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O líder e seu papel na construção de rotinas criativas! PARTE 2

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O líder e seu papel na construção de rotinas criativas! PARTE 2
Criado em 18 SET. 2020
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No post anterior, publicado no dia 22 de abril, falei sobre algumas dicas compartilhadas por lideranças que conseguiram ajustar suas rotinas de forma equilibrada e muito produtivas.

Empresários e empresárias, mães e pais, filhos e filhas que estruturaram uma rotina nas 24 horas do seu dia, sem esquecer da vida pessoal, até porque, rotina não deve ser construída apenas para a vida profissional, concorda?

Se você não viu o post anterior, vale a pena dar uma olhadinha, porque aqui complementarei com outras dicas. 

Lembrando que as dicas, foram inspiradas do livro Rotinas Criativas Um antimanual de gestão do tempo para a geração pós-workaholic, do autor Alexandre Teixeira, que, aliás vale muito a pena ler.

Mudar hábitos para usarmos nosso tempo em questões importantes e não tão importantes, passa a ser fundamental para administrar bem o dia. Chegar ao final dele com a sensação que o dia foi produtivo e equilibrado.

Então vamos lá, conhecer mais algumas dicas para que isso aconteça com tranquilidade:

  1. Planeje sua agenda semanal com horários de leitura de e-mail e WhatsApp

Dica 1: Integre suas contas de e-mail, assim o gerenciamento e a triagem são feitos de uma só vez e você ganhará tempo com isso.

Dica 2: Evite criar ou participar de muitos grupos no WhatsApp, assuntos rápidos ou  mais complexos,  trate-os  diretamente com as pessoas envolvidas. Devido ao stress que gera estar em muitos grupos, muitas pessoas já prendem a respiração enquanto leem a mensagem do WhatsApp,  e isso não deveria ser normal, concorda?

Dica 3: Se você é ansioso(a), provavelmente já acorda com o celular na mão resolvendo problemas. Que tal acordar, fazer suas primeiras atividades como tomar banho, escovar dentes e tomar o seu café da manhã e só depois disso, utilizar 15 minutos para as mensagens gerais do WhatsApp? 

2. Planeje sua agenda semanal e quinzenal, o tempo e quantidade necessária para reuniões rápidas e reuniões mais complexas

Dica 1: Separe suas reuniões em 3 tipos:  estratégicas, semanais (para recados simples e informações gerais) e quinzenais (para monitoramento de metas e resultados). Para cada reunião você terá pessoas chaves envolvidas e convidadas para participar.

Dica 2: Se você pode resolver ou repassar uma informação por email, faça isso e evite marcar uma reunião que poderia ser desnecessária.

3. Tarefa mais difícil, PRIORIZAR.

Dica 1: Buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um desafio. Achar o balanceamento entre o trabalho e manter a boa forma não é fácil. Nem sempre mais tempo no trabalho, quer dizer que terá melhores resultados.

Dia 2: Deixe o horário que você tem mais energia e concentração para as atividades mais importantes, como planejamento, novas soluções e estratégias.

4. Inclua na sua rotina, tempo para assuntos pessoais e familiares

Você é uma única pessoa, além de ter o horário para trabalhar, precisa ter também tempo para ir ao dentista, levar um familiar ao médico, visitar um amigo ou assistir uma apresentação de balé da filha.

Dica 1: Organize sua agenda para sair com antecedência para atender a estas situações, assim chegará no horário e sem estresse. Se algo ficou pendente e é urgente, resolva quando chegar em casa.

Dica 2: Inclua na sua agenda tempo para aquele curso novo que você quer fazer, para aquela visita em um novo empreendimento que abriu, para ler um novo livro, para aquela atividade física que você já gosta ou gostaria de aprender.

Dica 3: Inclua na sua agenda o melhor horário para a leitura de notícias relevantes.

Dica 4: Tenha momentos livres na sua agenda para criação de novas ideias.

5. Organize e reorganize sua agenda de acordo com as oportunidades e demandas novas que aparecerem

6. Cuidado com a procrastinação

Dica 1: Esforce-se para fazer o que estava previsto. Evite fazer ligações, ler e-mail, ou arrumar sua mesa, ao invés de fazer o que já estava programado. Estes hábitos são formas perigosas da PROCRASTINAÇÃO.

Dica 2: Se não for possível fazer o trabalho, então não faça nada. Assim você e seu cérebro, não se habituam a não cumprir o programado.

Talvez a dica 2 tenha causado um pouco de espanto, mas a neurociência pode provar que nosso cérebro aprende rapidamente os comandos que damos a ele. Fica a dica e o desafio também

Relembrando que sua agenda deve ter compromissos pessoais e profissionais misturados ao longo do dia. E é isso mesmo, porque é uma vida só!

Que tal revisar sua rotina e mudar o que é preciso para ficar cada vez melhor?

 

Sandra Trujillo Costa

www.linkedin.com/in/sandratrujilo

 

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Joaquim Carlos Trujillo Costa
Administradora.Especialista em comportamento organizacional pela SBDG, Empreendedorismo pela Universidade Positivo e Gesto de Negcios pela FGV.Consultora de negcios e gestora de projetos no Sebrae/PR.favorite_outline Seguir Perfil
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