Curitiba é uma cidade referência em qualidade de vida para seus moradores e visitantes e destaque internacional por suas soluções em mobilidade urbana.
Diferentes frentes de trabalho estão sendo realizadas para priorizar o pedestre, a mobilidade limpa e avançar na ciclomobilidade. A cidade possui um Plano Cicloviário e uma malha de aproximadamente 300 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas que cortam boa parte dos 75 bairros.
Para além dos benefícios de facilitar deslocamentos, dar fluidez e economizar tempo, a bicicleta em função do lazer, proporciona uma nova forma de olhar a cidade, chegar aos parques, explorar caminhos e aumentar o tempo de contemplação que, muitas vezes, é irrelevante através da janela do carro.
Pedalar, é um meio de transporte bastante apreciado por turistas no mundo todo e Curitiba não fica atrás desta tendência. Além das opções já existentes de locação de bicicletas de empresas especializadas, a partir de julho de 2023 a cidade passou a oferecer o Tembici, serviço de bicicletas compartilhadas, complementando assim as soluções em prol da mobilidade limpa, economia compartilhada e uso da tecnologia.
Para utilizar as bicicletas, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro e escolher os planos ofertados. As 20 estações foram implantadas com critérios de proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda e respeito às questões urbanísticas da cidade.
Como mais um incentivo para o turista escolher a bicicleta para se deslocar e passear, o Instituto Municipal de Turismo disponibiliza em seu site o "Curta Curitiba Pedalando" com diversas sugestões de roteiros: Roteiros Parques e Bosques Norte, Roteiro Jardim Botânico, Roteiro Parque Barigui, Roteiro Parques e Bosques Sul, Roteiro Zoo/Botânico e o Roteiro Poty by Bike.
Para saber mais sobre as bicicletas compartilhadas clique em: https://www.tembici.com.br/pt/curitiba/