Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightCidade Empreendedorakeyboard_arrow_rightArtigos

O poder do seu voto

avatar ALINE GEANI BARBOSA DOS SANTOS
Aline Geani Barbosa Dos Santosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O poder do seu voto
Criado em 23 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Votar é seu dever cívico. Este é um sentimento bastante comum, especialmente a cada novembro, quando o dia da eleição se aproxima. Mas o que isto realmente significa? A consciência do eleitor sobre o valor do seu voto é a peça-chave em uma democracia.

Há quem pense que um único voto não faça diferença em uma eleição, mas é aí que está o engano, o seu voto pode trazer uma enorme transformação para o povo. Muitas vezes, este pensamento é devido à falta de orientação política.

Para entender mais sobre a importância do seu voto, separamos alguns motivos que justificam por que ele é tão importante e decisivo para toda a população brasileira.

Quem foi eleito te representa

A importância do seu voto pode ser claramente exposta quando você tem a consciência de que quem está no poder te representa. Por isso, é importante analisar a ficha do candidato. Ele tem ficha limpa? Quem são seus apoiadores? Quais pessoas estão por trás de sua campanha? Esses questionamentos são importantes para que você fuja de políticos que possuem histórico ou ligações com pessoas corruptas.

O rumo do país, do seu estado e da sua cidade depende do seu voto

O rumo de um país está nas mãos dos eleitores, pois com o voto eleitoral é possível eleger quem estará no governo representando o povo. O governo de uma nação é o reflexo da sociedade que o elegeu. Nós somos responsáveis pelo nosso futuro e devemos entregá-lo nas mãos de candidatos comprometidos e responsáveis.

Exerça sua cidadania

Votar é um dos maiores atos democráticos de um país: significa que você está exercendo a cidadania e cumprindo o seu direito garantido por lei de votar. Além de exercer seu papel na sociedade, você está demonstrando que confia no candidato, e aprova seus projetos políticos.

Não venda seu voto

Ao vender o seu voto, você se torna tão corrupto quanto quem compra. Um candidato que simplesmente paga para vencer não está disposto a trabalhar pelo povo. Muitos políticos se aproveitam de pessoas vulneráveis para conseguir votos, prometendo suprir suas necessidades. Lembre-se de que a compra de votos é crime!

Um cenário mais favorável

Para mudar o cenário atual para algo mais favorável, o voto consciente, tanto no candidato quanto no partido, é o maior poder do cidadão. 

Alguns pontos devem ser exigidos dos futuros governantes, como saúde de qualidade, investimentos na educação e segurança pública, combate à fome, defesa do meio ambiente, reconhecimento de direitos às mulheres, aos trabalhadores, à diversidade e o principal: manutenção de um país laico, que nada mais é do que a garantia de um governo igualitário para todos, independentemente de crenças e religiões.

 O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.

                                                                                    Arnold Toynbee, historiador britânico

 

Gostou? Quer saber mais? 

Então Participe da Comunidade Cidades Excelentes 


 

avatar ALINE GEANI BARBOSA DOS SANTOS
Aline Geani Barbosa Dos Santos
Gestora da Central de Relacionamento Digital de Ambiente do SEBRAE/PR e especialista em gestão de projetos.favorite_outline Seguir Perfil
capa Cidade Empreendedora
Cidade Empreendedora
people 714 participantes
Essa comunidade tem por objetivo dialogar sobre boas práticas e desenvolvimento nos territórios e cidades do Paraná.
fixo
Em alta
Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
25 nov. 2023Sala do Empreendedor de Cafezal do Sul traz nova visão para o município
Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
11 out. 2022Trilha Agente de Desenvolvimento Vitorino
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?