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O futuro da beleza - Tendências pós COVID-19 2020-21

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O futuro da beleza - Tendências pós COVID-19 2020-21
Criado em 15 MAR. 2021
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O Guia de Tendências do SEBRAE 2020-2021 está cheio de informações para você que quer entender um pouquinho mais sobre tendências e como elas podem influenciar no seu negócio e te ajudar, empreendedor, a entender como você está  sendo impactado nesse momento de pandemia. Ele vai te ajudar a reagir e se adaptar a todas as mudanças decorrentes do COVID 19.

O SEBRAE faz edições anuais do Guia, sempre trazendo informações  e insights sobre tendências de mercado. Em 2020, a edição foi focada sobre os impactos do COVID-19, devido à urgência do momento e a necessidade do mercado e sociedade se inteirar dos acontecimentos e como isso impacta na sua vida. 

Mas hoje, vamos  falar especificamente de uma tendência, a do Futuro da BELEZA. tendências pós COVID 19 e teremos como referências  referência o Guia de Tendências do SEBRAE 2020 - 2021. Entendendo que tendências são baseadas em padrão e comportamento de consumo e indicam o que uma sociedade tende a consumir num futuro próximo

O Guia 2020 apresenta 45 tendências mais relevantes para os pequenos negócios, a partir do cenário da pandemia. É importante ressaltar  que quando a gente fala de tendências, existe uma escala temporal associadas e por isso há uma divisão que possibilita a gente ter um olhar mais próximo ao nosso contexto.  

Para o segmento do Futuro da Beleza, em um cenário de pandemia e pós pandemia separamos 5 tendências, com exemplos de cases que podem ajudar você empreendedor a repensar as estratégias do seu negócio.

1 - Fraternidades Comerciais

São quando pequenos comércios locais se organizam em uma espécie de comunidade comercial. A cocriação e colaboração permanecem, neste período, como estratégias fundamentais principalmente para o fortalecimento do comércio local. 

Vejam alguns cases que ajudam a entender essa tendências. A Town & ANCHOR + CLED. A marca vegana de cosméticos americana, Town & Anchor, associou-se à marca de jóias artesanais sustentáveis CLED, também americana, para uma colaboração que revela a beleza ao reaproveitar as embalagens. A CLED faz toda a reciclagem das embalagens para criar suas jóias. Para isso, a empresa de jóias reaproveitou os frascos vazios de óleos faciais da Town & Anchor para transformá-los em brincos. O frasco das garrafas são derretidos e remodelados em formas orgânicas de jóias. 

Em Curitiba, O Restaurante Quintana fez parceria com produtores locais para venda e distribuição de produtos orgânicos para o público em geral. Assim ajuda o cinturão de produtores locais (geralmente produção familiar) a continuar trabalhando e gerando renda.

2 - Nada se Cria, Tudo se Transforma

As leis estão cada vez mais rigorosas quanto à responsabilidade ambiental das empresas, fazendo com que os negócios tenham que implementar soluções como a  de logística reversa, entre outras . Anteriormente à pandemia, uma instabilidade sistêmica já vinha sendo sinalizada. Uma das consequências  mais evidentes deste cenário são as crises ambientais, diretamente relacionadas com o excesso de consumo e a alta demanda por matérias-primas provenientes de recursos naturais. Diante disso, iniciativas que propõem um consumo mais otimizado, oferecer serviços de reparo ou customização e opções de venda de segunda mão deverão se destacar. Este é o momento para repensar o sistema vigente e promover inovações!

Um dos Cases interessantes para o segmento da beleza para essa tendência, é o da empresa brasileira Full Circle, onde ingredientes cosméticos inovadores feitos de sobras de plantas são bons demais para serem desperdiçados. Ela tem em sua missão provar que a indústria pode prosperar apenas com a reciclagem de materiais existentes, dando às marcas e formuladores acesso a ingredientes inovadores e sustentáveis, fazendo melhor uso dos recursos já disponíveis. A empresa tem acesso a subprodutos vegetais frescos, e transforma essas sobras em ingredientes 100% naturais, sem comprometer a qualidade ou eficácia dos mesmos. Ativos botânicos feitos a partir de sobras de destilarias de GIM ou óleo feito do bagaço da azeitona, são alguns exemplos que demonstram que tudo pode se transformar.

E  você empreendedor, como seu negócio pode unir forças com outros empreendedores e ambos se beneficiarem do ecossistema ambiental e econômico?

3 - Novas Mulheres, Novos Homens  

Dos comerciais à ficção, as representações femininas e masculinas estão saindo dos clichês estereotipados e explorando mais nuances humanas, aproximando- os da realidade do público. Além disso, a privacidade e o tédio em demasia podem se transformar em uma espécie de laboratório criativo para algumas pessoas, especialmente as que vivem sozinhas: a experimentação (novos cortes de cabelo, maquiagem, novas roupas etc.) ganha força nesse período, sem preocupação em prestar explicações para colegas de trabalho ou para a família.

Com esses novos hábitos, a tendência 'Novos Homens, Novas Mulheres' ganha novos impulsos, reforçando a distribuição de tarefas domésticas e a liberdade de expressão indumentária para ambos gêneros.

O case do canal do Youtube é possível ver o crescimento do interesse dos homens por maquiagem analisando apenas a quantidade de inscritos no canal do Youtube Maquiagem de Homem, do maquiador Fabiano Kobayashi. Possuindo mais de 900 mil inscritos, é nítido o crescimento deste interesse por parte dos homens. 

