Investir no crescimento da sua micro ou pequena empresa é essencial para atrair clientes e garantir boas vendas no final do mês. Afinal, quem não se faz notar, acaba perdendo espaço para a concorrência. Porém, investir no início do seu negócio pode ser complicado, pois geralmente o investimento inicial é pequeno, sendo apenas o suficiente para colocar o empreendimento em prática.
A boa notícia é que existem diversos programas de crescimento e ajuda para empresas em expansão, que podem te proporcionar programas de mentoria e apresentar novas estratégias de captação de clientes e gestão do seu negócio. Uma dessas opções, inclusive, é o projeto Ali Transformação Digital, do Sebrae. O público alvo do programa são micro e pequenas empresas do comércio, serviço ou indústria, ou seja, não se aplicam a MEI, Empresas Rurais e Médias Empresas.
O QUE É O PROJETO ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O programa Agentes Locais de Inovação é uma iniciativa do Sebrae que tem o objetivo de potencializar negócios em expansão com estratégias inovadoras. Criado há 11 anos, o programa integra o programa Brasil Mais, do Governo Federal, e promove melhorias rápidas e de alto impacto nas micro e pequenas empresas através de práticas inovadoras de mercado.
Juntos, o Sebrae e o Brasil Mais contribuem para aumentar a produtividade e a competitividade das microempresas e empresas de pequeno e médio porte no país. Para isso, o programa oferece, gratuitamente, uma mentoria com soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.
Segundo o gestor do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) no Sebrae Vale do Itajaí (SC), Aloisio Salomon, a principal vantagem do ALI, além de ser gratuito, é apresentar soluções para empresas dos mais variados segmentos, com as mais diferentes necessidades.
CASES DE SUCESSO
As principais empresas que cresceram depois de participar do ALI promovido pelo Sebrae/SC foram a loja de vestuário feminino Allora's, das empresárias Sirlene da Silva e Yanka Massaneiro, e para a eletromecânica JK, do empresário John Kaater de Abrão.
No caso da Allora's, Sirlene e Yanka passaram por dificuldades financeiras no período da pandemia, por volta do final de 2020. O ALI, por sua vez, ajudou na gestão financeira e também instruiu o marketing da loja, proporcionando observações que fizeram as empresárias enxergarem além do problema que tinham.
Após o ALI, as donas do Allora's aderiram a outra consultoria financeira do Sebrae, com subsídios de 70% do investimento, para organizar as finanças do negócio. Segundo Sirlene, o ALI foi essencial para orientar os investimentos na loja e proporcionar melhorias no negócio.
Assim como Sirlene e Yanka, o empreendedor John Kaater de Abrão aderiu ao ALI em novembro de 2020 para conseguir organizar sua o estoque de sua empresa, especializada no conserto de ferramentas, eletroportáteis, motores elétricos e venda de peças. Segundo John, a consultoria da ALI foi essencial para aperfeiçoar a gestão e o atendimento da Eletromecânica JK.
Assim como Sirlene, Yanka e John, o ALI vem sendo implementado em em 22 estados do Brasil. Iniciada em 2020, a primeira fase do projeto ALI contou com 93 mil micros e pequenas empresas atendidas nos últimos dois anos. Apesar da pandemia de Covid-19, os resultados foram positivos na produtividade dos negócios atendidos em todo o Brasil.
ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: OBJETIVOS E MISSÃO
O objetivo do ALI Transformação Digital é integrar micro e pequenas empresas ao mundo digital, facilitando na divulgação, gestão e captação de clientes.
Para aumentar o nível de digitalização de pequenos negócios da indústria, comércio e serviços de todo o Brasil, o ALI incentiva a adoção de ferramentas plug-and-play, de baixo custo e rápida implementação.
Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os números acumulados na parceria entre o Sebrae e o Brasil Mais são positivos nos últimos dois anos. Para ter uma ideia, um pequeno negócio que participou do programa em 2021 teve um aumento de 24,4% da sua produtividade e 11,4% no seu faturamento. Para cada R$ 1 investido, estima-se um retorno em impostos de R$ 2 em um ano, comprovando o acerto, a importância e a relevância estratégica da atuação dos Agentes Locais de Inovação, declarou à imprensa.
COMO FUNCIONA O ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
As micro ou pequenas empresas que participam do projeto ALI são orientadas pelo Agente Local de Inovação (ALI), um bolsista selecionado e capacitado pelo Sebrae de seu respectivo estado para promover inovação nos pequenos negócios, identificando necessidades e buscando soluções de acordo com as demandas de cada empresa.
Dessa forma, o Agente Local de Inovação (ALI) acompanha a empresa selecionada por 4 meses, sendo 6 encontros individuais e 3 coletivos.
Primeiramente, o projeto ALI também elabora um sprint de inovação 100% gratuito, com mapeamento do problema e implantação de solução para aumento de faturamento ou redução de custos. Em segundo lugar, o Sebrae proporciona um plano de ação com indicação de consultorias especializadas e outros serviços do próprio Sebrae e de parceiros, que se adequem às necessidades do negócio atendido.
As principais características do projeto ALI são:
Em relação às soluções, o projeto ALI proporciona:
COMO SE INSCREVER NO ALI TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O programa ALI Transformação Digital tem inscrições gratuitas, as quais podem ser realizadas através de contato com o Sebrae do seu estado por meio da landing page do Brasil Mais: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmais
Gostou do conteúdo?
Quer ficar por dentro de mais assuntos ligados à transformação digital? Participe do grupo exclusivo no APP MEU SEBRAE, acesse o link https://meusebrae.page.link/JCNN em seu celular e fique conectado!