Há alguns anos atrás, conheci um agricultor brasileiro que havia se transformado num agricultor no Paraguai. Esse é o José, um típico homem do campo, de chapéu, rosto queimado pelo sol, vestindo roupa de trabalho e botas marcadas com o barro vermelho. Casado, sua esposa, grávida, cuidando dos afazeres da casa e dos seus dois filhos, uma menina com 8 anos e um garoto de 10 anos. Fazia café, que sentíamos o aroma no ar, enquanto escutávamos a história do seu Zé
A casa de madeira de 2 quartos, sala e cozinha juntos, chão de tábuas, tudo simples, mas limpo. Já sob a luz do lampião, sentamos em volta de uma mesa de madeira tosca e começamos a ouvir o seu relato.
Contou-nos que era agricultor no Paraná, plantador de soja e milho numa gleba não muito grande, morava numa casa simples, também sem luz. Tudo que produzia vendia em Cascavel.
Depois seu Zé contou-nos que com o dinheiro recebido deu para comprar umas terras no meio do mato, uns 150 km distante de Foz do Iguaçu. Derrubei algumas árvores e, com elas e a ajuda de alguns amigos construí minha casa e o barracão. Deu para comprar um trator e um caminhão velho, prosseguiu o nosso empreendedor. Ele era um plantador de soja e de milho. Vendia tudo no Brasil.
Numa outra região, Santa Rosa, conhecemos uma família de brasileiros-alemães. Não acreditei quando vi o assoalho brilhando e cortinas branquinhas em meio a estrada de terra vermelha. Plantações que estreitavam mais ainda as estradinhas rurais.
Qualidades do Empreendedor rural
Os exemplos de empreendedorismo rural são marcantes quando vemos histórias como essas.
Comprometimento
O agricultor-empreendedor é aquele que faz o que gosta, sabe lidar com a terra, com as plantas e animais. Preocupa-se com a qualidade e produtividade, pois sabe que ali está o seu negócio e sua vida.
Não importa suas mãos calejadas, a pele queimada pelo sol, lá vai ele, antes do dia nascer e até o findar da tarde. Não importa se está com a enxada ou em cima do trator!
Assim, difere de seus antepassados e está sempre em busca de informações, seja fazendo cursos no SEBRAE, para ser um bom administrador rural ou também buscando o apoio científico e junto aos técnicos especializados da EMATER.
Persistência
Isso para não falar nos preços de mercado.
Rede de contatos
Além disso tudo precisa ter uma boa rede de contados, pois tem fornecedores de sementes, de matrizes de animais, de implementos e equipamentos para sua produção, consultores agrícolas, veterinários, colaboradores e, é claro compradores confiáveis.
O agricultor do Paraná acredita em si, na sua força e no seu trabalho. Por isso o Paraná é considerado o 'celeiro do mundo'. Mas é na sua fé em Deus e na oração que nasce toda sua confiança para que seja um bom empreendedor rural paranaense. Um empreendedor de Deus!
EPrugner