Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightPolo de Liderança keyboard_arrow_rightArtigos

O líder na comunidade

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geichfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O líder na comunidade
Criado em 31 AGO. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O momento atual requer uma atuação dos grupos de líderes, formados nos comitês, conselhos, com mais foco, comprometimento, persistência, criatividade e  uma definição de propósito clara, entendida e assimilada por todos. 

Torna-se como premissa que se as lideranças se unam com propósito comum, criando uma energia produtiva que impacta diretamente na concretização de benefícios e na  obtenção de resultados efetivos e positivos. Por outro lado, se não houver este movimento, esta proatividade e sinergia, as coisas não acontecem. É muito comum vermos cidades pequenas, inovando e obtendo altos índices de desenvolvimento social e econômico e outras praticamente desaparecendo do mapa, de tão incipiente a atuação, principalmente dos líderes daquela cidade. É a qualidade de atuação das lideranças que define o quanto um município pode ser desenvolvido. O líder não precisa tocar a música inteira sozinho e nem ser um super herói, centralizando todas as funções para si. Ele precisa saber qual é a nota musical que toca melhor e fazer a sua parte no momento certo, tendo a confiança de que outros líderes dominam outras diferentes notas musicais, com maestria. E que, no conjunto da obra, o resultado de qualquer melodia, ficará absolutamente harmonioso, porque haverá o respeito, o foco, o momento certo para cada um fazer a sua parte, com entusiasmo, paixão e dedicação, dando o seu melhor na apresentação da melodia. O comprometimento do conjunto deGeich músicos, com cada um tocando no momento certo, não sobressaindo o melhor músico, mas todo o conjunto, faz com que os resultados de uma belíssima apresentação, sejam alcançados. Não se pode deixar de ressaltar que existem as pessoas que tocam suas notas musicais, com excelência e o fazem de forma natural; existem as pessoas que não descobriram seus talentos, mas quando estimuladas e inspiradas, são capazes de desenvolver importantes habilidades para que outras melodias também possam ser apresentadas, participando do processo. Existem pessoas ainda, que, se conectam com a música, mas não se manifestam. E tem aquelas que aproveitam os benefícios da música, mas reclamam. Esta dinâmica é observada em muitos municípios. Desta forma, verifica-se que a capacidade de liderança exercida por poucos, se propaga e reverbera em toda uma comunidade, abrangendo a todos, independente do posicionamento de cada pessoa.

Como você está percebendo seu papel neste contexto?

Post de Maria Erni 

avatar MARIA ERNI GEICH
Maria Erni Geich
Administradora, MBA em Inovao, Gesto de Pessoas e Qualidade e Produtividade. Mestrado em Turismo e Hotelaria. Formao em Dinmica de Grupos, Anlise Transacional e Constelao Sistmica. Consultora e Facilitadora de Aprendizagem.favorite_outline Seguir Perfil
capa Polo de Liderança
Polo de Liderança
people 4626 participantes
Seja bem vindo a comunidade Polo de Liderança! A comunidade tem como objetivo conectar líderes de micro e pequenas empresas com conteúdos para seu desenvolvimento. Participe e inspire-se com novas ideias para melhorar sua gestão, com visão e ousadia para liderar sua equipe e transformar sua empresa.
fixo
Em alta
Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
18 abr. 2023Conheça 9 livros para aprimorar o desenvolvimento pessoal!
[CURSO] Flow - Conversas Difíceis
18 jul. 2022[CURSO] Flow - Conversas Difíceis