Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightNovos Negócioskeyboard_arrow_rightArtigos

O óbvio precisa ser dito!

avatar LIDIANE KUMPEL ROQUE
Lidiane Kumpel Roquefavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
O óbvio precisa ser dito!
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 30 OUT. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Você já se deparou com alguma situação em que o seu cliente ou o seu colaborador não entendeu o óbvio?

 

Se a sua resposta foi SIM, continue lendo porque tenho certeza de que fará sentido para você, assim como faz muito sentido para mim.

 

Conta-se uma história  (acredita-se que é verdadeira) que na Disney de Tóquio, o Vice-presidente reuniu os membros do elenco (como são chamados os colaboradores) e solicitou que deixassem o parque brilhando pois haviam muitos jornalistas a caminho.  Horas depois ele recebeu a informação que os membros do elenco limparam uma das principais atrações - a mansão mal-assombrada, onde os engenheiros da imaginação dedicaram 90 dias produzindo poeiras antialérgicas e teias de aranha artificial.

 

Deu ruim né? No mundo da comunicação e do atendimento ao cliente, existe uma regra de ouro que às vezes esquecemos: a importância de falar o óbvio. O que pode ser óbvio para mim, pode não ser para você.

 

Já aconteceu no seu atendimento, que aquilo que parecia elementar para você pode ser a peça que faltava no quebra-cabeça do cliente?

 

Pode ser a explicação de como usar um produto, o esclarecimento de uma política de reserva, adequar sua linguagem com o seu público, ou a simples garantia de que alguém está lá para ajudar em caso de dúvida. Esses detalhes aparentemente óbvios podem fazer toda a diferença na experiência do cliente.

 

Falar o óbvio não é subestimar a inteligência de alguém. É, na verdade, demonstrar empatia e consideração. É um gesto que mostra que você está disposto a guiar, apoiar e garantir que seu cliente esteja confortável e confiante em sua interação com você.

 

Então, da próxima vez que estiver prestes a segurar um óbvio, lembre-se de que, para o seu cliente, pode ser o elo que estava faltando na corrente da compreensão. Fale o óbvio, esclareça, oriente e faça com que seus clientes se sintam cuidados e valorizados. 


Afinal, a clareza é a base de qualquer relacionamento bem-sucedido, seja nos negócios ou em qualquer outra área da vida.


Até a próxima.

avatar LIDIANE KUMPEL ROQUE
Lidiane Kumpel Roque
favorite_outline Seguir Perfil
capa Novos Negócios
Novos Negócios
people 5611 participantes
Um espaço aberto para trocas de experiências sobre novos negócios. Se você já tem uma ideia de negócio, ou ainda não sabe por onde começar, este é o lugar certo! Aqui, você encontra conteúdos para te ajudar a ter sucesso nesta jornada empreendedora ¿¿
fixo
Em alta
Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
16 ago. 2022Sebrae Em Dados - Mercado de Produtos Naturais no Brasil
Sebrae em Dados - Salões de Beleza
15 out. 2022Sebrae em Dados - Salões de Beleza
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?