Logo Comunidade Sebrae
Home
bedtime
Imagen da logo do Sebrae
icone menu de opções
Iníciokeyboard_arrow_rightDo Campo à Mesakeyboard_arrow_rightArtigos

O agronegócio no Brasil é o principal motor da retomada da economia

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Limafavorite_outline Seguir perfil
fixo
thumb_up_alt
O agronegócio no Brasil é o principal motor da retomada da economia
Criado em 27 NOV. 2020
text_decreaseformat_color_texttext_increase

O agronegócio sempre teve forte participação no Produto Interno Bruto (PIB), sendo responsável pela metade das exportações do Brasil. Além de representar 21,1% do PIB, o setor movimenta cerca de 38% dos empregos no país.

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento contribuíram para a safra recorde de grãos 2019/2020. A articulação com o Ministério da Infraestrutura, no início da pandemia, foi crucial na redução de problemas de logística e desabastecimento.

 

Abastecimento do mercado interno

Como a colheita não pode parar, a organização do abastecimento do mercado interno e também o cumprimento dos contratos internacionais trouxeram êxito para o segmento.

Além disso, é preciso revisar a legislação tributária e os investimentos em capacitação de gestores do agronegócio a fim de ampliar o acesso a recursos financeiros mais adequados ao setor. Também são oferecidos uma infinidade de cursos para a formação de mão de obra qualificada nos diferentes ramos do agronegócio. 

De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio aumentou 1,26%, em julho deste ano. Com isso, o setor tem se apresentado como um caminho para a retomada do crescimento econômico, principalmente, no pós-pandemia.

 

Abertura de novos mercados

As exportações do agronegócio cresceram 10% no primeiro semestre, comparado ao mesmo período de 2019,  totalizando US$ 61 bilhões.

A abertura de novos mercados ajudou o país a manter o crescimento das vendas externas e diversificar a pauta, reduzindo a dependência de soja e carnes. Neste ano, passamos a exportar alimentos para 51 novos mercados, como resultado de negociações com parceiros comerciais. 

Vale lembrar que desde 2019, 89 novos mercados foram abertos para o agronegócio brasileiro. Entre os produtos que passaram a ser exportados, estão laticínios para a China, castanha de baru e chá-mate para a Coreia do Sul, peixes para a Argentina, castanha para a Arábia Saudita e gergelim para a Índia.

Além disso, outro fator que tem impulsionado as exportações brasileiras é o reconhecimento de quatro estados  (Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia)  e regiões do Amazonas e do Mato Grosso como áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

 

Setor em contínuo crescimento

De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Brasil é o maior exportador de soja do mundo, responsável por 56% das exportações globais do grão em 2018.

O país caminha para uma nova safra recorde, onde boa parte da produção já foi comercializada e os grandes produtores estão rentabilizados.

Tivemos a colheita de uma super safra, o abastecimento garantido da nossa população, as agroindústrias funcionando e as exportações acontecendo. Também foram registrados recordes nas exportações brasileiras de soja, açúcar, proteínas de suínos, aves e bovinos   mostrando o potencial agropecuário. 

Apesar de todo esse novo normal que o Brasil vive com a pandemia, o agro continua produzindo e, tem tudo para continuar sendo o motor da economia brasileira.

 

Precisa de ajuda? Fale com o Sebrae: 0800 570 0800 ou acesse nosso Portal

Estamos com atendimento online, para você empreendedor  

 

 

avatar BIANCA BECKER DE LIMA
Bianca Becker De Lima
Sou Estrategista Digital, Produtora de conteúdo e Coordenadora da Comunidade Sebrae. Formada em Administração de Empresas, pós graduada em Marketing pela PUC/PR, tenho especializações em Marketing Digital. Apaixonada pelo vídeomarketing, também ensino pessoas a gravarem vídeos e atuarem no Instagram. Trabalho no Sebrae/PR há 10 anos :)favorite_outline Seguir Perfil
capa Do Campo à Mesa
Do Campo à Mesa
people 1661 participantes
Você produtor, empresário, técnico e curioso do setor de agronegócios, alimentos e bebidas é nosso convidado especial para fazer parte desse espaço para quem busca conhecimentos sobre tecnologias, inovações, tendências, legislações, ou seja, novidades para o setor/segmento de agronegócios/alimentos e bebidas. Participe! Acesse, escreva e compartilhe artigos, entrevistas, vídeos e orientações.
fixo
Em alta
Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
07 fev. 2024Dispara pedido de recuperação judicial por produtor rural
Pesquisa revela "imaturidade" no agro no uso de Sistemas de Gestão Pós-Produção
13 mar. 2024Pesquisa revela "imaturidade" no agro no uso de Sistemas de Gestão Pós-Produção
Para ver o conteúdo completo, bastase cadastrar, é gratis 😉
Já possui uma conta?