Não é novidade para ninguém que tudo muda o tempo todo, e para permanecermos no mercado, precisamos inevitavelmente nos reinventar.
Mas antes de falarmos sobre isso, que tal vermos um pouco sobre as eras do marketing e o que isso tem a ver com mudanças na sua empresa?
Marketing 1.0: Aquele marketing que visa a comunicação massiva, onde trabalhamos os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção). Esse marketing deu start com a concorrência no mercado ou, acredito eu, quando começamos a observa-lo. Onde o foco principal é vender o produto. Aí você me pergunta, ''ok, vender o produto, e como não seria esse o objetivo?''
Aí eu te apresento o Marketing 2.0, aquele que pensa em reter e satisfazer seus clientes. Onde, somente o produto por si, não se vende mais. O foco aqui é diferenciação, entender e pensar como o cliente. Esse marketing surgiu com a competição mais acirrada (the full) e o cliente neste momento, já não é mais um agente passivo. Se você parar para pensar, a grande maioria das empresas que você conhece hoje, parecem estar nesse nível, não é? Estamos ligados cada vez mais emocionalmente com nossos clientes.
Tudo bem, então agora já aprendemos a trabalhar com a parte funcional do produto and emocional. Beleza, o que mais falta agora? Bom, talvez, pensar em fazer uma sociedade melhor?
Simmm! É exatamente isso que o marketing 3.0 traz como proposta, pensar no social. Onde trabalhamos funcional + emocional + espiritual (percebe como as coisas se completam?). Aqui a empresa muda a forma que vê o mercado e seu consumidor. Falamos ainda, que nessa era acontece o amadurecimento da empresa e do seu cliente. Pensamos na economia colaborativa, uma abordagem integrada com a sociedade, humanizada. Muitas empresas reestruturam seus valores para poder se conectar com essa nova estratégia.
E agora, te apresento o queridinho, marketing 4.0, aquele que pensa em estratégias com base no futuro, onde a reflexão acontece de forma mais holística e as empresas começam a trabalhar juntas. Isso mesmo, vertical e horizontal das organizações, juntos. Aqui você vai ouvir falar do Co-creation (criar junto com cliente) e Co-opetition (faça junto com o concorrente). Nessa era, nos livramos das antigas crenças que tínhamos em manter tudo em sigilo, onde, não podíamos compartilhar uma ideia nem mesmo para um colega, tudo é segredo, tudo não pode ser dito porque vão/podem te copiar.
O marketing 4.0 veio para nos mostrar que o sol nasce para todos, e que, se trabalharmos juntos, temos mais chances de permanecermos ativos.
Observe a sua volta, essa pandemia não reestruturou o marketing de muitas empresas que você conhece? Estamos vendo cada vez mais a colaboração das partes, onde estão pensando no todo. As mudanças estão vindo na velocidade da luz, e precisamos, de alguma forma, acompanhar isso. Nossos clientes não são mais os mesmos, um novo comércio para um novo consumidor (sim, slogan do nosso projeto Retailtech Cascavel não tinha como perder a oportunidade HAHA nos siga @retailtechcascavel e fique por dentro ).
Quero que com esse texto, você empresário, perceba que não está sozinho. E que, pedir ajuda não é sinal de fragilidade ou fraqueza. E sim, de amadurecimento e percepção que não é fácil para ninguém, mas se dividirmos o fardo a caminhada se torna mais leve.