Você tem noção do PODER DA DECISÃO, na sua vida hoje? Quantas decisões você toma por dia, tem ideia? A verdade é que toda e qualquer ação nossa, no dia a dia, é baseada em decisões. Desde decisões básicas e mínimas, como: o que eu vou comer no café da manhã até decisões mais importantes e estratégicas como: iniciar um novo projeto profissional.
Kátia Teixeira foi uma das palestrantes da Feira do Empreendedor 2020, promovida pelo Sebrae, com a sua palestra sobre O poder da decisão.
Kátia é empresária desde 1984 e fundou 14 empresas em sua trajetória empreendedora, sendo que algumas ela vendeu, outras doou, algumas fechou e também quebrou.
Nascida em uma família pobre, mãe costureira e capitalista e seu pai, alfaiate e assistencialista, que sempre afirmava que se algum dia precisasse de ajuda, o Governo iria ajudá-los. Bom, com essa história criada pela sua família ela já muito pequena sabia que o poder de decisão cabe a cada um.
Aos 17 anos perdeu seu pai repentinamente e 4 meses depois, sua mãe foi atropelada e passou por muitas complicações no hospital. Diante dessa situação, um tio a aconselhou a vender todas as máquinas de costura da sua mãe e assim ela fez para arcar com as despesas de quem ajudou com o acidente.
Bom, sem dinheiro ela lembrou do que seu pai sempre falava: Se precisarmos, o Governo irá nos ajudar e foi até a Câmara Municipal de São Paulo e ficou lá o dia todo, até que conseguiu com insistência, seu primeiro emprego, que perdurou por 12 anos.
Enquanto trabalhava na Câmara, já teve sua primeira empresa: viu a necessidade de vender brindes para os políticos e contou com a ajuda do Sebrae para desenvolvê-la.
Ela conta que a segunda vez que quebrou foi um marco na vida dela. Entrou em um ciclo vicioso, estava com muitas dívidas e fugindo de oficiais de justiça. Em um dia, ao deixar seus filhos na escola, o oficial de justiça a esperava para levar seu carro e a partir daquele dia ela decidiu que iria conjugar novos verbos.
Katia reflete que quando falamos em poder de decisão, não controlamos o que outro sente por você. Se ele gosta ou não de você e também o que o outro diz, fala ou pensa. E que suas decisões vão impactar você para o resto da sua vida, por isso a importância de ter noção de que tipo de decisão vamos tomar.
Para ela, alguns passos são necessários para tomar decisões mais assertivas, sendo eles:
- Identificar o problema ou a oportunidade;
- Quais as alternativas de resolução (perdas e ganhos e suas consequências);
- Tomar a decisão;
- Implementar;
- Avaliar o resultado.
Por fim, ela dá algumas dicas de verbos que devemos conjugar em nossas vidas:
- Agradecer - acorde e agradeça todos os dias a vida que você tem.
- Declarar o que você quer - especifique 3 micro metas diárias.
- Doar - ninguém é tão rico que não pode receber nada de ninguém e ninguém é tão pobre que não pode ajudar alguém.
Quando você opta por empreender, você opta por acordar desempregado todos os dias e isso é sensacional, pois você tem a possibilidade de criar.
Este foi um dos conteúdos incríveis que tivemos durante a Feira do Empreendedor!
Um abraço,
Bianca Becker.