O tempo todo estamos comunicando alguma coisa através da nossa imagem pessoal. A forma como nos vestimos, como nos comportamos, nossas expressões faciais e corporais sempre comunicam algo sobre quem nós somos e nossos valores.
Também é relevante saber que a nossa imagem pessoal depende da percepção que os outros tem a nosso respeito.
Pesquisas afirmam que, em um primeiro encontro, 93% das pessoas criam uma opinião sobre quem nós somos apenas observando a nossa imagem, e nesse momento decidem se vale a pena ouvir ou não o que temos para falar. Por isso causar uma boa primeira impressão é imprescindível, pois é neste momento que o meu interlocutor vai decidir se vai me dar o seu tempo, confiança e dinheiro.
Mas é possível gerenciar essa percepção do nosso interlocutor. As nossas escolhas ao nos vestir dependem de quem nós precisamos ser naquele dia.
Avalie:
- Quais são os papéis que eu vou representar neste dia?
- Qual é a intenção da imagem que eu preciso comunicar?
- A minha personalidade e gostos pessoais podem interferir na minha imagem profissional?
- Eu pareço ser quem eu digo que eu sou?
Não basta ser, é preciso parecer. Roberto Justus.
Para gerenciar a sua imagem, você pode e deve decidir quem você quer ser e pelo o que você quer ser reconhecido.
A palavra chave é adequação. Entender qual é a mensagem que desejamos comunicar pode fortalecer a nossa vida pessoal e profissional.
A nossa imagem e comportamento devem ser intencionais. Procure manter coerência e consistência na percepção da sua imagem em todos os círculos de relacionamento da sua vida.
Tenha um posicionamento.
É necessário assumir a responsabilidade pelas marcas que deixamos por onde a gente passa e avaliar quais marcas nós queremos deixar. Pelo o que queremos ser lembrados.
Outra pesquisa revela que 60% das conversas entre pessoas adultas são a respeito de pessoas que não estão presentes, ou seja, sobre a percepção que deixamos naquele ambiente.
Algumas atitudes comportamentais como: postura ereta, olhar nos olhos, aperto de mãos firme e um leve sorriso, são formas de expressão corporal que comunicam auto confiança, respeito, credibilidade e empatia. São qualidades valorizadas em qualquer ambiente, e quando existe consistência dessas atitudes, a nossa imagem pessoal e reputação ficam fortalecidas.
Procure saber por quais características você é lembrado hoje e fortaleça os seus pontos fortes para que, a sua comunicação não verbal seja sua aliada na construção de uma marca pessoal poderosa.
Gostou?! Curta e comente conosco.