Solicitar crédito aos bancos é algo fácil, na verdade, muitos de nós temos o famoso crédito pré-aprovado, que está muitas vezes a um toque de distância. Mas com toda esta facilidade e oferta, você sabe o que analisar na linha de crédito que está disponível para você?
Primeiramente, você precisa saber como está a sua saúde financeira ou a da sua empresa, questione se a capacidade de pagamento está de acordo com a sua necessidade.
Em seguida, verifique a quantia de crédito que está sendo necessária, para que seja disponibilizado a quantia mais adequada, sem faltar e sem sobrar demais.
Por último, valide se o contrato possui seguro em caso de imprevistos como desligamento involuntário por exemplo, verifique a taxa de juros, taxas administrativas, carência e tempo de contrato para o crédito desejado.
Lembre-se, no mundo ideal, é interessante ter um contrato num tempo adequado com a menor taxa de juros. Geralmente as empresas optam pelo maior tempo possível com a menor taxa de juros possível.
IMPORTANTE: existe um equilíbrio de tempo e taxa de juros. Esse equilíbrio precisa ser analisado pois é possível você obter duas propostas, uma com uma taxa mais elevada em menos tempo e outra com um tempo muito elevado e uma taxa reduzida. Desta forma, analise se os contratos se equivalem, adequando cada um para o momento financeiro que você ou sua empresa se encontra.