Todos os indicadores macroeconômicos apontam para um contexto positivo dólar, juros, PIB, exportações, inflação, emprego. Em geral isso significaria que os ventos favoráveis ajudassem os negocios...
O ano de 2023 tambem está sendo bom para os produtores de flores, pois, depois do susto de vendas da pandemia, do susto de custos de 2022, viram suas vendas retomarem em 2023. Talvez pela redução da oferta, talvez pelo aumento da demanda nos supermercados, talvez pelas retomadas dos eventos (sociais e corporativos).
Mas quando olhamos para as lojas de plantas e flores as informações caminham no caminho oposto. As floriculturas, aquelas que vendem flores de corte, não se recuperaram desde a pandemia. Ali cresce a informalidade, sobretudo de decoradores. As lojas formais sobrevivem diversificando o mix com produtos não florais.
Os viveiros, Gardens e mesmo os paisagistas, de súbito, se assustaram com a ruptura verificada em 2023. Mas se o contexto economico é bom e as plantas continuam em alta na mídia, por que isso está acontecendo?
1. O período de pandemia 2020-2021, depois de um início de incertezas, favoreceu o mercado de plantas. Presas em casa e profundamente abaladas emocionalmente, as pessoas aumentaram seu consumo de plantas (assim como aumentaram seu consumo com pets). Isso criou uma bolha verde. Muitos desses compradores nunca haviam comprado plantas antes. Esse volume de vendas assumiu o patamar de referência e o mercado usou o mesmo para suas projeções para os próximos anos....
2. As lojas então investiram 2022, houve crescimento da área de vendas em supermercados, entrada de inúmeros outras lojas de plantas no mercado, crescimento das lojas existentes e muitos prestadores de serviço (jardinagem, paisagismo etc.) abriram tambem seus pontos de venda. A produção tambem ajudou com o crescimento da oferta. Mas muitos dos compradores de 1ª viagem substituíram esse consumo (de plantas) por outras opções de produtos e serviços, quando passaram a voltar a sair de casa, viajar e a confraternizar mais. O mercado foi maior que antes da pandemia, porém, menor do que se esperava. A liquidez das lojas ruiu...
3. Para 2023, ainda motivados pelos bons resultados de 20-21, as lojas insistiram em seus investimentos, ampliando seus estoques, aumentando seu parcelamento, reduzindo margens, mas a oferta total continuou maior que a demanda, e a surpresa foi geral e o medo começa a influenciar o planejamento, as compras e o futuro das lojas.
Não fomos treinados para comandar pessoas e hoje
isso se tornou o maior desafio do mercado (é muito maior que os supermercados e
você não se deu conta disso);
Não há nada que venda mais do que oferecer recompensas para quem compra. Isso ativa o módulo impulso. Isso cria propagandistas. Há formas de criar recompensas e fazer a manutenção de lucros. Basta estar atendo as novidades do marketing, ao que os outros negócios estão fazendo, ouvir mais os funcionários, ouvir mais os próprios clientes. Empreender é antes de tudo ter esse feeling.
Se por um momento pareceu que ia ser mais fácil, porque vendemos bem em 2020-2021, já está na hora de botar os pés no chão, colocar a cabeça para refletir e despertar o instinto empreendedor adormecido em você!
Augusto Aki consultor de marketing