Os influenciadores tomaram conta das mídias sociais em muitas áreas diferentes. O marketing feito por esses profissionais evoluiu notavelmente nos últimos anos e agora é considerado uma parte significativa de qualquer estratégia de marketing digital.
O que é marketing de influenciadores?
Esta estratégia de marketing aproveita o poder dos influenciadores para ajudar a gerar reconhecimento da marca, vendas de produtos e fidelidade do cliente. Esses influenciadores geralmente são celebridades de mídia social e blogueiros que podem afetar as decisões de compra devido ao grande número de seguidores, bom conteúdo, autenticidade e credibilidade com seu público.
Com o surgimento das mídias sociais, o marketing de influenciadores se tornou muito popular. A ideia por trás dessa estratégia é que as pessoas são mais propensas a comprar produtos se forem endossadas por alguém em quem confiam, e é por isso que a publicidade de influenciadores se tornou uma das ferramentas de publicidade mais poderosas para as empresas.
Agora que você já se familiarizou com o termo, é hora de ficar por dentro dos diferentes tipos de influenciadores para saber qual se encaixa com o seu perfil. Vamos lá?
Quem são eles?
Podemos classificar os influenciadores em cinco categorias de acordo com o número de seguidores, eles são classificados em:
Mega-influenciador
Estes profissionais, com mais de um milhão de seguidores, têm o maior alcance entre todos os tipos de influenciadores. Eles têm um mega impacto na sociedade e no mercado por causa de seu grande público. Eles podem ser celebridades e blogueiros em qualquer nicho.
Pontos a serem considerados: embora os mega-influenciadores ofereçam um alcance incrível, estudos descobriram que a taxa de engajamento diminui à medida que a contagem total de seguidores do influenciador aumenta. Estudos mostram que para influenciadores do Instagram com mais de 10 milhões de seguidores, a taxa de engajamento é de apenas 1,6%, pois à medida que o total de seguidores de um influenciador aumenta, a taxa de engajamento (curtidas e comentários) com seguidores diminui.
Macro-influenciador
Estes influenciadores têm de 100 mil a 1 milhão de seguidores. Ao contrário dos mega-influenciadores, a popularidade dos macro-influenciadores nas mídias sociais decorre principalmente de suas atividades especializadas e relacionadas à Internet, como blogs profissionais ou vlogs. Se você quer uma grande mistura de alcance e influência, os macro-influenciadores são os melhores entre todos os tipos de influenciadores. Muitas celebridades, cantores e outras figuras públicas se encaixam nesse grupo.
Pontos a serem considerados: o conteúdo de macro-influenciadores geralmente tem uma aparência mais profissional do que o que as marcas encontram com micro ou nano-influenciadores. Algumas marcas podem achar esta estratégia mais adequada para seu público e objetivos.
Micro-influenciador
Este grupo tem de 10 mil a 100 mil seguidores. Eles geralmente são bem conhecidos em nichos específicos e são considerados os líderes do conhecimento em seu campo. Em outras palavras, os micro-influenciadores geralmente são especialistas em uma área específica, como beleza, moda, fitness, jogos e assim por diante.
Pontos a serem considerados: o conteúdo de micro-influenciadores é mais agressivo, mas pode parecer mais autêntico do que o conteúdo de macro ou mega-influenciadores. Isso pode influenciar a quantidade de sucesso que uma marca experimenta com o marketing de influenciadores, dependendo dos objetivos de negócios.
Influenciadores de nível intermediário
Os influenciadores de nível intermediário podem não ter status de celebridade, mas continuam sendo um poderoso grupo de criadores de conteúdo em que seus seguidores confiam.
Com públicos entre 50 mil e 500 mil, esse tipo de influenciador oferece às marcas um amplo alcance e um pouco mais de engajamento do que os macro ou mega-influenciadores. O conteúdo é sutil, mas não fora de alcance, dando autenticidade e familiaridade a cada postagem.
Pontos a serem considerados: em vez de alavancar a fama para uma rápida ascensão ao topo, os influenciadores de nível intermediário provavelmente passaram anos subindo na hierarquia de nano-influenciadores para influenciadores de nível intermediário. Eles são muito experientes em termos de criação de conteúdo e estão mais conectados ao seu público.
Nano-influenciador
Esta é a última categoria dos quatro tipos de influenciadores. Você pode facilmente encontrar nano-influenciadores pelo número de seus seguidores,tendo entre 1k e 10k seguidores. Eles são, no entanto, muito influentes e ativos em seus bairros ou comunidades locais e têm as maiores taxas de engajamento. Esses influenciadores locais visam fazer com que pessoas comuns compartilhem produtos ou serviços da marca com sua família e amigos.
