Você sabia que grande parte das escolhas de viagem é feita com base na propaganda boca a boca?
Além de se informar no mundo digital, quando for viajar é em sua rede de contatos mais próxima que o turista se baseia para criar as expectativas de sua viagem. Ele também absorve os sentimentos dos viajantes desconhecidos que avaliam os lugares por onde passaram, expressando-se nas redes sociais e disso tira impressões.
Neste sentido, viajantes que já consumiram o produto turístico têm grande poder de influência sobre o turista que está por decidir sua viagem e produtos, pois carregam em si as memórias dos destinos que visitaram.
Memorável é a qualidade daquilo que se tem ou terá memória e já dizia o neurocientista, António Damásio (citado por SCHELP, 2010):
...não existe memória sem emoção.
Por conta das emoções vividas nem um destino turístico, os viajantes podem ter boas, péssimas, ou ainda, nenhuma memória de sua experiência de consumo:
É aqui que reside o poder das experiências memoráveis para o marketing de produtos turísticos, sejam boas ou ruins, as memórias deixadas nos viajantes tornam-se o verdadeiro cartão de visitas do produto turístico.
Todos sabemos a máxima sobre a propaganda boca a boca:
Fica aqui a indagação:
Que impressões e memórias você tem deixado em seus visitantes? O que eles andam falando por aí do seu produto turístico?