Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

Propósito na Vida e na Carreira: Transformando Reflexões em Ação

avatar TIAGO CORREIA DA CUNHA
Tiago Correia Da Cunhafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt4
Propósito na Vida e na Carreira: Transformando Reflexões em Ação
4 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 27 SET. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Sempre ouvimos falar de propósito, e muitas vezes até estabelecemos alguns em nossas vidas, mas é justamente sobre isso que quero refletir neste texto com vocês.


Em minha visão, o propósito deveria ser único e de certa forma ter características de longevidade. Sou adepto a estabelecermos um propósito único para nossas vidas, e que este propósito seja capaz de traduzir tudo aquilo que queremos. Mas às vezes encontramos dificuldades para compreender e definir um propósito único em nossas vidas.


Essa dificuldade muitas vezes se traduz na forma em como vemos o mundo à nossa volta. Um mundo acelerado, imediatista, hiperconectado, e ao mesmo tempo cheio de desafios e problemas. E muitas vezes ficamos como Alice, no livro Alice no País das Maravilhas em seu diálogo com Absolem. No diálogo, ao se encontrarem, Absolem pergunta a Alice: quem és tu? E Alice responde que não poderia responder, pois já sofreu tantas mudanças desde que ali chegou que já não sabe quem é. E assim, inconstantes, preso às mudanças pelas quais passamos, somos impactados pelo mundo à nossa volta e ficamos no piloto automático.


Em seu livro A Lógica do Cisne Negro, Nassim Taleb nos traz uma reflexão que explica tal comportamento, porém não é a única explicação para tal. Para o autor temos uma limitação severa no aprendizado, pois aprendemos por meio da observação e ou experiências que temos. E isso indica uma fragilidade de nosso conhecimento. Sendo assim e tomando consciência dessa limitação, precisamos então mudar a forma como vemos o ambiente à nossa volta. Criar um mecanismo que nos leve a perceber o mundo em que vivemos com outras lentes.


E olhar com outros olhos é possível! Nietzsche filósofo alemão em seu Livro Humano demasiado humano diz que não existem fatos eternos, assim como não existem verdades absolutas, eu costumo dizer que toda história tem três lados: o meu, o seu e a verdade. E assim, quando entendemos que um ponto de vista nada mais é do que a vista de um ponto, começamos a entender de forma mais ampla o mundo em que vivemos.



O propósito e sua essência


Feita então esta contextualização, vamos entender o que é propósito em sua essência, se procurarmos seu significado na língua portuguesa teremos a seguinte definição:


Intenção (de fazer algo), projeto, desígnio; aquilo que se busca alcançar, objetivo, finalidade, intuito.


Entender o propósito em sua essência é primordial para que possamos realmente encontrar algo pelo qual valha a pena viver. Existe uma frase que diz: Em um omelete com bacon, a galinha está envolvida, mas o porco está comprometido.


Ter propósito é se doar, e se comprometer com aquilo que se acredita e que se pode contribuir para com os outros. O propósito é individual mas seus efeitos são coletivos.


Demorei 35 anos da minha vida para encontrar meu propósito, não foi fácil, tive que olhar o mundo de diferentes óticas em vários momentos da minha vida, precisei compreender que todos nós temos um ponto cego e que muitas das verdades em que acreditava nunca se concretizaram. Vou aqui compartilhar meu propósito com vocês, este propósito único rege minha vida pessoal e profissional, assim as palavras abaixo regem minhas ações, meus pensamentos e minhas decisões:


"Inspirar pessoas através do conhecimento, da empatia e com sabedoria de modo que elas possam ser agentes de transformação pelo mundo em todos os sentidos da vida, espiritual, pessoal e profissional".


Porém para estabelecer um propósito único é preciso que façamos um alinhamento entre nossos objetivos pessoais e profissionais. Para tal gostaria de deixar abaixo algumas questões para você leitor refletir, para por alguns minutos leia as questões abaixo e na sequência reflita sobre elas:


  • Qual é meu propósito na vida? 
  • Quais são meus valores?
  • O que é inegociável? 
  • O que estou fazendo para evoluir? 
  • Como quero ser percebido por mim? 
  • Se a empresa deixar de existir, que diferença faria? 
  • O que a empresa deseja alcançar? 
  • Que comportamentos são desejados e não tolerados para garantir o sucesso da organização?


Após refletir sobre estas questões podemos concluir que para estabelecer um propósito precisamos ter autoconhecimento. Ao exercitarmos a reflexão sobre nós mesmos é necessário que conheçamos os papéis que desempenhamos, pois nosso propósito também precisa estar alinhado a eles. Descobrir porque somos pais, filhos, amigos, colaboradores, chefes, voluntários, nos ajuda a encontrar o sentido e o propósito para uma atividade e vida mais produtiva. O propósito é transformar visão em realidade.


E Para fecharmos aqui nossa Reflexão sobre o Propósito gostaria de compartilhar alguns ensinamentos que encontrei no Livro Alice no País das Maravilhas.


 

Os ensinamentos de Alice


O livro é cheio de reflexões filosóficas e muitas delas nos leva a compreender nosso papel no mundo em que vivemos, suas personagens nos traz insights maravilhosos sobre a compreensão do Mundo a nossa volta:


O coelho sempre em movimento, nunca para para agir. Quantas vezes estamos em movimento, buscando o tempo todo mas nunca reduzimos a velocidade para compreender o que está acontecendo à nossa volta.


A lagarta nos mostra a importância da flexibilidade e da adaptabilidade em percebermos nossos diferentes momentos e como devemos nos adaptar a eles.


O chapeleiro maluco nos ensina a importância de viver o presente de se manter conectado com o agora. Pois não devemos viver presos ao passado mas aprender com ele, e o futuro incerto, não deve ser o direcionador de nossas vidas.


A rainha de copas nos mostra a importância dos relacionamentos, de estabelecer boas relações a fim de que as mesmas sejam prósperas.


O gato nos ensina o senso de propósito, nos ensina a refletir que não importa onde nós estejamos se soubermos para onde queremos ir.


E aqui finalizando nossa reflexão sobre propósito gostaria de deixar uma frase do autor Rohit Bhargava que o futuro irá pertencer às pessoas que desenvolverem a capacidade de ver o que as outras não veem.


E como dizia o Grande Mestre Ariano Suassuna:


O otimista é um tolo!

O pessimista é um chato!

Eu prefiro ser um realista esperançoso!

Que todos nós possamos ser realistas e esperançosos.

 

Um grande abraço,

 

Tiago Cunha

Consultor Sebrae Paraná

Especialista em Inovação

Apaixonado por livros e Filosofia


avatar TIAGO CORREIA DA CUNHA
Tiago Correia Da Cunha
Mestre em Administrao Pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Consultor do SEBRAE/PR - Atuando na Regional Norte - Escritrio de Apucarana e Vale do Iva Professor Universitrio Apaixonado por livros e Inovaofavorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5313 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?