A edição do mapeamento realizada neste ano pelo Sebrae-PR, mostrou um aumento significativo de 36,4% em relação ao do ano anterior, de 2021, somando 522 novas startups, totalizando 1.956 apenas no estado do Paraná.
As startups são empresas novas, que efetivamente nasceram entre 2019 e 2020, passaram por desafios da pandemia, algumas se firmaram ano passado e outras, agora em 2022. Mesmo com pouco tempo de mercado, as startups buscam a formalização de seus negócios, já são mais de 70% formalizadas, possuindo CNPJ.
O que pode ser destacado por esse aumento de startups, são sem dúvidas, os fomentos que esse modelo de negócio recebe. Fomentos técnicos, financeiros, estruturais, etc, advindos de diversas bases tecnológicas, como ecossistemas, habitats de inovação, iniciativas, projetos, contribuindo para esse crescimento significativo.
Outro ponto que vale destaque, é a ampliação do número de mulheres entre as fundadoras de startups. Neste mapeamento mostrou que 64% dos fundadores são homens, sendo 36% com fundadoras mulheres, aumento considerável quando comparado ao mapeamento de 2019, lá apontava 16% com fundadoras mulheres.
O segmento de inovação pelas startups, é homogêneo no Paraná, ou seja, não são concentradas em grandes cidades, hoje se encontram espalhadas por mais de 108 municípios, em 27% do território do estado. Conheça algumas delas que se destacaram:
Agrotech, Contabilizei, EBANX, Bcredi, Herospark, Conquer, Olist, Pipefy, James Delivery, dentre outras.
Agora é com você, você já tinha conhecimento sobre esse cenário inovador, com excelentes oportunidades de negócios, que o Paraná possui? Deixa aqui embaixo para gente!