Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

O ponto comercial

avatar LUANA CRISTINA OLIVEIRA FLUES
Luana Cristina Oliveira Fluesfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O ponto comercial
Criado em 31 MAR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Na comunidade do Sebrae, já foi discutido anteriormente a importância do plano de negócios. Isso é fundamental para definir a identidade da empresa e o seu posicionamento no mercado e na sociedade.


Entretanto, não é o bastante saber o que é a empresa, é preciso também saber onde ela está localizada. A localização pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de um negócio, por isso é fundamental estudar e escolher cuidadosamente o local onde a empresa será estabelecida.


Especialmente mas não exclusivamente para empresas de varejo, a escolha do ponto é muito importante. De acordo com o Sebrae, 40% das pequenas empresas vão à falência por uma escolha errada do ponto. Escolher um ponto ideal, às vezes, não define-se apenas por atender uma demanda local.


É importante considerar fatores como fluxo de pessoas, perfil dos consumidores, localização da concorrência, facilidade de acesso, infraestrutura do local, entre outros aspectos relevantes para o tipo de negócio que se pretende abrir.

O que é o ponto comercial

  • O ponto comercial é o local físico onde uma empresa ou negócio é estabelecido para operar suas atividades comerciais. 
  • É uma decisão importante que os empreendedores precisam tomar durante o processo de abertura de um novo negócio, já que a escolha do local pode influenciar diretamente no sucesso da empresa.

Conheça o comportamento do público

Conhecer o comportamento do público-alvo é importante para a escolha do ponto. Os costumes, hábitos, o status e a condição socioeconômica dizem muito sobre que tipo de empresas um determinado local comporta.


Um shopping center pode não ser a melhor escolha para uma padaria, por exemplo; assim como pode não ser comum uma lanchonete estar afastada de áreas de grande circulação.


Além de escolher um bom ponto, é preciso cuidar muito bem desse ponto. Também segundo o Sebrae, uma aplicação bem feita de visual merchandising (técnica do marketing responsável por potencializar o ponto de venda) tem potencial para causar um aumento de 12% a 40% nas vendas.


De acordo com cada caso, um simples rearranjo do mobiliário e da disposição dos produtos pode trazer resultado em vendas, sem a necessidade de investir muito no começo.


Verificar a regulamentação específica para a região escolhida, a vizinhança, a circulação de pessoas em diferentes horários, quantidade (e tipo) de concorrentes e outras lojas que atraem pessoas, infraestrutura e conveniências como estacionamento e/ou proximidade de transporte público são boas dicas para a escolha do ponto ideal.


Outra dica importante para escolher o ponto comercial perfeito para o seu negócio é observar e anotar com frequência o comportamento dos clientes dentro da loja. Ver como eles andam, quanto tempo observam, que produtos manuseiam, o trajeto percorrido, e tornar sua loja mais conveniente para este comportamento somam muitos pontos a seu favor.


Conclusão


De fato, a escolha do ponto comercial é uma das decisões mais importantes para o sucesso de um negócio, especialmente para pequenas empresas que estão começando. Um ponto mal escolhido pode prejudicar a visibilidade e a acessibilidade da empresa, bem como limitar o seu potencial de venda e crescimento.

avatar LUANA CRISTINA OLIVEIRA FLUES
Luana Cristina Oliveira Flues
favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3850 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?