Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightEmpresas Inovadoraskeyboard_arrow_rightArtigos

O guia com tendências de UX design para investir em 2023

avatar LUCAS CAMARA
Lucas Camarafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt2
O guia com tendências de UX design para investir em 2023
2 pessoas curtiram esse artigo
Criado em 03 FEV. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

Com o CHAT GPT e a inteligência artificial cada dia mais em alta, pop up e banners dentro de um site não é mais uma grande novidade. A cada dia se torna mais difícil surpreender os usuários com técnicas de encantamento no design.


E é por isso que, em 2023, a interatividade e a estrutura que o seu site oferece ao usuário será extremamente relevante para que haja interação entre o consumidor e a sua marca. 


Por que investir em tendências de UX design?

Mesmo que a sua marca ainda esteja em um momento diferente, ou que você considere a estrutura do seu site ou produto digital adequado o suficiente, para sobreviver ao mercado virtual e continuar lucrando será preciso entender o que é ux e a sua importância.


Se a competitividade no universo físico já é gigante, a cada dia, no meio digital, nascem 500 mil novos sites. 


Um site responsivo e amigável já não é mais um diferencial, esses são requisitos básicos. Para uma geração que consome mudanças e informações quase que diárias, ir além com o seu modelo de negócio é um desafio. 


Principais tendências de experiência do usuário para investir em 2023

De acordo com uma análise do Google, 61% dos usuários se decepcionam com experiências em sites com um mau design. E é por isso, que separei aqui as principais tendências para você investir em seu modelo de negócio em 2023.


Personalização

Se até a inteligência artificial ampliou os seus recursos para um atendimento cada vez mais personalizado, a sua empresa também precisa focar nessa entrega. 


Invista em estudos reais do comportamento do seu público, entregue conteúdo para comunidades bem definidas e crie réguas de comunicação diferentes para cada perfil. 


Conte com um profissional de design atualizado para fazer uma boa pesquisa e desenvolva o seu site e conteúdo de acordo com o comportamento específico do seu usuário. A ideia é que o consumidor realmente pense que aquele produto foi feito exclusivamente para ele.

 

Elementos 3D

Além de um site adaptável em diversos dispositivos: celular, computador, tablet, é preciso que a entrega visual seja realmente surpreendente se quiser sair na frente em 2023. 


Em 2023 uma das tendências para o UX design é reduzir o site em estruturas menores e contar com detalhes 3D que ofertam uma usabilidade melhorada. Atualmente, sites com boas estruturas visuais costumam oferecer uma experiência ruim, a ideia é realmente conseguir entregar um visual interativo sem perder em nada na experiência. 


Essa dica de tendência não é só para grandes marcas. E-commerces e sites de serviço podem, e devem, ofertar esse tipo de navegação com elementos 3D se quiserem encantar em 2023. 


Design emocional 

Apesar do conceito ser antigo, esse tipo de design está mais em alta do que nunca. Estabelecer conexões e experiência intimista da marca com o cliente-alvo é um detalhe de atração que vence a competitividade de mercado. 


Use cores vibrantes, procure tendências como as da década 90 e 2000 e use de elementos que provoque uma sensação de nostalgia no seu público alvo. Além do conteúdo escrito ter esse gatilho, investir em um design que desperta essas emoções positivas gera uma atratividade sem igual. 


Acessibilidade

Já era uma tendência em 2022 e agora segue melhorada. Imagens com texto alt e pesquisa por voz são recursos fundamentais. Não só para promover acessibilidade, elementos como a busca por voz estão cada vez mais sendo utilizadas e facilitam o processo de busca dentro do site.

Vai reestruturar o seu site? Não deixe esse ponto passar. Torne o seu conteúdo acessível para todos e saia na frente. 


Modo escuro

A função dos dispositivos no modo escuro chegou timidamente mas há uma promessa no mercado de que ela irá progredir. Investir na saúde dos seus clientes pode ser um grande diferencial e o brilho das telas amplia a tensão nos olhos. 


Garanta que o seu site oferece uma experiência impecável no modo escuro, sem perder em nada os elementos gráficos e a boa navegação. Se o seu usuário poder selecionar isso e escolher o modo como ele navega, melhor ainda! 


Gadgets modernos

É certo que não é nada rentável para uma empresa mudar o design do seu site ano pós ano. Porém, se o seu site foi construído já há um tempo, vale uma revisão. 


Smartphones novos não possuem moldura e costumam ter bordas arredondadas. Analisar a fonte de quem acessa o seu site é importante para criar uma experiência do usuário realmente compatível com a ferramenta que ele utiliza. 


Certos tipos de cores, tamanho, fonte, não ficam bem em muitos smartphones modernos. Saiba analisar isso visualmente se quiser que as pessoas passem mais tempo dentro da sua loja virtual. 


Mais textos e fontes modernas

Será mesmo que as pessoas querem mais texto? A verdade é que o recurso da escrita é super importante na decisão de uma compra do usuário. 


A cada dia o usuário deseja entrar na seção e ter visualmente todas as informações que ele busca acerca de um produto, sem que seja preciso mais cliques. 


Fontes translúcidas e que fogem das antigas clássicas estão se mostrando um sucesso na experiência e no design e sobrepõem facilmente as fontes com negrito ou itálico. 


Fique ligado nas tendências de UX Design

As mudanças de tendência de UX Design mudam conforme o avanço da tecnologia também permeia a sociedade. Por isso, é importante estar sempre atualizado. O maior papel de um UX Design é entregar para o seu público-alvo aquilo que eles procuram. 


Invista em uma boa equipe de UX Design e conquiste seus consumidores, entregando não só seu produto, como a melhor experiência que eles poderiam ter no universo digital. 


avatar LUCAS CAMARA
Lucas Camara
Olá, eu sou o Lucas Camara, um designer de produtos apaixonado por criar soluções inovadoras e eficientes que proporcionem a melhor experiência do usuário. Com a minha pós-graduação em Liderança e Gestão em Tecnologia, tenho um olhar estratégico para os negócios e busco sempre contribuir para o sucesso dos projetos em que trabalho. favorite_outline Seguir Perfil
capa Empresas Inovadoras
Empresas Inovadoras
people 1534 participantes
Esse grupo busca apresentar, por meio da inovação, assuntos ligados ao crescimento das micro e pequenas empresas. Fortalecendo assim os ecossistemas de inovação do Brasil. Participe com a gente!
fixo
Em alta
Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
22 nov. 2023Aumente sua produtividade em cerca de 30% com o uso da Inteligência Artificial. Pergunte-me como!
Determine o futuro da sua empresa
27 jan. 2022Determine o futuro da sua empresa
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?