Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

O processo de autoconhecimento no ato de empreender

avatar LUCIANA NUNES PIRES
Luciana Nunes Piresfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O processo de autoconhecimento no ato de empreender
Criado em 15 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Empreender vai muito além de montar uma empresa. Vivemos em um mundo repleto de necessidades e dores e, quando começamos a ficar incomodados com essas questões e desejamos encontrar soluções para os problemas de forma ativa, partimos para o empreendedorismo. Isso pode ser feito através de uma empresa, movimento ou mesmo em uma reunião de condomínio. Se você está ajudando na transformação de algo para melhor, você é um empreendedor. 


Em que parte entra o autoconhecimento nessa história? O primeiro passo importante para identificarmos oportunidades é conhecendo a nós mesmos. O barulho de fora nos impede de enxergar as coisas com mais clareza e assertividade. É comum muitos se questionarem por fazerem o que fazem ou perderem aquilo que mais têm de valor - o tempo - com o que não edifica e esses são os resultados de escolhas inconscientes e feitas no piloto automático... Um erro comum ao longo da nossa jornada como seres humanos, mas que pode ser modificado.


Nesse contexto, olhar para si mesmo com verdade é a melhor maneira de se manter desperto. Quando enxergamos e aceitamos as nossas vulnerabilidades, adquirimos a humildade necessária para a evolução. Entendemos que faz parte da nossa espécie a imperfeição e que podemos ser melhores ao invés de nos apoiarmos em pretensa perfeição ou recusa de perfectibilidade. O autodesenvolvimento precisa ser o nosso principal foco. 


Ao ganharmos essa consciência, o desejo de ajudar um pouco o mundo torna-se mais factível, pois sabemos quem somos em essência e desenhamos o nosso sentido. 

Estudamos como trazer esse olhar de dentro para fora e convertemos aquilo que está no pensamento em propósito com a certeza de 

que, mesmo sendo improvável mudarmos tudo à nossa volta, ainda assim é possível provocar alguma interferência. 


avatar LUCIANA NUNES PIRES
Luciana Nunes Pires
O que fazer, como fazer e por que fazer o que se faz? | 10 anos assessorando executivos na maior empresa brasileira de capital aberto | Empreendendo favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!