão financeira: acompanhamento para otimizar gastos e potencializar ganhos; 
  • Transformação digital: implementação de novas tecnologias para destacar os produtos e serviços da empresa no mercado digital; 
  • Gestão de produção: aperfeiçoamento dos processos internos para reduzir falhas e garantir a eficiência produtiva. 

 

COMO SE INSCREVER NO ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

 

O programa ALI Transformação Digital tem inscrições gratuitas, as quais podem ser realizadas através de contato com o Sebrae do seu estado por meio da landing page do Brasil Mais: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais 


Gostou do conteúdo?


Quer ficar por dentro de mais assuntos ligados à transformação digital? Participe do grupo exclusivo no APP MEU SEBRAE, acesse o link https://meusebrae.page.link/JCNN em seu celular e fique conectado! 

avatar VINICIUS GALINDO DE MELLO
Vinicius Galindo De Mello
Startups, Tech and Innovation | IT Coordinator - Sebrae PR | Master in Production Engineering - UTFPRfavorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1535 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?