Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

O poder da autoconfiança na gestão empreendedora

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O poder da autoconfiança na gestão empreendedora
Criado em 24 JUN. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Se você pudesse mudar um aspecto sobre você que a faria uma empreendedora melhor, o que seria? Mas há um fator que pode torná-la uma empreendedora melhor, mais feliz e aumentar suas chances de sucesso: a autoconfiança!

Quando você está apenas começando, pode ser difícil ter confiança na jornada empreendedora. Você provavelmente está preocupada que as coisas não deem certo. Você pode até não estar confiante o suficiente para contar às pessoas sobre o seu negócio. 

No entanto, construir a autoconfiança é crucial tanto para sua saúde mental quanto para o sucesso geral como empreendedora.

Por que a autoconfiança é importante na gestão empreendedora?

Como empreendedora, ter autoconfiança trará benefícios que vão muito além de apenas se sentir bem consigo mesma. Sua confiança afeta tudo em que você está envolvida e a ajudará a viver a vida de sucesso com a qual você sonha. Abaixo estão as principais razões pelas quais ter confiança como empreendedora é importante!

Você tomará decisões poderosas: ser uma empreendedora significa que você será regularmente confrontada com a tomada de decisões. Ao tomar decisões sobre o seu negócio, você precisa ter certeza de que está fazendo a escolha certa e que pode dizer sim com confiança. 

Ter autoconfiança ajuda a saber que você toma boas decisões, permitindo que você confie em seus instintos e não viva em um espaço de insegurança e medo.

Você se sentirá mais bem-sucedida: muito do seu sucesso na vida vem da sua percepção de sucesso. Ter autoconfiança a ajudará a se sentir bem consigo mesma e com as coisas que realizou. Você aceitará mais facilmente que é ser bem-sucedida e terá menos dificuldade em reconhecer quando isso acontecer. Quando você está acostumada com uma mentalidade de "falta'', provavelmente verá o lado negativo das coisas. 

Ter confiança em si mesma e em seu negócio irá te preparar para uma mentalidade de sucesso e permitirá que você sinta todas as conquistas que surgirem em seu caminho.

Você aceitará mais facilmente o fracasso: o fracasso é um resultado inevitável de fazer movimentos em direção ao sucesso. Você terá falhas como empreendedora, é normal.

Nem todas as metas que você definir serão alcançadas e nem todas as decisões que você tomará serão boas. Mas ter confiança irá ajudá-la a aceitar essas adversidades como simplesmente parte do caminho para o sucesso. Sem confiança, você pode cair na crença de que, porque falhou, você é um fracasso. 

Ter confiança em si mesma e no seu negócio ajuda você a entender que seus fracassos são simplesmente um obstáculo ao longo de seu caminho para a ascensão.

Outros sentirão sua confiança: outra razão importante para priorizar a confiança em si mesma como empreendedora é que as pessoas a sentirão. Se você é uma empreendedora, provavelmente está tentando vender um produto ou serviço para outras pessoas. 

Por que alguém deveria acreditar em você ou no seu negócio se você não acredita em si mesma? Embora você possa pensar que os outros não estarão sintonizados com seus níveis de confiança, eles certamente sentirão quando você se sentir confiante e também quando não. 

Empreendedores que têm confiança atraem o que desejam. Apresentam o seu melhor aos seus potenciais clientes e esses clientes sentem a sua energia. Quando você sabe que é a melhor pessoa para fazer o trabalho e acredita em si mesma, os outros também acreditarão em você!

Como aumentar a autoconfiança?

Ter uma rede de apoio como a Comunidade Mulheres Empreendedoras na forma de amigos ou um coach de confiança pode ajudar muito a impulsionar seu sucesso. Apoie-se em sua rede de suporte e deixe-os ajudá-la em seus momentos de dúvida. Eles são suas pessoas de apoio por um motivo e provavelmente verão o melhor em você, mesmo quando você estiver tendo dificuldade em ver por si mesma.

Às vezes nossa falta de confiança vem de uma falha recente ou talvez de uma série de falhas percebidas. Uma ótima maneira de aumentar sua confiança é definir metas que você pode realmente alcançar e começar a atingi-las. Muitas vezes não somos capazes de atingir nossos objetivos, não porque somos um fracasso, mas simplesmente porque não temos metas definidas que sejam realistas ou alcançáveis.

Uma das melhores maneiras de aumentar sua confiança é refletir sobre as coisas incríveis que você já fez. Liste-as e dê crédito a si mesma por todas as suas conquistas. E lembre-se sempre de que você tem capacidade para conquistar tudo o que se propôs a fazer!


avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1783 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!