Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

O que acontece seu não motivar minha equipe?

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganellifavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
O que acontece seu não motivar minha equipe?
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 06 DEZ. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O que acontece se não motivar minha equipe?


Se você está lendo essa coluna, você é dono ou gestor de uma empresa no mercado da beleza um Salão de Beleza, uma Barbearia, uma Esmalteria, uma Clínica de Estética.


Enfim, você é um líder e está à frente de uma equipe de profissionais, na estrutura da sua empresa você pode até ter um profissional que assuma as funções de gerente mas, a liderança da equipe é tarefa sua!


Você sabe realmente quais são as consequências de não motivar sua equipe? Sabe o que pode acontecer?


Então, você precisa sim, se preocupar com a motivação de sua equipe. Precisa entender o que motiva e o que desmotiva cada integrante de sua equipe e alinhar todos os fatores que tragam a motivação.


Não é difícil você ver pessoas desmotivadas ao seu redor. Mas vamos aqui apontar alguns sinais de desmotivação:

  • Seus profissionais estão sempre olhando para o relógio; 
  •  Os atrasos e faltas são frequentes; 
  •  Você observa mudanças de humor e comportamento; 
  • Os profissionais passam muito tempo longe do espaço de trabalho; 
  • Existem um distanciamento entre os profissionais; 
  •  Falta de foco nas atividades; 
  •  É frequente ouvir observações e comentários inapropriados; 
  •  Há uma queda na produtividade; 
  •  Os conflitos entre os profissionais são constantes.

Se você já observou um ou mais itens acima em um ou mais profissionais da sua equipe, é hora de ficar atento e principalmente agir.


Um líder sempre está atento aos sinais emitidos por sua equipe, seja na comunicação direta ou nas mudanças de comportamento.


Mas, antes de falar das consequências, precisamos entender o que leva um profissional a se desmotivar. Lembrando que um profissional desmotivado tende a levar desmotivação para toda a equipe.


O primeiro motivo que eu quero apontar como causador da desmotivação de seus profissionais é a falta de conexão com o negócio. Quem já leu minhas colunas ou acompanha meu conteúdo nas Redes Sociais, já me ouviu falar em vestir a camisa.


Muitos gestores e líderes reclamam que a equipe não veste a camisa da empresa. E eu afirmo que a culpa não é só do profissional. Muitas vezes, ele não sabe qual é a camisa! Seu profissional precisa entender a missão, a visão e os valores de sua empresa para se conectar, para vestir a camisa.


Isso leva também ao segundo motivo: a falta de oportunidade ou a falta de conhecimento das oportunidades. Se o seu profissional não sabe a visão da empresa, quais são os planos para os próximos anos, não sabe onde pode se encaixar nesses planos e o quanto ele pode crescer.


Outro motivo que faz com que seus profissionais fiquem desmotivados é a falta de reconhecimento. Isso mesmo, seu profissional precisa ser reconhecido por seus méritos, por seu crescimento, por seu desenvolvimento. 


Ao reconhecer, você está aprovando e, é natural do ser humano buscar a aprovação.

Os conflitos constantes também trazem desmotivação para a equipe. Ninguém gosta de estar em ambientes onde as pessoas não se entendem, discutem e brigam.


O feedback deve ser uma prática saudável entre um líder e os profissionais de sua equipe. Porém, quando esse feedback é inadequado também trará desmotivação para a equipe. Alterar a voz, usar vocabulário impróprio e não apresentar sugestões de mudança são alguns dos comportamentos que não são aceitos em um feedback.


E por fim, a falta de credibilidade da empresa leva a desmotivação aos profissionais. Se um profissional não acredita na empresa onde está atuando, não ficará motivado a produzir! Ele precisa acreditar no propósito da empresa, em suas metas e em sua liderança.


Agora vamos às consequências da desmotivação, dos reais motivos pelos quais você deve motivar a sua equipe:


Produtividade 

É claro que a desmotivação levará o profissional a ter baixa produtividade. Nenhum profissional irá se esforçar para produzir sua capacidade máxima se não tiver motivação para isso. O profissional desmotivado se distrai com mais facilidade o que gera aumento da procrastinação.


Remuneração

No mercado da beleza, a baixa produtividade aumentará ainda mais a desmotivação, pois nossos profissionais tem seus ganhos atrelados à sua própria produtividade. A remuneração vai diminuir e as consequências são potencializadas.


Clima Organizacional 

Dentro de uma empresa, o Clima Organizacional é como as pessoas se sentem naquele ambiente. Se as pessoas se sentem bem, gostam de estar ali, o clima é bom. Porém, se as pessoas não se sentem bem, o Clima Organizacional é ruim. A falta de motivação dos profissionais irá tornar o Clima Organizacional ruim a cada dia mais.


Absenteísmo 

Esse índice mostra o nível de faltas e atrasos no trabalho. Quanto maior esse índice mais os profissionais se ausentam de seus postos de trabalho. O que é claro, provoca uma diminuição na produtividade e consequentemente, no faturamento da empresa.


Rotatividade 

Se o profissional está desmotivado, ele vai embora. E novamente o gestor terá todo o trabalho para buscar um novo profissional no mercado de trabalho.


Atendimento ao cliente

Com o profissional desmotivado, o atendimento não será de excelência como esperado. O cliente também irá sentir a desmotivação do profissional e muito provavelmente irá embora.


Imagem da empresa 

Profissionais desmotivados falam mal da empresa, aumentam o absenteísmo e a rotatividade. Quando o cliente observa que a equipe muda constantemente, logo forma uma imagem negativa da empresa e da gestão.


Apenas com essas consequências que apontei aqui você já pode observar que se não motivar sua equipe terá sérios problemas: 

  • perderá tempo sempre contratando novos profissionais;
  • terá clientes insatisfeitos com o atendimento;
  • terá constantes problemas com a agenda causados pelas faltas e atrasos e;
  • perderá muito dinheiro seu faturamento vai diminuir mais a cada dia.

 

Podemos ficar aqui horas apontando as consequências de uma equipe desmotivada. Se você não agir agora mesmo e permitir que seus profissionais continuem desmotivados pode até ir à falência. Então meu querido gestor mãos à obra!


 

Se precisar de ajuda, é só chamar!


Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

www.giovanaquini.com.br

avatar GIOVANA QUINI TANGANELLI
Giovana Quini Tanganelli
Com mais de 30 anos de experiência em gestão empresarial, me especializei nos últimos 15 anos na área da saúde, beleza e bem-estar. Atuo como palestrante e mentora, ajudando profissionais a se transformarem em Empresárias da Beleza.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3845 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?