Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

O diferencial da liderança feminina em startups

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratchevafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O diferencial da liderança feminina em startups
Criado em 12 JUL. 2022
text_decreaseformat_color_texttext_increase


Embora 13% das mulheres brasileiras estejam à frente de cargos de liderança, esse número não desanima as mulheres empreendedoras que estão decididas a começar um negócio relacionado à tecnologia e estão transformando as startups. Veja por que ELAS estão cada vez mais conquistando espaço no mundo do empreendedorismo!



Estilo de comunicação



As mulheres tendem a ter um estilo de liderança mais cooperativo e participativo. Os homens tendem a ter mais estilo de comando e controle. Eles são mais orientados para a tarefa e diretivas, enquanto as mulheres são mais democráticas.


Essa é muitas vezes a diferença de liderança mais gritante entre chefes homens e mulheres: os homens fornecem orientação para seus funcionários, enquanto as mulheres incentivam os funcionários a encontrar sua própria direção. 


O estilo cooperativo envolve mais conversa e escuta, o que muitas vezes leva mais tempo, mas faz com que os funcionários se sintam mais valorizados. Ambos os estilos são valiosos em diferentes contextos. Ser altamente orientado para a tarefa pode ser altamente benéfico no que diz respeito à segurança, por exemplo.


Palavras como empatia, intuição, compromisso e compaixão podem ter sido vistas como suaves em décadas anteriores, mas agora são vistas como cada vez mais necessárias no local de trabalho, uma vez que trazem um ambiente harmônico entre os funcionários. Líderes empáticos têm equipes mais inovadoras e produtivas e provavelmente retêm talentos. 



As mulheres oferecem soft skills



As mulheres que comandam startups têm sido frequentemente reconhecidas como colaboradoras essenciais nos negócios, tendo a capacidade de reduzir o desgaste dos funcionários, além de incentivar, motivar e inspirar dedicação, o que efetivamente aprimora qualquer organização.


Embora o talento, o conjunto de habilidades, a experiência e a personalidade de um indivíduo devam sempre ser aspectos importantes na escolha de um líder, as organizações agora percebem a importância da inteligência emocional ou das habilidades sociais. Tais habilidades incluem o talento de networking, colaboração, pensamento crítico, automotivação, ética de trabalho positiva e habilidades de comunicação.



Sistemas de recompensa



As mulheres muitas vezes motivam seus funcionários ajudando-os a encontrar autoestima e satisfação em seu trabalho, que serve como sua própria recompensa.


Essa é uma parte central da filosofia da liderança transformacional: ajudar os funcionários a encontrar sua identidade no trabalho que realizam, para que seja mais do que apenas um trabalho,  motivando e inspirando a equipe!



Diversidade de gênero




Pesquisas recentes mostram que as empresas que têm diversidade de gênero em equipes executivas têm 25% mais chances de ter lucratividade acima da média, e empresas fundadas por mulheres geram receita maior do que empresas fundadas por homens.


Além do ROI, as empresas dirigidas por mulheres tendem a contratar mais mulheres, o que é importante para a economia. Considerando o impacto desproporcional da pandemia sobre as mulheres trabalhadoras, é fundamental que as empresas sejam intencionais na contratação, a fim de abrir caminho para uma recuperação econômica completa, em que as mulheres sejam reintegradas à força de trabalho.



Solução de problemas mais diversificada



A maneira como você aborda um problema geralmente é definida por sua visão de mundo, especificamente seus valores e padrões comportamentais em relação ao conflito.


As mulheres conseguem formar uma força de trabalho representada por funcionários com visões de mundo diferentes. Por que isso é bom? Ter pessoas semelhantes na equipe é confortável porque é familiar e menos inclinada ao confronto. O problema surge quando surgem problemas. Se um processo falha ou falha consistentemente e é atendido por uma equipe que pensa de maneira bastante semelhante, as possibilidades de inovação e melhoria diminuem.


O aumento da representação abre as portas para diversas soluções de problemas porque promove a interação de diferentes visões de mundo e abordagens. Como resultado, considerações que podem ter sido negligenciadas ou consideradas irrelevantes para um grupo podem ter significado para outro.


É claro que quanto mais variada for a força de trabalho, maior a oportunidade de novas abordagens para otimizar processos.

As startups têm a chance de construir uma equipe eficaz desde o início. Procurar mulheres qualificadas e incorporá-las à sua equipe de liderança não é apenas reconhecer a força de trabalho feminina, mas também uma boa jogada de negócios!

avatar ACEA EVGUENI RATCHEVA
Acea Evgueni Ratcheva
Mãe do Arthur | Head da comunidade Mulheres Empreendedoras | Especialista em Marketing Empresarial e Marketing Intelligence | Consultora no Sebrae Paraná | Empresária do segmento infantilfavorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1784 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?