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O poder das experiências para o Marketing Turístico

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O poder das experiências para o Marketing Turístico
Criado em 17 OUT. 2022
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Você sabia que grande parte das escolhas de viagem é feita com base na propaganda boca a boca?


Além de se informar no mundo digital, quando for viajar é em sua rede de contatos mais próxima que o turista se baseia para criar as expectativas de sua viagem. Ele também absorve os sentimentos dos viajantes desconhecidos que avaliam os lugares por onde passaram, expressando-se nas redes sociais e disso tira impressões.


Neste sentido, viajantes que já consumiram o produto turístico têm grande poder de influência sobre o turista que está por decidir sua viagem e produtos, pois carregam em si as memórias dos destinos que visitaram.


Memorável é a qualidade daquilo que se tem ou terá memória e já dizia o neurocientista, António Damásio (citado por SCHELP, 2010):


...não existe memória sem emoção.


Por conta das emoções vividas nem um destino turístico, os viajantes podem ter boas, péssimas, ou ainda, nenhuma memória de sua experiência de consumo:

  • Se não tiverem lembrança ou esta for muito vaga, provavelmente o produto turístico não tocou suas emoções e apenas os satisfez. Ficou aquela sensação de tanto faz, a viagem não surpreendeu, não arrebatou.
  • Se tiverem memória do produto turístico e esta for ruim, provavelmente passaram por uma emoção negativa que os impactou: um mal atendimento, um cheiro ou gosto desprezível, um cenário repugnante, uma decepção quanto às expectativas formadas antes da viagem.
  • Mas quando os viajantes têm memória do produto turístico e esta é positiva mesmo depois de um bom tempo é porque a viagem foi emocionante! Foram encantados, suas expectativas foram superadas, seus sentidos foram tocados tornando-se esta uma experiência positivamente memorável.

É aqui que reside o poder das experiências memoráveis para o marketing de produtos turísticos, sejam boas ou ruins, as memórias deixadas nos viajantes tornam-se o verdadeiro cartão de visitas do produto turístico.


Todos sabemos a máxima sobre a propaganda boca a boca:

  • O cliente conta uma experiência negativa para até 8 pessoas, pois está frustrado.
  • Conta para apenas 2 pessoas, se estiver satisfeito é o tanto faz.
  • Há pesquisas que comprovam que 64% dos que participaram de alguma experiência genuína comentaram a seus amigos e conhecidos. Em alguns casos, isso chega a se equiparar ou superar o nível de propagação das experiências negativas!

Fica aqui a indagação:


Que impressões e memórias você tem deixado em seus visitantes? O que eles andam falando por aí do seu produto turístico?

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Junior Baggio
Pai, marido, amigo, viajante inveterado e montanhista. Professor, Palestrante e Consultor em Turismo pela Zapping Consultoria, especialista em Experiências de Consumo. Arquiteto e Urbanista, Bacharel em Administração, Tecnólogo em Hotelaria, Especialista em Gestão de Pessoas, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas.favorite_outline Seguir Perfil
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