Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightFinanças e Tributoskeyboard_arrow_rightArtigos

O Diagnóstico Financeiro

avatar JOSE JOAQUIN APARICIO CÁCERES
Jose Joaquin Aparicio Cáceresfavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O Diagnóstico Financeiro
Criado em 29 OUT. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O Diagnóstico Financeiro de uma organização representa o mapeamento e a análise do processo financeiro. É a sequência de tarefas necessárias à implementação de controles e a avaliação de resultados. Assim conseguem-se informações necessárias para o planejamento financeiro.

São detectados possíveis problemas e identificadas as causas destes.

No Diagnóstico Financeiro se examina a função financeira na sua integração com as demais funções da empresa, a contábil, mercadológica, produtiva e do capital humano.

O Diagnóstico é desenvolvido pelo empresário com a orientação do consultor, que tem como objetivo identificar os principais problemas financeiros existentes na empresa, bem como os seus pontos fortes e, planejar assim, ações que venham contribuir para o real desenvolvimento da empresa.

As variáveis situadas fora dos limites da empresa, influenciam profundamente alguns aspectos estruturais e comportamentais. São as oportunidades e as ameaças do ambiente. Verificam-se quais as forças internas e as oportunidades que podem ser exploradas eficazmente. E também quais as fraquezas internas que devem ser minimizadas ou eliminadas bem como as ameaças e coações que o ambiente apresenta.

E também deve-se considerar que as características estruturais das empresas dependem das características do ambiente em que operam. As empresas bem-sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais. Por esse motivo, também faz parte do Diagnóstico Financeiro, a análise ambiental.

Para se manter competitiva no seu negócio, é necessário que a empresa se submeta a uma análise crítica, para que seja avaliada a viabilidade de suas operações. A organização da empresa, adaptada às constantes mudanças no ambiente externo e interno é condição para a continuidade do negócios, pois oferece as condições de estrutura organizacional que lhe permitirá continuar operando.

Toda empresa necessita, permanentemente, estar em equilíbrio dinâmico nas suas relações com o mercado. São indicadores desse equilíbrio, a lucratividade, a rentabilidade e a liquidez que, juntas, geram a estabilidade econômico-financeira. Qualquer desequilíbrio interno ou ex­terno deverá ser compensado com uma rápida reestruturação interna e inteligente (estratégica), caso contrário, ela irá perdendo sua eficiência, reduzindo gradativamente sua competitividade, até tornar-se inviável.

Considera-se, sob o aspecto prático, que para uma empresa há alguns objetivos financeiros básicos. São o de operar com lucros razoáveis que permitam o invstimento permanente e, a manutenção da liquidez do capital de giro, que permita a realização de negócios lucrativos e mantenha a solvencia financeira.

 E os impedimentos à realização desses objetivos básicos se constituem  nos problemas financeiros.

A empresa deve escolher e utilizar os recursos disponíveis (financeiros e de capital, humanos, organizacionais e técnicos) de forma a conseguir vantagens diferenciais competitivas, que possibilitem o atendimento dos objetivos básicos.

Os tipos de situações e problemas financeiros diagnosticados e analisados são praticamente ilimitados, mas as variações de sua relevância não são, pois estas se alteram em função das características individuais de cada empresa.

São sintomas da existência de problemas financeiros:

  • queda, estagnação ou tendência declinante do valor real deflacionado das vendas;
  • estagnação, queda ou tendência declinante da lucratividade;
  • elevado grau de endividamento com terceiros, a curto prazo;
  • situação de liquidez estrangulada;
  • pequeno retorno do investimento efetuado;
  • constante preocupação do empresário;

E, no Diagnóstico Financeiro serão apontadas as medidas de maximização dos resultados financeiros e de minimização ou eliminação dos resultados indesejados.

Pense e faça o Diagnóstico Financeiro da sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer um diagnostico financeiro, procure a unidade do Sebrae de sua cidade ou entre em contato com a central de atendimento no 0800 570 0800.

Curta esse post e conte para nos comentários nós o que achou

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

avatar JOSE JOAQUIN APARICIO CÁCERES
Jose Joaquin Aparicio Cáceres
Economista Consultor de Negcios InternacionaisConsultor em Finanas CorporativasMinistrante de Cursos de Capacitao EmpresarialPalestrante sobre Planejamento e Gesto FinanceiraProfessor universitrio: ensino presencial e EADfavorite_outline Seguir Perfil
capa Finanças e Tributos
Finanças e Tributos
people 4519 participantes
Comunidade digital que reune informações e conteúdos sobre FINANÇAS e TRIBUTOS diariamente. Participe!
fixo
Em alta
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
12 mai. 2020Tire dúvidas sobre: Empréstimo, Financiamento, Crédito e Fampe.
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?