O Gerenciamento do Ciclo de Vida do Cliente, ou Customer Lifecycle Management (CLM), é o nome dado a uma estratégia de marketing utilizada por diversas empresas para melhorar suas operações e promover uma experiência mais agradável aos seus consumidores. Utilizado principalmente por companhias do setor de e-commerce, esse método trabalha com a obtenção de dados e o acompanhamento dos vários estágios do ciclo de vida do cliente, o que permite traçar táticas e metas para atingir bons resultados. Conheça como isso é feito e por que é importante para os negócios. O setor de marketing das instituições estuda cotidianamente as melhores formas de conquistar e consolidar um relacionamento com o seu público-alvo. Uma das formas mais eficazes para isso é o acompanhamento do ciclo de vida do cliente. Este ciclo consiste em cinco etapas, que representam diferentes estágios de ligação com a marca, que vão desde conhecer a empresa até comprar seus produtos regularmente. Os diferentes estágios do ciclo de vida do cliente são: Conhecimento da marca: consiste em ser percebida pelo cliente em potencial, assim como seus produtos e serviços; Aquisição: estágio em que o cliente fornece dados de contato e inicia um relacionamento com a empresa, o que pode auxiliar o trabalho do setor de marketing a estudar seus comportamentos, necessidades e desejos; Conversão: momento em que os esforços do marketing são convertidos em uma compra de produto ou serviço pelo cliente; Retenção: etapa em que é necessário reunir esforços e investimentos para que o cliente esteja satisfeito; Fidelização: a última fase, em que o cliente compra e utiliza os produtos da marca regularmente e a recomenda para outras pessoas. Como pode ser observado, diferentemente do que se costuma pensar, a experiência dos clientes não é finalizada na compra de um produto. As empresas precisam estar atentas e oferecer um serviço completo de suporte, que reconheça as particularidades de cada uma das etapas, a fim de conquistar uma percepção mais positiva pelos clientes. A comunicação é parte fundamental desses processos, permitindo a aproximação da marca e o auxílio na coleta de dados para realizar os levantamentos que fundamentam a atuação da empresa. Esse tipo de estratégia aplicada aos negócios facilita delinear metas para cada uma das etapas e avaliar como é o relacionamento com os consumidores durante esses períodos. Assim, a equipe de marketing consegue trabalhar de maneira mais produtiva, em busca de melhorar os resultados da companhia com métodos e planos diferentes para fortalecer o relacionamento com o comprador e fidelizá-lo como cliente.
As instituições podem coletar dados e entrar em contato com seus consumidores através de plataformas de WhatsApp para empresas, disparo de e-mails, perfis nas redes sociais, pesquisas de satisfação, entre outros. Essas técnicas permitem uma maior aproximação da marca com o cliente e mostram interesse em oferecer uma experiência de qualidade, o que pode auxiliar na construção da imagem da empresa e garantir que o comprador adquira produtos novamente.