Dados assustadores apontam que quase metade da população brasileira está inadimplente! Em alguns Estados brasileiros, esse percentual chega a quase 60%! Segundo matéria publicada pelo site "Invest News" houve uma discreta redução no número de inadimplentes no Brasil em 2023, e a quantidade de devedores continua em alta.
"De janeiro a maio de 2023, o número de inadimplentes cresceu, após desaceleração no final do ano passado. Segundo o levantamento do Mapa da Inadimplência no Brasil de junho de 2023, feito pela Serasa, o país contava com 71,45 milhões de brasileiros nesta situação, cerca de 43,78% da população. Foi a primeira queda do ano, de 0,63%. Ainda segundo o estudo, há hoje 262,8 milhões de dívidas acumuladas dos inadimplentes no país, um total de R$ 346,3 bilhões. O valor médio da dívida por pessoa era de R$ 4.846,15." (Disponível em: Mapa da inadimplência no Brasil: especialista fala sobre cenário atual (investnews.com.br).
Infelizmente, essa triste realidade faz parte da vida dos brasileiros e tende a piorar devido à problemas apontados pela Gerente do SERASA, Aline Maciel, como "o aumento da inflação, do desemprego, da carência de educação financeira e a falta de planejamento financeiro das famílias".
Apesar de existirem algumas medidas e consequência imputadas aos devedores como cadastro nos Serviços de Proteção ao Crédito, protestos, dificuldade em conseguir crédito, queda do Score, perda de negócios e impedimento para assumir cargos públicos, essas ações ainda são ineficazes contra os "maus pagadores" e quem mais sofre com a inadimplência, são AS EMPRESAS.
Atualmente, a principal causa do fechamento das empresas brasileiras é a "instabilidade financeira", que está diretamente relacionada à inadimplência. Isso é muito preocupante, pois as empresas que sofrem com a inadimplência dificilmente também conseguirão arcar com suas obrigações financeiras. A maioria das corporações brasileiras sofre com a terrível realidade da inadimplência, que já é a principal causa do fechamento das empresas!
O Serasa Experian, por meio do departamento de Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas, apresentou um estudo, baseado em agosto de 2023, período no qual foram registradas mais de 6,59 milhões de empresas inadimplentes de todos os portes, sendo 5,82 milhões delas Micro e Pequenas Empresas (MPEs)". (Disponível em: Sitecontabil > EMPREENDEDORISMO - Micro e Pequenas Empresas sofrem com a inadimplência).
Cabe ressaltar que não só as micro e pequenas empresas sofrem com a inadimplência. As grandes corporações também estão se rendendo à esta realidade causada pela negligência, falta de planejamento financeiro, pela ausência ou desqualificação de equipes especializadas em cobranças e negociações.
A maioria das empresas brasileiras têm buscado por assessorias sérias e especializadas em cobranças e recuperação de créditos, que além de atuarem minimizando os danos causados pela inadimplência, também atuem estrategicamente na manutenção e fidelização dos seus clientes.
A terceirização da cobrança é uma excelente alternativa para as empresas que buscam por economia, qualidade e fidelização de clientes.
Veja alguns benefícios da terceirização da cobrança empresarial:
Obrigado!
Por John Robert
Diretor Executivo - VIJO Soluções Corporativas