Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightVarejo keyboard_arrow_rightArtigos

O poder da sua imagem pessoal

avatar PAULINA BACK
Paulina Backfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O poder da sua imagem pessoal
Criado em 26 JUN. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

 

O tempo todo estamos comunicando alguma coisa através da nossa imagem pessoal. A forma como nos vestimos, como nos comportamos, nossas expressões faciais e corporais sempre comunicam algo sobre quem nós somos e nossos valores.


Também é relevante saber que a nossa imagem pessoal depende da percepção que os outros tem a nosso respeito.


Pesquisas afirmam que, em um primeiro encontro, 93% das pessoas criam uma opinião sobre quem nós somos apenas observando a nossa imagem, e nesse momento decidem se vale a pena ouvir ou não o que temos para falar. Por isso causar uma boa primeira impressão é imprescindível, pois é neste momento que o meu interlocutor vai decidir se vai me dar o seu tempo, confiança e dinheiro.


Mas é possível gerenciar essa percepção do nosso interlocutor. As nossas escolhas ao nos vestir dependem de quem nós precisamos ser naquele dia.

Avalie:

  • Quais são os papéis que eu vou representar neste dia?
  • Qual é a intenção da imagem que eu preciso comunicar?
  • A minha personalidade e gostos pessoais podem interferir na minha imagem profissional?
  • Eu pareço ser quem eu digo que eu sou?

Não basta ser, é preciso parecer. Roberto Justus.


Para gerenciar a sua imagem, você pode e deve decidir quem você quer ser e pelo o que você quer ser reconhecido.


A palavra chave é adequação. Entender qual é a mensagem que desejamos comunicar pode fortalecer a nossa vida pessoal e profissional.


A nossa imagem e comportamento devem ser intencionais. Procure manter coerência e consistência na percepção da sua imagem em todos os círculos de relacionamento da sua vida.


Tenha um posicionamento.


É necessário assumir a responsabilidade pelas marcas que deixamos por onde a gente passa e avaliar quais marcas nós queremos deixar. Pelo o que queremos ser lembrados.


Outra pesquisa revela que 60% das conversas entre pessoas adultas são a respeito de pessoas que não estão presentes, ou seja, sobre a percepção que deixamos naquele ambiente.


Algumas atitudes comportamentais como: postura ereta, olhar nos olhos, aperto de mãos firme e um leve sorriso, são formas de expressão corporal que comunicam auto confiança, respeito, credibilidade e empatia. São qualidades valorizadas em qualquer ambiente, e quando existe consistência dessas atitudes, a nossa imagem pessoal e reputação ficam fortalecidas.


Procure saber por quais características você é lembrado hoje e fortaleça os seus pontos fortes para que, a sua comunicação não verbal seja sua aliada na construção de uma marca pessoal poderosa.

 

Gostou?! Curta e comente conosco.

avatar PAULINA BACK
Paulina Back
Empresria e Consultora de Imagem. Especialista em identificar e desenvolver o estilo pessoal. Ministra workshops sobre comunicao no verbal, composio de looks, coordenao de cores e personal branding.favorite_outline Seguir Perfil
capa Varejo
Varejo
people 3898 participantes
Um local criado para oferecer ao EMPRESÁRIO DO VAREJO conteúdos relevantes e atualizados, tendências, cursos e interação com atores do ecossistema, gerando conhecimento e networking.
fixo
Em alta
Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
09 nov. 2021Canvas de Vendas: uma ferramenta simples, visual e prática para a sua empresa
Como a automação industrial impacta nossas vidas
09 ago. 2021Como a automação industrial impacta nossas vidas