A semana começou com fortes emoções no mundo digital. Logo no início da tarde desta segunda-feira (04/10), Whatsapp, Instagram e Facebook ficaram completamente fora do ar.
Essa não foi a primeira vez e com certeza não será a última, porém essa foi a que pode ter gerado mais prejuízos financeiros para prestadores de serviços, empreendedores, pequenas e grandes empresas e mercados dos mais diversos segmentos e tamanhos.
Principalmente esse período sem o Whatsapp impactou muito nos negócios. Ele virou uma ferramenta de uso no nosso dia-a-dia, seja para comunicação com os amigos e familiares quanto para os negócios. Muitas empresas utilizam o whatsapp como uma ferramenta de vendas.
Em Junho o Whatsapp anunciou que, no Brasil, existem cerca de 5 milhões de contas Business. Atualmente, mais de 175 milhões de pessoas trocam mensagens com uma conta do WhatsApp Business diariamente. E mais de 40 milhões de pessoas acessam um catálogo de empresas no aplicativo, sendo mais de 13 milhões só no Brasil.
De uma vez só, pararam de funcionar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp - de longe, o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros. E mais difícil do que se adaptar a essa parada repentina é calcular o tamanho dos prejuízos que ela provocou.
Essas horas de apagão digital representaram uma verdadeira angústia na vida de muitas pessoas, cujos minutos contabilizados a cada olhada no relógio foram rapidamente convertidos em milhares de reais de prejuízo. No caso do próprio Facebook, o tombo no valor de mercado foi de US$ 6 bilhões em um único dia.
O apagão do WhatsApp, do Instagram e do Facebook teve grande impacto financeiro e gerou prejuízos nos mais variados tipos de negócios. Nas companhias que têm funcionários trabalhando de casa, a comunicação ficou prejudicada. Consultórios, serviços tiveram dificuldade de confirmar agendamentos. Sem falar de autônomos e pequenas empresas que ficaram "fora do ar" com as três redes sociais.
Somos uma sociedade que, cada vez mais, constrói formas de viver e trabalhar que dão como certo o fato de que estaremos sempre conectados à internet e quando algo como o que aconteceu na segunda acontece, ficamos perdidos.
Para isso, estruture sua empresa para que tenha o plano B sempre a postos. Para a comunicação interna com seus colaboradores, estabeleça qual ferramenta deverá ser utilizada caso alguma dessas fique fora do ar.
Já o contato com os clientes pode ser feito também por outras ferramentas, inclusive através de ligações. Deixe sempre todos os seus contatos disponíveis em seu site, google meu negócio e demais canais de atendimento e mantenha-os atualizados.
Conta pra mim, como foi sua experiência sem as redes sociais?
Um abraço, Bianca Becker.