A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico.
No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial.
Neste Fast Track (Estudo Rápido de Inteligência), abordaremos o tema:
O avanço do Empreendedorismo Feminino e os impactos para os Negócios
Contexto Geral - Mulheres e o Empreendedorismo
De
acordo com a Amanda Marques, mentora de mulheres e diretora criativa na
Crialuz, o empreendedorismo se apresenta como uma espécie de divisor de águas
para as mulheres, pois é por meio do empreendedorismo feminino que mulheres estão construindo
independência, não apenas financeira, mas também emocional. Segundo
a especialista em empreendedorismo feminino, e idealizadora do IRME, mulheres
costumam fazer uma gestão do negócio mais humana e inclusiva, abrindo portas
para diversos públicos no mercado.
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, mulheres em cargos de liderança mostraram ser mais eficientes durante crises, apresentando mais resultados positivos e contribuindo de maneira mais expressiva para o engajamento dos trabalhadores.
O estudo do SEBRAE Nacional de 2022 sobre empreendedorismo feminino pontuou que as mulheres donas de negócio (DN), em comparação aos homens:
Quer saber mais? Para que você tenha uma experiência completa neste material, te convido a fazer o download do arquivo em anexo para ter acesso a todas informações, análises e links deste Fast Track (Estudo Rápido de Inteligência). Boa Leitura...!