Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightMulheres Empreendedoras keyboard_arrow_rightArtigos

O avanço do Empreendedorismo Feminino e os impactos para os Negócios

avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souzafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt1
O avanço do Empreendedorismo Feminino e os impactos para os Negócios
1 pessoa curtiu esse artigo
Criado em 27 ABR. 2023
text_decreaseformat_color_texttext_increase

A Inteligência Competitiva atua no monitoramento de diversos temas de alta relevância para um determinado público alvo. Ela proporciona a visualização de oportunidades. Por meio de informações assertivas, torna-se possível identificar tendências, desafios e necessidades desse público alvo em específico. 


No caso da Inteligência Competitiva do Sebrae/PR, buscamos levar conteúdos para os nossos clientes Empreendedores e Empresários de Micro e Pequenas Empresas, de modo a contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva a respeito dos mais diversos temas do cenário empreendedor e empresarial. 


Neste Fast Track (Estudo Rápido de Inteligência), abordaremos o tema: 

O avanço do Empreendedorismo Feminino e os impactos para os Negócios


Contexto Geral - Mulheres e o Empreendedorismo

De acordo com a Amanda Marques, mentora de mulheres e diretora criativa na Crialuz, o empreendedorismo se apresenta como uma espécie de divisor de águas para as mulheres, pois é por meio do empreendedorismo feminino que mulheres estão construindo independência, não apenas financeira, mas também emocional. Segundo a especialista em empreendedorismo feminino, e idealizadora do IRME, mulheres costumam fazer uma gestão do negócio mais humana e inclusiva, abrindo portas para diversos públicos no mercado.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, mulheres em cargos de liderança mostraram ser mais eficientes durante crises, apresentando mais resultados positivos e contribuindo de maneira mais expressiva para o engajamento dos trabalhadores. 


O estudo do SEBRAE Nacional de 2022 sobre empreendedorismo feminino pontuou que as mulheres donas de negócio (DN), em comparação aos homens:                             


  • Têm maior grau de escolaridade;
  • São mais jovens;
  • Ganham menos;
  • Trabalham mais sozinhas (Conta Própria);
  • Trabalham menos horas no negócio;
  • Estão há menos tempo na atividade atual;
  • 49% são chefes de domicílio;
  • Empregam menos (menor proporção de empregadoras e menor número de empregados);
  • Têm estruturas de negócio mais simples;
  • Contribuem mais à previdência na atividade atual;
  • Trabalham mais no setor de serviços (destaque: alojamento e alimentação).


Quer saber mais? Para que você tenha uma experiência completa neste material, te convido a fazer o download do arquivo em anexo para ter acesso a todas informações, análises e links deste Fast Track (Estudo Rápido de Inteligência). Boa Leitura...!


avatar ELMO SILVEIRA DE SOUZA
Elmo Silveira De Souza
Sou colaborador do SEBRAE/PR há mais de 19 anos. Tenho atuado em diversos Projetos e Atividades relacionadas a Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Planejamento Estratégico. Atualmente trabalho na Unidade de Gestão Estratégica - Núcleo de Inteligência e Conhecimento. Sou bacharel em Administração de Empresas; MBA em Gestão de Negócios com ênfase em Micro e Pequenas Empresas; MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais e Projetos Setoriais e MBA em Marketing e Vendas.favorite_outline Seguir Perfil
capa Mulheres Empreendedoras
Mulheres Empreendedoras
people 1772 participantes
Somos uma comunidade de mulheres empreendedoras, que lutam diariamente para superar as dificuldades e chegarmos onde queremos! Somos fortes e empoderadas.
fixo
Em alta
Empreender é sobre Crescer e Contribuir
20 out. 2022Empreender é sobre Crescer e Contribuir
Seja a Influenciadora do seu negócio!
10 ago. 2022Seja a Influenciadora do seu negócio!