Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMarketing Digitalkeyboard_arrow_rightArtigos

O mercado dos jogos no Brasil

avatar ITALO VICTOR BRAVOS
Italo Victor Bravosfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O mercado dos jogos no Brasil
Criado em 10 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Bem, você pode não gostar, ou pode não estar por dentro de mundo dos jogos eletrônicos, mas, eu tenho certeza que você conhece alguém, da família ou amigos, que não larga o celular nem na hora de comer e quando você vai ver a pessoa está nos 'joguinhos'.

Mas afinal esse jogos ai da dinheiro?
 A resposta é sim, e muito. O mercado de jogos no Brasil, movimenta uma receita de US$ 1,5 bilhões (Dólares) por ano, segundo a Newzoo (plataforma que analisa dados dos mercados dos jogos no mundo inteiro).
 Para 2020 a Newzoo havia projetado que apenas o mercado de games em celulares irá gerar uma receita de US$ 77,2 bilhões no mundo todo.
 Segundo dados, gamers gastaram em 2020 mais do que em qualquer período dos últimos 10 anos, sendo tanto em hardwares ou em jogos.
 Segundo dados da Newzoo, o celular é a plataforma preferida dos adeptos de games eletrônicos: 83% dos jogadores se divertem nos smartphones.
 Em 2018, 375 empresas criaram jogos eletrônicos no Brasil, em 2014, eram 142.

Feira.:
 Todo ano no Brasil, temos a BGS (Brasil Game Show) a maior feira de games da América Latina. Onde sempre alcança números gigantescos de pessoas, em 2019 teve participação de cerca de 300 mil pessoas.
 Nessa feira, as empresas, grandes e pequenas, vão para mostrar seus jogos, novos consoles, novos hardwares, softwares, periféricos, etc. 
 Também rola alguns campeonatos com premiações, concursos de cosplays e também vão convidados com grandes nomes do mundo dos jogos.
Evento.:
 O CBLOL, você já deve ter ouvido falar de um jogo chamado LEAGUE OF LEGENDS ou LOL, o campeonato do LOL no Brasil chamado de CBLOL, teve no ano passado 300 mil pessoas assistindo simultaneamente. É um evento gigante onde muitas pessoas vão até o local ou assistem de casa, há muitos cosplayers que gostam do jogo que vão para mostrar suas fantasias.
 Além disso, times de futebol brasileiro, estão entrando para esse cenários do e-sports.

Times de futebol e o e-sports.:
 O Flamengo criou o Flamengo e-Sports, em 2017 para disputar o Circuito Desafiante de League of Legends, sem contar que já começou com jogadores de peso, como Felipe brTT, Jin-cheol Jisu e Byeong-hoon Shrimp.
 O Corinthians estreou com um time de Free Fire. Com poucos meses de vida, eles se consagraram como Campeões Mundiais de Free Fire em 2019.
 O Santos F.C criou o Santos HotForex e-Sports eles se sagraram campeões do Circuito Desafiante de League of Legends 2020, e o santos também possui um time de free fire.
 O Cruzeiro atualmente possui duas lineups de free fire uma do mobile e outra do emulador (pc), Além disso, o Cruzeiro possui e-atletas de PES e FIFA, disputando torneios de futebol virtual, e atletas de Fortnite, e agora em 2020 entrou para o cénario do League of Legends.
 O Atlético Paranaense, Botafogo e o Vasco, não ficaram de fora e aproveitaram essa onda do e-sports também.

Empresas de jogos no Brasil.:
 No jogos também existem grandes empresas e pequenas empresas, no Brasil a maior parte são empresas pequenas, e geralmente sempre temos lançamentos de jogos Indies (Jogo eletrônico independente) que basicamente são jogos lançados por uma pessoa ou uma equipe pequena.
 E por mais que esse jogo indie seja mais barato geralmente taxado de 30 a 60 reais, esses jogos, na maioria das vezes são um sucesso e geram muita receita para a empresa.

Jogos pequenos de empresas pequenas que dominaram 2020.:
 Agora saindo um pouco só do Brasil vou falar rapidinho sobre dois jogos que conquistaram 2020. Dois jogos pequenos, que não precisaram de muito recurso para ser criado e de empresas pequenas. Fall Guys (2020) e Among Us (2018).
- Fall Guys (2020) lançado esse ano, em apenas uma semana alcançou o número 1,5 milhão de jogadores nas primeiras 24 horas. Em menos de um mês alcançou o numero de 7 milhões de vendas.
- Among Us (2018) um jogo mais 'velho', que teve um pico quando lançou e no final do ano passado, mas esse ano o jogo explodiu e ninguém mais parou de falar sobre, atingindo 100 milhões de downloads e 3,8 milhões de jogadores simultâneos no fim de setembro. É o jogo mais baixado para smartphones no terceiro trimestre deste ano, Além disso, o game teve um aumento de 650% no número de horas jogadas no Twitch, e fez com que aumente o numero de downloads do aplicativo Discord, plataforma para que os usuários conversem durante jogatinas e mais.

Eae gostou do texto? Deixa ai nos comentários se você já conhecia e se você se interessa por esse cenário.

avatar ITALO VICTOR BRAVOS
Italo Victor Bravos
favorite_outline Seguir Perfil
capa Marketing Digital
Marketing Digital
people 2728 participantes
A comunidade tem como objetivo trazer o melhor das práticas de marketing digital e entregar conteúdos que ajudem a todos que participam da Comunidade Sebrae a melhorar o seu negócio e inspirar novas ideias na área de Marketing Digital!
fixo
Em alta
Quanto investir em tráfego pago
01 nov. 2022Quanto investir em tráfego pago
A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
19 out. 2023A Comunidade Sebrae mudou! Leia e entenda.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?