Outro case é o da Chanel, que criou produtos voltados para o público masculino, com o slogan Beleza não é uma questão de gênero, mas de estilo. Composta por três itens que vêm em 'embalagens azul-marinho, a linha traz Le Baume Lèvres: um lip balm de efeito matte, enriquecido com óleo de jojoba, manteiga de karité e vitaminas antioxidantes, que prometem hidratar por até oito horas; Le Teint: uma base (disponível em quatro tons), com fórmula fluida e superleve e com FPS 25, também inibe o excesso de oleosidade da pele com ácido hialurônico e polímeros; por fim, Le Stylo Sourcils,  uma caneta à prova dágua para as sobrancelhas, em quatro tons, tanto para preencher como esfumar e pentear'.

E  você  empreendedor  como seu negócio representa o público masculino. Suas atividades contribuem positiva ou negativamente para a saúde e beleza do homem contemporâneo?

4 - Em Casa

A sociedade transacionou para uma mentalidade mais home- centric. Isto significa que estamos priorizando atividades que possam ser realizadas dentro de nossas casas e, consequentemente, dando preferência aos produtos e serviços que viabilizam esta possibilidade. Atividades físicas, compras, convivência intensa com a família (ou consigo mesmo, para os que moram sozinhos), entretenimento, estudo e trabalho. A partir de agora, tudo isso precisa estar em um só lugar: nossa casa. Por isso, estamos valorizando cada vez mais as soluções que priorizam praticidade e conforto em nossos lares desde produtos e serviços até mesmo à funcionalidade dos ambientes.

 Case do site brasileiro You Probably Need a Haircut surgiu por conta do distanciamento social e da crise da pandemia. Ele ajuda os cabeleireiros a se manterem, conectando-os com pessoas que estão precisando cortar seu cabelo em casa. Nessa plataforma, eles mostram as ferramentas necessárias e ensinam como a pessoa pode fazer um corte de cabelo nela mesma.

Outro case é do  Chef Beto Madalosso, do restaurante Carlo em Curitiba. Com o fechamento dos serviços não essenciais, ele convidou seus clientes a cozinharem com ele. Ele montava os kits, com todos os ingredientes necessários para preparar a  entrada, o prato principal e a sobremesa. As pessoas compravam os kits dele e no dia marcado ela fazia uma live onde ensinava todos à cozinharem. 

E  você empreendedor, seu negócio pode ser adaptado para atender seu público em casa?

5 - Vídeo a nova Comunicação

Desde entretenimento até educação passando por consultas médicas e indo até treino físico, a pandemia forçou completamente a população a se inserir no meio online e se comunicar por vídeo, tornando o mundo menos dependente de eventos presenciais para continuar funcionando. E o vídeo tornou- se o recurso padrão do presente. Stories, lives, TikTok, webinars, videochamadas, videoconferências, videoaulas... A partir daqui as possibilidades serão infinitas; e os vídeos também!

O case da VOGUE, revista de moda internacional, criou a série Beauty Secrets no seu canal do Youtube.  Nesta série, a Vogue convida celebridades de todo o mundo a dividirem seus rituais de beleza e dicas de maquiagem para o dia-a-dia, Esta série íntima nos leva ao banheiro com rostos conhecidos e amados de beleza, moda e cultura pop. Beauty Secrets mostra a rotina e os produtos amados pelas maiores estrelas.

E  você  empreendedor como  tem feito uso dos vídeos para divulgar seu negócio, seus serviços, seus produtos? 

As possibilidades são muitas, mas deixamos alguns insights para você empreendedor que podem te ajudar a alavancar o seu negócio em tempos de pandemia e depois que isso tudo passar também.

  • Contemple as diferenças, considerando corpos, etnias, culturas e estilo de vida variados, as possibilidades estão na diversidade;

  • Oferecer autonomia para o consumidor;

  • Novas possibilidades quando os produtos  e serviços de Comércio tradicionais se unem à tecnologia.

  • Busque se informar e se atualizar sempre. Sempre acompanhar notícias e acontecimentos observe o que está acontecendo com outros setores do mercado, e busque inspiração;

  •  Olhar neutro e estratégico (sem julgamento pessoal) para as mudanças de mindset, consumo e mercado, adaptando o seu negócio às que convivem.

  • Quais tendências melhor se aplicam ao seu negócio? Ficou inspirado, motivado para fazer as mudanças necessárias? 

Não deixe de acessar o Guia de Tendências Sebrae 2020/2021, onde você vai encontrar ferramentas que podem ser muito úteis para você e para o seu negócio. Empreendedor, esperamos que você possa fazer uso de todos os conhecimentos fornecidos pelo Sebrae, não só aplicando-os à sua empresa, mas também incorporando-os em seu próprio dia-a-dia.

Quer saber mais? É só clicar aqui https://app2.pr.sebrae.com.br/guia-tendencias/home

 

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Maricilia Volpato
Ol sou Maricilia, casada, me de 2 meninos lindos. Apaixonada pela vida, viagens, caf, vinho, cinema, pessoas, primavera e muito mais! Empreendedora cheia de ideias e ideais!!Acredito sempre que o tempo o melhor remdio para tudo!favorite_outline Seguir Perfil
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