Ao olhar esses projetos o que você vê?
Beleza? Harmonia? Integração? Arrojo? Micromobilidade? Drones delivery... tudo isso junto traduz a definição de bioarquitetura, que utiliza as tecnologias atuais dentro do que é possível, necessário e viável, buscando sistemas construtivos sustentáveis e tendo o eixo central no ser humano.
Revolucionar conceitos e proporcionar espaços disruptivos integrando os elementos com a bio e a nanotecnologia tornando cada vez mais real o viver em organismos vivos tem sido o mantra do arquiteto Frederico Carstens, mestre em estética da arquitetura e rumando ao doutorado, fundador da ASBEA-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e sócio-diretor da Realiza arquitetura, certificada pela ISO 9001 em gerenciamento de projetos (BVQI).
Com a missão de introduzir realizações positivas para a cidade, a Realiza tem o propósito de projetar edificações mais vivas e confortáveis.
Desde o modelo obsoleto da construção ao modelo natural e vivo, a arquitetura tem o poder de refletir uma época, por meio da estética e dos componentes, acompanhando a evolução humana, e, assim como o homem, já passou por várias fases, desde a incorporação de elementos inorgânicos como pedra, madeira, terra e ferro, à atual fase orgânica, que alia a bioengenharia, a nanotecnologia orgânica, com o conceito da casa viva, incorporando elementos que reagem ao meio.
E, até, quem sabe, num futuro próximo, a casa quântica, integrando a energia dos campos de força e indo muito além da nossa imaginação.
Inovar é antecipar tendências além de ousadia, requer coragem e muita pesquisa. Estar antenado com o que acontece ao nosso redor, agregar multidisciplinaridades, estabelecer parcerias e participar de movimentos e entidades representativas, fortalece os relacionamentos e proporciona ir muito além do reagir aos desafios cotidianos, influenciar e predizer e cocriar o futuro.
Modais de alta tecnologia
https://drive.google.com/file/d/11xpe6urMBRfqxKuPhIsGJWlXXQXlD94-/view?usp=drivesdk
Por isso é vital se preparar tanto na questão técnica, quanto na questão de organizar seu negócio e gerir o seu tempo para poder aliar a paixão em projetar com o espaço para respirar, comunicar, compartilhar e evoluir.
A complexidade faz parte da inovação, e segundo Frederico, o grande desafio é fazer o simples. O mais sutil é muito mais complexo do que se imagina, porque requer eliminar excessos e ser funcional.
Sempre crescemos a partir de uma crise, e a pandemia acelerou a necessidade de todos reverem hábitos, integrar boas práticas de segurança em construções e que promovam a saúde e o bem estar aos usuários, por isso a certificação WELL e LEED, ganham espaço no mercado para uma construção sustentável.
E neste aspecto a realiza sempre buscou certificações importantes e o reconhecimento vem com os projetos premiados: certificação Leed de sustentabilidade e atualmente está com a obra Ária concorrendo na categoria o melhor edifício alto, ao Aware of Excelencce do CTBUH.
A grande questão hoje é: O conjunto urbano está lhe ajudando a ser mais feliz?
O conceito de Felicidade pode ser estimulada pelos ambientes, e se tornou mais intenso nesse período de isolamento social em que o home-office compulsório, fez com que pássassemos mais tempo em nossas casas, despertando assim necessidades e a reflexão em quais ambientes sou mais Feliz.
Você, já pensou nisso?
A complexa resposta exige cada vez mais pesquisa, inovação e a integração de novos, multi, nano, orgânicos, inteligentes, tecnológicos, sustentáveis e humanos elementos, respeitando o binômio economicamente viável e com minimo impacto ambiental, capazes de que acolher, interagir e se adaptar às necessidades da pessoa mais importante que irá, habitar, trabalhar, coexistir e se emocionar: você!
https://drive.google.com/file/d/1szqXQo-Fr4AKg4TlPfbXX8969wmW-LYq/view?usp=drivesdk
Conheça mais projetos orgânicos, sustentáveis e ousados no site: