As redes sociais ajudam muito a potencializar este movimento, pois estes lugares geram muito interesse e muitos clientes além de buscar por bons produtos e criar memórias, estão atrás de visualização em suas redes sociais, tirar fotos bacanas e aumentar o seu número de seguidores. Já a algum tempo vem se falando sobre experiência do cliente, e como suas práticas ajudam a gerar valor para o seu negócio, porém nos últimos anos, principalmente pós pandemia, as redes sociais como Instagram e TikTok, ajudaram a levar este conceito para outro patamar, surgindo assim muitos lugares temáticos com o objetivo de gerar uma experiência única para os clientes. O grande problema deste movimento se chama Demanda recorrente. Demanda recorrente é um termo que vai além de trazer o cliente até o seu estabelecimento, está ligado em fidelizá-lo, uma vez que o custo de retenção é muitas vezes maior do que o custo de aquisição do cliente. Um primeiro desafio é ser atrativo o suficiente para que ele venha até o seu estabelecimento, mas o que fazer para que ele continue vindo e traga mais pessoas com ele? Atualmente uma grande rede de fast food criou uma de suas unidades inspirada em um desenho infantil muito famoso, o resultado foi filas grandes e muita, mais muita exposição nas mídias sociais. Podemos entender que esta ação teve sucesso? Sim. Se olharmos pelo prisma da publicidade gerada, que para uma grande marca acaba valendo o investimento. Mas se fosse uma empresa menor, empresário com uma única loja que quisesse fazer isto, já seria um pouco mais complicado. Será que esta demanda se manteria tempo suficiente para retornar o capital investido? Quantos destes clientes retornariam e se fidelizariam? Com isto, as pequenas empresas necessitam pensar neste assunto com cautela. Os pilares para fidelizar um cliente continua sendo os mesmos: Mais isto não quer dizer que estes lugares não podem gerar experiências, muito menos deixar de mirar na exposição das mídias sociais, aqui vão algumas dicas de ações que podem ser feitas para isto:
Hoje para se manter relevante o desafio do empresário aumentou consideravelmente, deve-se manter o foco na entrega de produto e atendimento, mas se preocupando em inovar e sempre gerar novas experiências para atrair novos clientes e manter os fidelizados curiosos com o que ele pode encontrar de novo na próxima vez que vier até a sua empresa.
E o seu negócio como tem cuidado da experiência do seu cliente?