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O futuro do varejo: marketing sensorial

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O futuro do varejo: marketing sensorial
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Criado em 29 SET. 2021
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As palavras e imagens que você escolhe podem parecer as únicas ferramentas de que você dispõe para persuadir as pessoas a prestarem atenção em sua marca.

No entanto, essa abordagem ignora uma grande parte da psicologia e do comportamento humano. A vida é uma experiência sensorial e usa todos os diferentes gatilhos para nos ajudar a ter consciência do que está acontecendo ao nosso redor.

Nos últimos anos, foram realizadas diversas pesquisas sobre como os cinco sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato) podem afetar nossa decisão de compra uma abordagem inovadora para atrair o interesse do consumidor. Neste artigo, você verá como pode usar uma experiência de marketing sensorial com seu público-alvo e se destacar da concorrência.


O que é marketing sensorial?

O marketing sensorial é quando uma empresa usa diferentes sentidos para criar uma impressão positiva para uma marca. Usar vários sentidos e pistas sensoriais ajuda a ganhar a atenção e a confiança do cliente.

Usar táticas de marketing sensorial envolve encontrar maneiras criativas de atender às necessidades e desejos dos consumidores e causar uma impressão duradoura por meio de ferramentas de marketing exclusivas que podem desencadear estímulos sensoriais.

 

Como estimular os sentidos do seu público

Vale lembrar que o marketing sensorial oferece uma experiência completa. Por esse motivo, ele se destaca como uma forma interativa única de atrair a atenção do público. Às vezes, você pode precisar se concentrar em mais de um dos sentidos para causar um impacto maior e obter melhores resultados.


Visão

Existem três fatores principais associados à nossa percepção visual dos anúncios que devem ser levados em consideração: orientação de estímulos, imagens dinâmicas e cores.


     A orientação do estímulo descreve o efeito que o posicionamento de um produto tem no visualizador. A orientação de um produto em um anúncio impacta como o usuário imagina interagir com aquele produto;

     As imagens dinâmicas lidam com o movimento percebido em um anúncio. Por exemplo, imagine ir ao cinema e passar por um pôster holográfico com uma imagem que parece se mover conforme você se mexe. A capacidade de criar uma imagem com algum tipo de movimento percebido aumentará a quantidade de tempo que o espectador gasta olhando para ela;

     As cores desempenham um grande papel na percepção do telespectador de um anúncio, pois certas cores podem refletir diferentes tipos de estados de espírito e emoções, além de aumentar significativamente a capacidade de reconhecimento de sua marca. Por exemplo, cores como vermelho e amarelo são amplamente utilizadas em restaurantes de fast-food, pois estimulam o metabolismo, aumentam o apetite e incentivam as pessoas a comer. Ao contrário, restaurantes mais formais tendem a usar tons de azul em seus estabelecimentos, já que isso acalma e relaxa seus clientes. Isso os incentiva a ficar mais tempo e, por sua vez, gastar mais dinheiro com comida e bebida.

 

Audição

O som tem sido uma característica comum do mundo do marketing há algum tempo. Inúmeras empresas possuem uma marca de áudio para acompanhar sua identidade visual, que inclui músicas específicas tocadas em lojas, jingles etc. Até a maneira como seu nome ressoa quando falado em voz alta pode afetar sua marca.

Para escolher a trilha sonora certa para suas táticas de marketing sensorial, você precisa de um conhecimento profundo de seu público-alvo. Por exemplo, alguns estudos sugerem que empresas de luxo que vendem joias ou produtos de alta qualidade obtêm os melhores resultados ao usar música clássica ou jazz. É importante ressaltar que em ambientes de varejo, a música de ritmo acelerado pode fazer com que os clientes se sintam mais impacientes ao esperar nas filas, portanto, tenha isso em mente na hora de elaborar suas estratégias.

Paladar

Sabor é um conceito simples, mas pode ser esquecido no mundo digital de hoje. É difícil transmitir o sabor de uma taça de vinho ou de um prato de massa perfeitamente preparado quando você está se conectando com seus clientes por meio de uma tela de computador. Essa é uma das razões pelas quais as marcas que lidam com sabores precisam adotar uma abordagem híbrida para o marketing.

Manter uma presença offline permite que marcas de alimentos, bebidas e até mesmo de hospitalidade minem a concorrência, fornecendo ao público-alvo amostras grátis e degustadores dos alimentos que servem. Use suas amostras corretamente e você pode até mesmo convencer os clientes a se tornarem embaixadores de suas lojas online, compartilhando avaliações, depoimentos e referências online. Um simples mimo pode levar a um grande fluxo de vendas, tudo graças ao paladar do cliente.

 

Tato

O tato é outro dos cinco sentidos do marketing sensorial que é difícil de abraçar por meio de táticas de marketing digital. No entanto, no offline, há muitas maneiras de oferecer aos clientes uma experiência tátil de seus produtos. Quer seja a textura que você usa em sua embalagem ou os materiais presentes em seu produto, a sensação de sua marca pode ressoar com um cliente em um nível único.

Além disso, pesquisas apontam que 75% dos compradores preferem sentir um produto antes de comprá-lo, principalmente se estiverem comprando algo como móveis ou roupas. Se sua empresa não pode fornecer experiências físicas e táteis aos clientes, você precisará desenvolver estratégias para envolver seus outros sentidos.

Olfato

O olfato é um dos sentidos mais importantes de todos para fins de marketing e branding. Como nosso olfato está ligado ao nosso sistema límbico (unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais), ele pode afetar a forma como nos comportamos e o que lembramos sobre uma experiência de marca.

Usando a ciência do marketing sensorial, inúmeras empresas já desenvolveram estratégias com seus próprios aromas e experiências baseadas em odores.

O cheiro do café fresco em todas as lojas Starbucks é conhecido por ser forte. Isso permite que o aroma do café flutue pela loja e atinja os clientes no momento em que eles entram pela porta.

A Starbucks garante que o aroma seja potente em suas lojas, de modo que provoque uma reação sensorial nos clientes. Eles optam pelo aroma memorável, relaxante e consistente que seus grãos de café oferecem aos consumidores em lojas em todo o mundo para ajudar a aumentar a fidelidade do cliente e melhorar as vendas.

Despertando emoções

Hoje, aproveitar as vantagens do marketing sensorial é uma das maneiras mais inteligentes de as marcas despertarem emoções e manterem o engajamento. Além disso, está disponível para marcas de todos os setores e especialidades. Portanto, independentemente de você vender roupas ou produtos de tecnologia, os cinco sentidos são uma abordagem que você pode usar para fazer sua marca crescer por meio de uma campanha de marketing multissensorial que complementa seu negócio.

Projetado para colocar a importância da experiência do cliente em primeiro plano, o marketing sensorial é uma estratégia poderosa para qualquer empresa que deseja tornar suas interações com os consumidores mais significativas e atraentes.

Então, como você implementa sua própria estratégia de marketing sensorial? Conte para a gente!

 

 

 

 


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Alesandra Regina De Almeida
Graduada em Administrao de Empresas e Especialista em Controladoria e Finanas pela Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Consultora do SEBRAE/PR, Gestora da Linha Estratgica Educao Empreendedora e do Comrcio Varejista da Regional Norte.favorite_outline Seguir Perfil
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