Pontos a serem considerados: os nano-influenciadores são muito mais econômicos do que as outras categorias, portanto, marcas com recursos limitados podem querer começar nesse nível de marketing de influenciadores. Alguns nano-influenciadores nem cobram das marcas, pois estão construindo seus seguidores e parcerias empresariais.
A escolha
Quando estiver pronto para implementar o marketing de influenciadores, você deve encontrar o melhor ajuste para fazer parceria com sua marca para atingir seus objetivos.
Embora cada tipo de influenciador possa funcionar para sua marca, você deve considerar alguns fatores para encontrar a correspondência certa:
1. Público. Uma parte importante de encontrar o influenciador de mídia social certo para sua marca é quem eles estão alcançando. Eles são confiáveis e seguidos pelo seu público-alvo? Eles têm uma reputação positiva e credibilidade em seu nicho?
Você deseja que o público do influenciador com quem está trabalhando corresponda à persona ideal do comprador de seus produtos ou serviços.
2. Experiência em Plataforma. Você vai querer encontrar criadores de conteúdo consistentes nas plataformas que seu público provavelmente navega. Portanto, influenciadores que são usuários assíduos das plataformas que seu público-alvo usa provavelmente produzirão os melhores resultados.
Cada plataforma tem um estilo específico e o conteúdo que obtém o maior engajamento varia. Por exemplo, para marcas B2B, o LinkedIn é a melhor escolha para trabalhar com influenciadores e incentivar a criação de conteúdo para funcionários e clientes. Já as marcas B2C podem querer trabalhar com influenciadores no Facebook e no Twitter.
Certifique-se de escolher os influenciadores com públicos que mais se adequam à sua marca.
3. Objetivos da campanha. Pense nos objetivos que você tem para sua marca e estratégia de marketing. Se você está tentando obter o maior alcance possível e visibilidade geral de seus produtos, convém fazer parceria com influenciadores com contas de seguidores altos.
Se você estiver mais interessado em gerar engajamento e conversões, é melhor usar macro ou micro-influenciadores que interagem com suas comunidades com frequência e respondem a comentários e perguntas.
Certifique-se de que seus objetivos estejam alinhados com os dos influenciadores com quem você trabalha para criar parcerias duradouras e mutuamente benéficas.
4. Indicadores e expectativas claras. O engajamento é a melhor métrica a ser observada na primeira vez que você trabalha com um influenciador. Quando o influenciador postar, você deve observar todas as maneiras pelas quais seus seguidores estão interagindo com ele. Esses seguidores podem ser seus futuros clientes!
O engajamento determina quantas pessoas estão realmente prestando atenção na sua campanha. As impressões em uma postagem podem mostrar quantas pessoas a viram, mas o engajamento indica como as pessoas são receptivas à mensagem. Essas pessoas provavelmente se converterão se receberem os devidos cuidados e carinho.
As perguntas são uma forma especialmente valiosa de engajamento. Os seguidores do influenciador estão fazendo perguntas sobre seus produtos? Isso pode revelar pontos de discórdia sobre seu produto ou como você pode se comunicar melhor sobre sua marca no futuro. Você também vai querer entrar na conversa de tempos em tempos para fornecer respostas que o influenciador pode não conseguir.
Para encontrar a taxa de engajamento de um influenciador para uma única postagem, divida o total de interações nessa postagem pelo total de seguidores. O resultado é a porcentagem de seguidores que se engajaram com o conteúdo. Uma taxa de engajamento mais alta indica que a campanha do influenciador foi um sucesso.
O tráfego do site pode ser um grande objetivo se você estiver desenvolvendo seus esforços de marketing de influenciadores, pois é fácil de rastrear e pode levar a conversões. Ele pode ajudá-lo a obter leads para sua loja, se seu site estiver configurado para capturar as informações deles. Inscrições de e-mail,taxas de carrinho abandonado e outras estratégias em seu site podem ajudar esses leads a avançar mais no funil.
Os influenciadores podem encaminhar seus seguidores ao seu site mencionando seu identificador social em qualquer plataforma em que postem ou listando diretamente seu site. Links rastreáveis e códigos de cupom podem ajudá-lo a descobrir de onde o tráfego se originou e creditar a esse influenciador o envio da pessoa ao seu site.
Em vez de depender de conversões diretas de visitantes que podem não conhecer sua marca o suficiente, direcionar o tráfego do site permite que o influenciador alimente o topo do seu funil de conversão para que você possa continuar nutrindo cada lead. Tudo para aumentar o sucesso do seu negócio!
E você, já fez parceria com algum influenciador? Deixe seu comentário!