Muito se fala sobre a importância do papel do líder para o desenvolvimento de equipes vencedoras, que culmina no sucesso e perenidade das empresas no mercado.
Se já é complexo formar um time nas empresas por inúmeras questões, imagine formar um time com diversos líderes com o objetivo de realizar um trabalho em conjunto, de forma voluntária, com interesses políticos diferentes, posicionamentos e entendimentos diversos, vivendo uma realidade de incerteza, por conta da pandemia que está assolando 2020.
Muito comum se ouvir queixas dos líderes que atuam em empresas ou instituições, que já possuem uma jornada de trabalho desgastante, principalmente neste momento que todos precisamos fazer diferente, reinventar, recriar, inovar, pela condição imposta pela pandemia, que estão sem tempo. Atravessamos um período difícil, de stress, de desgaste emocional, mas é justamente neste momento, que os líderes precisam buscar dentro de si, toda sua força interior para vencer todos os dias novos desafios, de ajudar na construção de um futuro possível para todos.
O papel do líder é inspirar as pessoas com o seu exemplo.
Porém, nem todas as pessoas tem a capacidade da liderança junto aos seus grupos, pois existem pessoas que não conseguem mobilizar outras pessoas para algum tipo de ação. Mas, quem tem a capacidade de liderança, sabe da importância do seu envolvimento com as causas do seu município para que os resultados sejam alcançados, beneficiando a todos.
O líder, com seu olhar integrador, é movido pelo altruísmo de fazer com que as coisas aconteçam pelo bem comum. A integração de líderes empresariais, de instituições públicas e privadas e de instituições de ensino superior, traz força e riqueza de oportunidades de se encontrar soluções com grande potencial para alavancar rapidamente o desenvolvimento de uma região.
E você que tem essa nobre missão de liderar pessoas, como está a sua atuação neste momento?
Compartilhe suas percepções e opiniões aqui nos comentários.
Maria Erni Geich